
Do início do ano até o dia 2 de março, foram vendidas 8,5 milhões de cópias o que resultou em faturamento de R$ 449 milhões. Isso representa uma queda acumulada de 22,9% em volume e de 21,7% em valor. Comparando com o igual período do ano anterior, isso quer dizer que entre janeiro e fevereiro, as redes que compõem o mix monitorado pelo instituto de pesquisa deixaram de vender 2,5 milhões de livros o que representou R$ 124 milhões a menos no caixa.
No relatório, chama a atenção a evolução do canal Livrarias que apresentou retração de 24,8% em comparação com o ano passado. O que a GfK chama de “outros canais” (aqui estão supermercados e lojas de autoatendimento), no entanto, andou no caminho inverso e ganhou importância, fechando o período em crescimento de 15,1%.
Outro destaque do relatório é o aumento, entre janeiro (7,4%) e fevereiro (10,2%) de 2019, dos descontos praticados pelas varejistas. No entanto, há que se ressaltar que o desconto aplicado sobre o preço de capa na venda ao consumidor em fevereiro de 2019 foi menor do que o praticado em igual período do ano passado (16,9%). No acumulado do ano, o desconto médio é de 8,6%. Esse índice em 2018 era de 15%. Isso impactou o preço médio do livro que fechou fevereiro em R$ 52, o que representa crescimento de 4,9% na comparação com igual período do ano passado.
O período viu crescer o faturamento das categorias Administração / Economia (+21%) e Autoajuda (+45%). As demais sofreram quedas, com destaque para Concurso Público (-47%) e Didáticos (-37%).
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