Varejo de livros já acumula perda de 21,7% em 2019, aponta GfK
PublishNews, Redação, 02/04/2019
Em comparação com os dois primeiros meses do ano passado, livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitoradas pelo instituto de pesquisa deixaram de vender 2,5 milhões de livros o que representa R$ 124 milhões a menos na conta

Varejo de livros sofre nova retração em fevereiro, aponta GfK | © Divulgação / Blooks
Varejo de livros sofre nova retração em fevereiro, aponta GfK | © Divulgação / Blooks
A GfK e a Associação Nacional de Livrarias (ANL) acabam de publicar o segundo relatório de 2019 com os números de vendas de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento. O relatório, que cobre o período de 4 de fevereiro a 2 de março, mostra que houve queda importante tanto em faturamento (-16%) quanto em volume (-20%). Em números absolutos, quer dizer que as varejistas monitoradas pelo instituto de pesquisa venderam no período 3,6 milhões de exemplares o que redundou em faturamento de R$ 191,2 milhões. Em igual período do ano passado, a GfK tinha apurado a venda de 4,6 milhões de unidades e faturamento de R$ 227,8 milhões.

Do início do ano até o dia 2 de março, foram vendidas 8,5 milhões de cópias o que resultou em faturamento de R$ 449 milhões. Isso representa uma queda acumulada de 22,9% em volume e de 21,7% em valor. Comparando com o igual período do ano anterior, isso quer dizer que entre janeiro e fevereiro, as redes que compõem o mix monitorado pelo instituto de pesquisa deixaram de vender 2,5 milhões de livros o que representou R$ 124 milhões a menos no caixa.

No relatório, chama a atenção a evolução do canal Livrarias que apresentou retração de 24,8% em comparação com o ano passado. O que a GfK chama de “outros canais” (aqui estão supermercados e lojas de autoatendimento), no entanto, andou no caminho inverso e ganhou importância, fechando o período em crescimento de 15,1%.

Outro destaque do relatório é o aumento, entre janeiro (7,4%) e fevereiro (10,2%) de 2019, dos descontos praticados pelas varejistas. No entanto, há que se ressaltar que o desconto aplicado sobre o preço de capa na venda ao consumidor em fevereiro de 2019 foi menor do que o praticado em igual período do ano passado (16,9%). No acumulado do ano, o desconto médio é de 8,6%. Esse índice em 2018 era de 15%. Isso impactou o preço médio do livro que fechou fevereiro em R$ 52, o que representa crescimento de 4,9% na comparação com igual período do ano passado.

O período viu crescer o faturamento das categorias Administração / Economia (+21%) e Autoajuda (+45%). As demais sofreram quedas, com destaque para Concurso Público (-47%) e Didáticos (-37%).

Clique aqui para baixar a íntegra do estudo.

[02/04/2019 10:20:00]