27ª Festa do Livro da USP terá mais de 250 mil títulos à venda
PublishNews, Redação, 25/11/2025
Uma novidade desta edição é que a segunda edição da Revista PublishNews vai ser distribuída no evento, gratuitamente

Festa do Livro da USP vai reunir mais de 200 editoras | © Marcos Santos / USP Imagens
Festa do Livro da USP vai reunir mais de 200 editoras | © Marcos Santos / USP Imagens
A 27ª Festa do Livro da USP começa nesta quarta-feira (26) com a exposição de mais de 250 mil títulos e descontos mínimos de 50% sobre o preço de capa. Para a edição deste ano, já estão confirmadas mais de 220 editoras, entre elas, 31 editoras universitárias. O evento vai até o dia 30 de novembro (domingo), na Av. Prof. Mello Moraes, travessa C, na Cidade Universitária, em São Paulo (SP). Uma novidade desta edição é que a segunda edição da Revista PublishNews – saindo do forno! – vai ser distribuída no evento, gratuitamente. Clique aqui para saber mais sobre a revista.

A relação de editoras participantes pode ser consultada no site da Festa e muitas já disponibilizaram suas listas de obras disponíveis no site – diversas casas também promovem descontos em outros eventos e canais online durante o período de realização da Festa (veja abaixo).

A feira é organizada anualmente pela Edusp, com apoio da Prefeitura do Campus e do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP).

Pela primeira vez, a Editora da USP – em parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e o Centro de Pesquisa e Formação do SESC – organiza uma Semana do Livro e da Leitura da USP, em paralelo com a Festa do Livro, com programação acadêmica e cultural voltada à reflexão sobre a produção literária e a leitura no Brasil. Os eventos começam às 14h30 da quarta-feira (26) e vão até a sexta (28).

A Festa

Este ano, o evento contará com cinco editoras confirmadas fazendo sua estreia na Festa: Ars et Vita, Darkside, Rocco, Seiva e Tabla.

Editoras universitárias de todo o Brasil estarão presentes no estande coletivo da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) ou em bancadas próprias, como a Editora da Unicamp, a Editora da Unesp, a Editora da UFMG, entre outras. O sistema de busca integrada desenvolvido na edição anterior continua disponível, permitindo a consulta por título de livro e por editora.

Como chegar?

Para chegar ao evento utilizando o transporte público: do metrô Butantã ou da estação Cidade Universitária da linha Esmeralda é possível acessar o local da festa pelas 5 linhas circulares de ônibus: 8012-10, 8022-10, 8082-10, 8083-10, 8084-10, 8085-10 (interno).

I Semana do Livro e da Leitura da USP

Os encontros da primeira Semana do Livro e da Leitura da USP serão realizados na Sala Villa-Lobos, localizada na Rua da Biblioteca, 21, na Cidade Universitária – próximo à localização da Festa do Livro. O Espaço Brasiliana da USP é formado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

No contexto de aprovação do Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNLL 2025-2035), ao longo da Festa do Livro da USP, o Espaço Brasiliana vai receber palestras e mesas redondas para debater políticas de leitura no país, assim como um ambiente de diálogo com autores para debater o processo de produção literária.

Programação

  • 26/11

Pensar as políticas para o livro e a leitura no Brasil

No contexto da aprovação do Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNLL 2025-2035), o seminário “Pensar as políticas para o livro e a leitura no Brasil” propõe um espaço de reflexão e debate sobre os desafios e as perspectivas para a formação de leitores no país. A mesa abordará as iniciativas governamentais e institucionais, com foco na implementação do PNLL 2025-2035 e nas estratégias de articulação entre diferentes esferas e atores sociais. O objetivo é discutir caminhos para consolidar a leitura como direito cultural e prática social, por meio da articulação entre políticas federais, estaduais e municipais, e o papel das escolas, editoras e movimentos culturais.

14h30 – Abertura Institucional

Com Sergio Miceli, presidente da Edusp, Alexandre Macchione Saes, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e representante do Sesc São Paulo.

15h – Mesa “Políticas de Leitura”

Com José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia e professor aposentado da FCL-Unesp, dirigiu a Editora Unesp por 27 anos, foi presidente da Abeu e da Eulac em três mandatos. Foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC) de 2006-2011 e 2013-2016. É consultor do Cerlalc para políticas públicas de leitura e sócio proprietário da JCastilho – Gestão & Projetos – Livro-Leitura-Bibliotecas; Sevani Matos, formada em Comunicação Social, possui MBA em Administração e Gestão de Negócios e especialização em Marketing Digital. Iniciou sua trajetória no mercado editorial na Artmed Editora e, há mais de 16 anos, atua como diretora-geral da VR Editora. É a atual presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); e Rodrigo Massi, diretor da Biblioteca Mario de Andrade, formado na Faculdade de Direito PUC-SP e como técnico em Museologia no Centro Paula Souza. Foi secretário-adjunto, chefe de gabinete e coordenador de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais — São Paulo Turismo (Spturis) e Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA). Atuou diretamente na organização de eventos como a Virada ODS, a Cúpula do World Cities Culture Forum (WCCF) em 2023 e a Expo Internacional do Dia da Consciência Negra.

Mediação: Francis Manzoni.

Francis Manzoni é pós-graduado em Edição de Livros pelo Instituto Singularidades, mestre em História pela Unesp e doutor em História pela PUC-SP, com período de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Atualmente, cursa o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas. Atuou como consultor na área de literatura e bibliotecas do Sesc São Paulo e, desde 2023, é gerente adjunto das Edições Sesc. É autor dos livros Mercados e feiras livres em São Paulo: 1867–1933 (Sesc, 2019) e A criação do Centro Cultural São Paulo: 1975–1985 (Alameda, 2022).

18h30 – Convite à leitura: Julian Fuks

Julian Fuks nasceu em São Paulo, em 1981. É autor de A procura do romance, Histórias de literatura e cegueira, ambos finalistas dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom, e dos romances A resistência, traduzido para cinco línguas e vencedor dos prêmios Jabuti de Livro do Ano de Ficção e Melhor Romance (2016), Saramago (2017) e Anna Seghers (2018), e A ocupação, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Oceanos (2020). Foi eleito pela revista Granta “um dos melhores jovens escritores brasileiros”.

Mediação: Lindener Pareto.

  • 27/11

14h30 – Convite à leitura

Ignácio Loyola Brandão, contista, romancista e jornalista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. Possui vasta produção literária, tendo sido traduzido para diversos idiomas. Recebeu, entre outros prêmios, o Jabuti em cinco ocasiões (2000, 2008, 2015, 2017 e 2021) e o Machado de Assis pelo conjunto da obra em 2016.

Mediação: Thiago Mio Salla.

18h30 – Convite à leitura

Patricia Campos Melo, formada em jornalismo pela USP e mestre em Business and Economic Reporting pela NYU. Foi correspondente em Washington do jornal O Estado de S. Paulo e atualmente é repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo. É autora de Lua de mel em Kobane, publicado pela Companhia das Letras em 2017. Recebeu diversos prêmios, como o Prêmio de jornalismo digital Rei da Espanha, em 2018, e o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa, concedido em 2019 pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

Mediação: Danilo Cymrot.

  • 28/11

14h30 – Convite à leitura

Aline Bei, formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em artes cênicas pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação e pós-graduada em escritas performáticas pela PUC-Rio. É autora dos romances O peso do pássaro morto, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura (2017) e do prêmio Toca; Pequena coreografia do adeus, finalista do prêmio Jabuti (2022); e Uma delicada coleção de ausências (2025), todos pela Cia. das Letras.

Mediação: Laryssa Salles e Emily Fonseca.

18h30 – Convite à leitura

Cidinha da Silva, Graduou-se em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidiu o Geledés – Instituto da Mulher Negra e fundou o Instituto Kuanza, que promove ações de educação, ações afirmativas e articulação comunitária para a população negra. Foi gestora de cultura na Fundação Cultural Palmares. Escritora, dramaturga e ensaísta brasileira, conhecida por sua produção literária que aborda temas como raça, gênero, identidade e desigualdades sociais. Autora entre outros, de “Só bato em cachorro grande do meu tamanho ou maior” (Editora Rosa dos Tempos, 2025), “Vamos Falar de Relações Raciais” (finalista do Prêmio Jabuti 2025) pela Editora Autêntica e “Um Exu em Nova York” (Pallas, 25018), ganhador do Prêmio Biblioteca Nacional em 2019.

Mediação: Nivaldo Britto dos Santos.

Editoras com promoção no site

Diversas casas estão promovendo descontos também nas vendas online nos próximos dias, em paralelo ao evento físico na USP. Muitas editoras também estão deixando de fora das promoções os últimos lançamentos.

A Dublinense, por exemplo, está oferecendo, até domingo, todo o catálogo com desconto no seu site – exceto os lançamentos deste ano. No mesmo período, o site da Carambaia estará com desconto de 30% nos livros que irão para a Festa. Nesta quarta-feira (26), a Ubu vai oferecer desconto relâmpago das 12h à 0h, apenas para membros dos grupos da editora no WhatsApp. A Editora Funilaria, a Peirópolis e a Biruta são outros exemplos de casas que participam tanto do evento físico como fazem promoções online.

Como o PN noticiou nesta semana, a Boitempo e a Boitatá realizam uma ação comercial de alcance nacional com uma semana de descontos em livrarias espalhadas por 14 estados. A campanha já está valendo e segue até 30 de novembro, com títulos selecionados oferecendo até 35% de desconto. A ideia da iniciativa é buscar ampliar o acesso dos leitores e fortalecer livrarias de diferentes regiões do país – no mesmo período da Festa da USP. Outra iniciativa nesse sentido é o Mapa de Livrarias de Rua de São Paulo – clique aqui para ler mais –, que também será distribuído na Festa do Livro da USP.

SERVIÇO

27ª Festa do Livro da USP

Quando: 26 a 30 de novembro

Horário: Quarta a sexta, das 9h às 21h. Sábado e domingo, das 9h às 19h

Local: Cidade Universitária - São Paulo/SP

Endereço: Avenida Professor Mello Moraes, Travessa C

[25/11/2025 15:16:16]