
Para marcar a novidade e celebrar o final do ano, o PN vai realizar um happy hour de lançamento em 19 de novembro, quarta-feira, das 18h30 às 22h30, no Bar do Beco (Rua Aspicuelta, 17, Vila Madalena – São Paulo / SP). As primeiras rodadas de cerveja e petiscos, no início da noite, são por nossa conta. O evento é aberto ao público – profissionais e amigos da cadeia do livro –, não é necessário nome na lista, mas pedimos que as pessoas registrem, aqui, o interesse de comparecer. A casa está sujeita à lotação.
Com tiragem de 10 mil a 11 mil exemplares, impressos pela Indústria Gráfica Santa Marta, a nova edição vem na esteira do sucesso da primeira – um produto inédito em quase 25 anos de PublishNews –, distribuída em junho e julho deste ano em locais com grande presença de leitores e profissionais do ramo, como a Bienal do Livro Rio, a Convenção da Associação Nacional de Livrarias, o Summit do Sindicato Nacional de Editores de Livros e A Feira do Livro do Pacaembu, bem como em livrarias de diversos estados. Desta vez, a Revista PublishNews estará disponível em unidades das seguintes livrarias, entre outros endereços:
- Livraria Leitura
- Livraria da Vila
- Livraria da Travessa
- Drummond Livraria
- Miúda
- Megafauna
- Estante Virtual no Conjunto Nacional
- Platô
- Jaqueira
- Simples
- Janela
- Na Nuvem
- Livraria da Tarde
A Revista PublishNews vai circular, também, pelo happy hour da Drummond Livraria, em 2 de dezembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. Em 2024, o evento reuniu mais de 500 profissionais e entusiastas do setor.
Da IA à arquitetura das livrarias
A ilustração de capa, desenho do multi-premiado artista visual Daniel Kondo, conversa com a principal reportagem da edição, centrada na reflexão de como a inteligência artificial já afeta e ainda vai afetar o setor editorial no Brasil. Segundo o editorial da publicação, o cenário atual é marcado por uma consolidação no tom das discussões: um tom nem apocalíptico, nem ‘entreguista’. Diz o texto: “Embora ofereça um manancial de possibilidades e oportunidades, a IA não é uma solução que vai resolver tudo num passe de mágica, ao mesmo tempo em que acaba com os nossos empregos. Por outro lado, é essencial que o mercado acompanhe de perto – e ativamente – os riscos e as controvérsias em torno dela, posicionando-se como firme defensor dos direitos e propriedades intelectuais de autores e empresas diante das gigantes de tecnologia e de mal-intencionados. O uso ético das ferramentas de inteligência artificial é uma questão central”.
Outra matéria convida o leitor a passear por livrarias de rua de diferentes cidades, para entender a lógica desses espaços: como os arquitetos pensam os projetos? Como a disposição das obras nas estantes e mesas pode influenciar as vendas e os debates literários? A revista mostra ainda a tímida relação entre editoras e mecanismos de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet – relação em que as oportunidades são tão grandes quanto os desafios. Falando em desafios, demos um dos bons para a jornalista e apresentadora Tatiany Leite. A criadora do canal Vá ler um livro e vencedora do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro 2025 mapeou influenciadores literários de todo o país, compondo uma seleção diversa em vários aspectos.
Já a entrevista da presente edição é com Yuan Nan, vice-presidente de um dos maiores grupos editoriais da China – a Phoenix Publishing and Media. A executiva fala de oportunidades e ações relacionadas à tecnologia e dá sugestões de como os mercados editoriais brasileiro e chinês podem se aproximar mais um do outro. Tem mais: a vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2024, Luciany Aparecida, nos brinda com uma crônica inédita sobre literatura e democracia, frisando como o acesso à leitura e à escrita deve estar acompanhado de um letramento que permita interpretar criticamente o mundo; o empresário do livro André Calgaro faz um balanço do mercado de audiolivros no Brasil e sugere caminhos para o crescimento sustentável do segmento; e a diretora de diversidade e inclusão do Great Place To Work (GPTW), Vanessa Reis, demonstra como esses dois valores são elementos obrigatórios para uma boa gestão corporativa.
Por fim, discutimos os impactos da hiperconectividade e dos vídeos curtos no cérebro humano – e como os livros podem atuar como protetores da cognição e da saúde mental; e visitamos a Academia Brasileira de Letras durante o Chá das Cinco, a agenda mais tradicional e descontraída da casa. Ainda falamos de lançamentos, bastidores da indústria, curtimos a HQ do nosso colunista Estevão Ribeiro.
“Concretizar o projeto da Revista PublishNews em sua segunda edição aponta, mesmo que modestamente, um momento de esperança para o jornalismo independente no Brasil”, afirma o editor-chefe do PN, Guilherme Sobota. “A informação de qualidade e a abrangência do PublishNews – que conta com site, newsletter, podcast, perfis em redes sociais e agora com a revista impressa – no mercado editorial são aspectos que levamos a sério e que nos permitem aprofundar temas e discussões.”
Parceiros consolidados
O design da Revista PublishNews é assinado pela Desenho Editorial, empresa liderada pelo diretor de arte Guilherme Xavier. Impressa pela Indústria Gráfica Santa Marta, a publicação será distribuída pela Catavento Distribuidora de Livros e pela Transpo Express. E a Bookwire, a partir de dezembro, fará o produto circular digitalmente, em dezenas de canais.
O PublishNews aproveita este texto para agradecer aos anunciantes e parceiros comerciais, sem os quais seria impossível dar vida a um projeto como esse. Assim como na primeira edição, o sucesso se comprova pelos números: mais de 20 empresas, entidades e organizações aproveitaram os espaços publicitários para se comunicar com os leitores. “O PublishNews tem enorme potencial para que empresas anunciem novidades, produtos e serviços, tanto no ambiente digital, com site, newsletter, podcast e e-mail marketing, como também na materialidade física da Revista PublishNews. Comunicar-se claramente com clientes, colegas e com o público leitor, em um canal com visibilidade e reputação, é fundamental para quem deseja expandir seus negócios e conquistar novos espaços”, diz Brisa Espinheira, analista comercial e de marketing do PN.
Serviço
Happy hour de lançamento da Revista PublishNews #2
Quando: 19 de novembro de 2025, das 18h30 às 22h30
Onde: Bar do Beco – Rua Aspicuelta, 17, Vila Madalena – São Paulo (SP)
Registre aqui sua participação. Compareça e garanta seu exemplar! (A Revista PublishNews segue a custo zero! Quer colaborar financeiramente com essa e outras iniciativas do PN? Clique aqui).






