
“Promoções fora do eixo Rio-São Paulo é uma demanda antiga dos leitores. Além de contribuir para uma maior circulação de pessoas nestes locais, fomenta a bibliodiversidade e as vendas”, afirma Raí Alves, responsável pelo atendimento aos livreiros, em release enviado às redações. Ele destaca que a edição passada obteve resultados expressivos para o faturamento das lojas parceiras. Segundo Alves, a editora mantém a política de não incluir lançamentos em promoções agressivas: “Acreditamos na proposta da Lei Cortez, que busca equilibrar a concorrência predatória de grandes plataformas em detrimento dos pequenos estabelecimentos”.
A campanha também foi planejada para coincidir com o período da tradicional Festa do Livro da USP, em São Paulo, ampliando o alcance para leitores fora da capital paulista e reforçando o vínculo com livrarias regionais. Para Vladimir Guedes, da Livraria Arte & Ciência, de Fortaleza, a estratégia nivela o mercado: “A Boitempo e Boitatá se diferenciam pela consciência das parcerias estabelecidas com os pequenos e médios livreiros. Com essa ação promocional, ficamos em pé de igualdade frente às grandes promoções do setor no Brasil. Parabenizo a editora pela iniciativa”.
Já Pétula Rodrigues, da Livros & Livros, sediada em Florianópolis, destaca o impacto da ação: “Essa campanha é uma iniciativa muito especial: não só aproxima os leitores das livrarias, mas também reforça a importância de manter viva a cadeia do livro, e nós da Livros & Livros nos sentimos honrados em fazer parte disso”.
Participam da ação livrarias como LDM (Salvador), Circulares (Brasília), Temiporã (Manaus), Vertov e Telaranha (Curitiba) e Livraria da Edufscar (São Carlos), entre muitas outras espalhadas pelo país. A lista completa pode ser consultada nesta lista, publicada no site da Boitempo.






