Publicidade
Publicidade
Antequera, uma vila no caminho do Brasil para Portugal
PublishNews, Carlo Carrenho, 07/03/2019
Editores brasileiros podem disponibilizar seus livros em Portugal via POD – e já podem fazer isto no Brasil também

O castelo de Antequera | By Ingo Mehling, CC BY-SA 4.0
O castelo de Antequera | By Ingo Mehling, CC BY-SA 4.0

Com menos de 50 mil habitantes e uma economia tradicionalmente dedicada à agricultura e mais recentemente ao turismo, ninguém esperaria que a cidade andaluza de Antequera, no sul da Espanha, estivesse no caminho do Brasil para Portugal. Mas está. Pelo menos no que se refere a livros por demanda (POD) – e POD para mim sempre significa impressão um-a-um, pois impressão de dois exemplares já é baixa tiragem. Mas explico: a Podiprint, maior gráfica digital de livros espanhola, localiza-se em Antequera.

Eu tive a oportunidade de visitar a Podiprint há cerca de um ano, junto com o Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil, que já está oferecendo POD no Brasil integrado com o varejo. Ficamos impressionados com duas coisas. Em primeiro lugar, com a operação e com as instalações da Podiprint. Afinal, a empresa já produz mais de um milhão de livros por ano, está integrada ao catálogo de 5 milhões de títulos da Ingram e espera que, em 2019, dez por cento de sua produção seja de livros um-a-um. Em segundo lugar, tenho que confessar, com a gastronomia andaluza maravilhosa do restaurante antequerano A La Fuerza, onde nos convidaram para almoçar. Recomendo tanto o restaurante quanto a gráfica.

Mas o que tudo isso interessa ao mercado brasileiro? Simples. Recentemente, durante um café em Madrid com um executivo da Podiprint, descobri que eles já estão conectados com a Fnac de Portugal. Na Espanha, já faz tempo que os livros que imprimem por POD podem ser comprados nos sites da Casa del Libro, Corte Inglés, FNAC e de outras mais de 100 livrarias. Mas agora se integraram com a FNAC lusitana. Quando soube disso, lembrei dos vários editores brasileiros que me contatam e perguntam como disponibilizar seu catálogo em Portugal, e percebi uma grande oportunidade. E a Podiprint também a percebeu.

Na prática, já é possível para um editor brasileiro enviar seus arquivos para a Podiprint e ter seus livros disponíveis no site da Fnac.pt, com a empresa espanhola agindo como gráfica e distribuidora. A Podiprint inclusive pode enviar os livros diretamente ao consumidor final em Portugal pelo mesmo custo dos envios domésticos. Para quem já entendeu a importância do POD para qualquer editora, trata-se de uma ótima novidade que eu quis compartilhar aqui.

Impressora rotativa digital em operação na Podiprint, em Antequera | © Divulgação
Impressora rotativa digital em operação na Podiprint, em Antequera | © Divulgação

Claro que é apenas um primeiro passo. A Podiprint busca agora se integrar com mais livrarias e varejistas de Portugal, ampliando esta solução. A verdade é que, em POD, os processos são sempre mais lentos do que gostaríamos e há uma longa curva de aprendizado. Soluções completas construídas ou planejadas para acontecer em tempo recorde raramente entregam o que prometem na indústria gráfica digital. O Brasil tem vários exemplos de fracassos assim. Já o caso da Meta Brasil e de sua plataforma UmLivro, que sempre tomaram o cuidado para não prometer o que não tinham, vem caminhando bem no Brasil. A integração com os marketplaces tem sido azeitada, o catálogo da Ingram está para chegar e editoras grandes, como a Companhia das Letras, por exemplo, já utilizam os serviços da UmLivro. Ou seja, já é uma realidade para os editores brasileiros utilizarem POD tanto para atender os consumidores da esquina, como aqueles na longínqua Trás-os-Montes. A maior diferença, talvez, seja que a cidade de Cotia, na grande São Paulo, onde a MetaBrasil se localiza, não possui um restaurante como o A La Fuerza...

O Conichilllo é um dos pratos imperdíveis do restaurante A La Fuerza, em Antequera | © Lima Andruška
O Conichilllo é um dos pratos imperdíveis do restaurante A La Fuerza, em Antequera | © Lima Andruška
Bom, não adiantaria contar o milagre sem contar o santo. Então aqui vai o contato direto na Podiprint para quem tiver interesse em ter seus livros em Portugal. Basta escrever para a Eli González, que é a gerente de contas internacional lá em Antequera. O e-mail dela é eggonzalezl@podiprint.com. Já no Brasil, editores interessados em POD podem e devem contatar o Marcus Barros na UmLivro pelo e-mail contato@umlivro.com.br.

Aliás, seria lindo se estas duas empresas operassem de forma integrada, permitindo que o catálogo de POD presente na UmLivro fosse disponibilizado em Portugal – e na Espanha – via Podiprint. Fica a ideia. Se vingar, quero um almoço no A La Fuerza.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Carlo Carrenho analisa a relação entre gênero e suporte nas vendas dos editores suecos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Gustavo Martins de Almeida acordou numa segunda-feira passada e resolveu passar os olhos pelo caderno de leilões do jornal. O resultado é uma crônica daquelas boas de ler.
Para falar sobre o assunto, o Podcast do PublishNews recebeu a economista Mariana Bueno e o tributarista Hugo Machado Segundo
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Suzana Vargas inaugura um espaço no PN. Na coluna 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', ela vai trazer histórias de convivência com figurões da literatura nacional, começando por Carlos Drummond de Andrade.
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Não há país industrializado sem uma expressiva produção editorial.
Sérgio Machado
Editor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar