Publicidade
Publicidade
Antequera, uma vila no caminho do Brasil para Portugal
PublishNews, Carlo Carrenho, 07/03/2019
Editores brasileiros podem disponibilizar seus livros em Portugal via POD – e já podem fazer isto no Brasil também

O castelo de Antequera | By Ingo Mehling, CC BY-SA 4.0
O castelo de Antequera | By Ingo Mehling, CC BY-SA 4.0

Com menos de 50 mil habitantes e uma economia tradicionalmente dedicada à agricultura e mais recentemente ao turismo, ninguém esperaria que a cidade andaluza de Antequera, no sul da Espanha, estivesse no caminho do Brasil para Portugal. Mas está. Pelo menos no que se refere a livros por demanda (POD) – e POD para mim sempre significa impressão um-a-um, pois impressão de dois exemplares já é baixa tiragem. Mas explico: a Podiprint, maior gráfica digital de livros espanhola, localiza-se em Antequera.

Eu tive a oportunidade de visitar a Podiprint há cerca de um ano, junto com o Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil, que já está oferecendo POD no Brasil integrado com o varejo. Ficamos impressionados com duas coisas. Em primeiro lugar, com a operação e com as instalações da Podiprint. Afinal, a empresa já produz mais de um milhão de livros por ano, está integrada ao catálogo de 5 milhões de títulos da Ingram e espera que, em 2019, dez por cento de sua produção seja de livros um-a-um. Em segundo lugar, tenho que confessar, com a gastronomia andaluza maravilhosa do restaurante antequerano A La Fuerza, onde nos convidaram para almoçar. Recomendo tanto o restaurante quanto a gráfica.

Mas o que tudo isso interessa ao mercado brasileiro? Simples. Recentemente, durante um café em Madrid com um executivo da Podiprint, descobri que eles já estão conectados com a Fnac de Portugal. Na Espanha, já faz tempo que os livros que imprimem por POD podem ser comprados nos sites da Casa del Libro, Corte Inglés, FNAC e de outras mais de 100 livrarias. Mas agora se integraram com a FNAC lusitana. Quando soube disso, lembrei dos vários editores brasileiros que me contatam e perguntam como disponibilizar seu catálogo em Portugal, e percebi uma grande oportunidade. E a Podiprint também a percebeu.

Na prática, já é possível para um editor brasileiro enviar seus arquivos para a Podiprint e ter seus livros disponíveis no site da Fnac.pt, com a empresa espanhola agindo como gráfica e distribuidora. A Podiprint inclusive pode enviar os livros diretamente ao consumidor final em Portugal pelo mesmo custo dos envios domésticos. Para quem já entendeu a importância do POD para qualquer editora, trata-se de uma ótima novidade que eu quis compartilhar aqui.

Impressora rotativa digital em operação na Podiprint, em Antequera | © Divulgação
Impressora rotativa digital em operação na Podiprint, em Antequera | © Divulgação

Claro que é apenas um primeiro passo. A Podiprint busca agora se integrar com mais livrarias e varejistas de Portugal, ampliando esta solução. A verdade é que, em POD, os processos são sempre mais lentos do que gostaríamos e há uma longa curva de aprendizado. Soluções completas construídas ou planejadas para acontecer em tempo recorde raramente entregam o que prometem na indústria gráfica digital. O Brasil tem vários exemplos de fracassos assim. Já o caso da Meta Brasil e de sua plataforma UmLivro, que sempre tomaram o cuidado para não prometer o que não tinham, vem caminhando bem no Brasil. A integração com os marketplaces tem sido azeitada, o catálogo da Ingram está para chegar e editoras grandes, como a Companhia das Letras, por exemplo, já utilizam os serviços da UmLivro. Ou seja, já é uma realidade para os editores brasileiros utilizarem POD tanto para atender os consumidores da esquina, como aqueles na longínqua Trás-os-Montes. A maior diferença, talvez, seja que a cidade de Cotia, na grande São Paulo, onde a MetaBrasil se localiza, não possui um restaurante como o A La Fuerza...

O Conichilllo é um dos pratos imperdíveis do restaurante A La Fuerza, em Antequera | © Lima Andruška
O Conichilllo é um dos pratos imperdíveis do restaurante A La Fuerza, em Antequera | © Lima Andruška
Bom, não adiantaria contar o milagre sem contar o santo. Então aqui vai o contato direto na Podiprint para quem tiver interesse em ter seus livros em Portugal. Basta escrever para a Eli González, que é a gerente de contas internacional lá em Antequera. O e-mail dela é eggonzalezl@podiprint.com. Já no Brasil, editores interessados em POD podem e devem contatar o Marcus Barros na UmLivro pelo e-mail contato@umlivro.com.br.

Aliás, seria lindo se estas duas empresas operassem de forma integrada, permitindo que o catálogo de POD presente na UmLivro fosse disponibilizado em Portugal – e na Espanha – via Podiprint. Fica a ideia. Se vingar, quero um almoço no A La Fuerza.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Para nós, o direito à liberdade de opinião e de expressão são valores inegociáveis
Heinrich Riethmüller
Presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar