Publicidade
Publicidade
Carapaças
PublishNews, Luciana Pinsky, 25/02/2019
Em sua crônica mensal, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que perdeu tudo, menos a fome

© Thomás Camargo Coutinho
© Thomás Camargo Coutinho
Perdi o sono, a hora, o juízo e a fantasia. Só não perdi a fome, pois essa não me deixa.

Perdi meu papel, meu gorro, minha noite. Até meu sagrado livre-arbítrio me abandona.

Perdi vontade, força, controle. Me perdi, nos perdemos, tudo de uma tacada só. Perdi a chance de ser eu, mas quem sou eu senão o conjunto de causas que desconheço e contra as quais nada posso, como personagem que quer arrancar-se das páginas de livro, mesmo sabendo-se personagem de tal livro. Como escapar?

Estou em um canto, lagosta procurando toca para não ser notada pelos predadores. Que predador, porém, pode ser mais terrível do que eu mesma? A fome que não passa devora-me, na boca a secura do deserto. Bebo. Desconheço-me, camuflo-me: maquiagem também na alma. Consigo, enfim, fugir de mim. Alimento-me da antiga carapaça.

Agora nada resta. Eu e minhas novas cores já sumimos na toca infinita que eu nem sabia existir. Reinvento-me com a nova carapaça. Quanto tempo ela me conterá?

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo texto, Luciana Pinsky compartilha uma história do passado
Em nova crônica, Luciana Pinsky fala sobre o prazer de um bom café da manhã
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma obra infantojuvenil e um livro que analisa o tecido político nacional
Em sua coluna, Henrique Rodrigues enumera situações com pessoas “esquecidas” pelo setor de livros
Em novo texto, Vanessa Passos discorre sobre a força do romance de Anna Maria publicado pela Quelônio
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
A Lei da Política Nacional de Leitura e Escrita é lei e é norte.
José Castilho Marques Neto
Ex-Secretário Executivo do PNLL

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar