Publicidade
Publicidade
Carapaças
PublishNews, Luciana Pinsky, 25/02/2019
Em sua crônica mensal, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que perdeu tudo, menos a fome

© Thomás Camargo Coutinho
© Thomás Camargo Coutinho
Perdi o sono, a hora, o juízo e a fantasia. Só não perdi a fome, pois essa não me deixa.

Perdi meu papel, meu gorro, minha noite. Até meu sagrado livre-arbítrio me abandona.

Perdi vontade, força, controle. Me perdi, nos perdemos, tudo de uma tacada só. Perdi a chance de ser eu, mas quem sou eu senão o conjunto de causas que desconheço e contra as quais nada posso, como personagem que quer arrancar-se das páginas de livro, mesmo sabendo-se personagem de tal livro. Como escapar?

Estou em um canto, lagosta procurando toca para não ser notada pelos predadores. Que predador, porém, pode ser mais terrível do que eu mesma? A fome que não passa devora-me, na boca a secura do deserto. Bebo. Desconheço-me, camuflo-me: maquiagem também na alma. Consigo, enfim, fugir de mim. Alimento-me da antiga carapaça.

Agora nada resta. Eu e minhas novas cores já sumimos na toca infinita que eu nem sabia existir. Reinvento-me com a nova carapaça. Quanto tempo ela me conterá?

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
O que nos mantém vivos? Qual é a receita? Em tempos de álcool gel, uma crônica que foge do coronavírus.
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o que é inevitável, que acontece sem anúncio. Ou será que não é bem assim?
Fim de ano convida a balanços. Crônica do mês de Luciana Pinsky traz um balanço peculiar e a dois.
Em sua coluna de novembro, Luciana Pinsky fala sobre 'o que se vai e o que resiste'
Em sua crônica, Luciana Pinksy lembra que nunca se sabe o que um congresso pode trazer
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Julio Silveira relata como Portugal e em especial, editores e livreiros, estão lidando com a pandemia da covid-19
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende as possibilidades de criação e divulgação literárias em tempos de quarentena
Podcast do PublishNews conversou com Mariana Castriota e Cristiane Carvalho Davison, do Magalu, para saber sobre as novas plataformas digitais de vendas que pretendem colocar micro e pequenos empreendedores no mundo digital
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Mariana Rolier é a convidada do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Ao escrever, conseguimos compreender melhor o passado.
Herta Müller
Escritora alemã
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar