Geovani Martins, J.P. Cuenca e Bianca Santana representarão o Brasil em Frankfurt
PublishNews, Redação, 19/09/2018
Escritores participam da programação da Feira que acontece entre 10 e 14 de outubro ao lado de escritores latino-americanos

Bianca Santana, Geovani Martins e João Paulo Cuenca | © Divulgação
Bianca Santana, Geovani Martins e João Paulo Cuenca | © Divulgação

No dia 11 de outubro, o novo pavilhão da Feira do Livro de Frankfurt será palco para a literatura produzida na América Latina. E três autores representarão o Brasil na programação: Bianca Santana, Geovani Martins e João Paulo Cuenca.

Às 9h30, será a vez de Cuenca (Corpo presente – Companhia das Letras) subir ao palco ao lado de Carla Maliandi (Argentina), Oscar Guardiola (Colômbia) e Vivian Lavin (Chile). Juntos eles participam da mesa Politic – Literature – Commitment: Latin American authors report em que vão evidenciar aspectos socioeconômicos dos países que compõem a região, abordando questões de identidade, (pós)capitalismo e distorções sociais.

Apontado como uma das grandes promessas da literatura brasileira, Geovani (O Sol na cabeça – Companhia das Letras) participa, às 13h, da mesa Los novíssimos – New literature from Latin America ao lado de Antonio Ortuño (México), Ariana Harwicz (Argentina), Mike Wilson (Argentina) e Pilar Quintana (Colômbia). Na mesa, os autores serão incitados a falar sobre as diferenças culturais da região que se transferem para a sua literatura, dando espaço para a desconstrução de figuras femininas clássicas, experiências com racismo e violência.

Encerrando a programação, Bianca Santana (Quando me descobri negra – Sesi SP) participa, às 14h, da mesa Diverse voices – Female authors from Latin America, junto com Gabriela Cabezón (Argentina) e Mercedes Rosende (Uruguay). A mesa quer discutir a emancipação, o empoderamento e os clichês em torno das questões da produção literária feminina (e feminista) na região.

Os escritores viajam para Frankfurt graças à parceria entre os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores com o Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento à exportação de conteúdos editoriais brasileiros encampado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O Frankfurt Pavilion, onde acontecem as mesas, será instalado na praça central entre os pavilhões da Feira. A entrada é gratuita para aqueles que têm os tickets da feira.

[19/09/2018 09:40:00]