
O escritor ganhou projeção internacional com títulos com a máquina de fazer espanhóis (Biblioteca Azul, 2010), vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom de Literatura de (hoje Oceanos), e o remorso de baltazar serapião (Biblioteca Azul, 2006), vencedor do Prêmio José Saramago.
"Autor de romances, contos, poesia e literatura infantil, Valter Hugo Mãe construiu uma obra marcada por uma linguagem singular e poética, que brinca com as convenções gramaticais e narrativas. Sua escrita trata com delicadeza e força da solidão, da identidade, da exclusão e do amor, sempre com forte carga emocional e inventividade formal", diz um comunicado da Festa.
Com apoio da Netflix, Valter Hugo Mãe estará uma mesa extra na Flip 2025, na qual discutirá os desdobramentos de sua obra e o lançamento do filme inspirado em seu romance O filho de mil homens. Em diálogo com o público, o autor compartilha sua visão sobre a palavra escrita e sua potência de transformação. A mesa será realizada no terceiro dia da Festa, sexta-feira, 1º de agosto, às 13h30, com mediação de Walter Porto.
O autor participa também de uma mesa no espaço Esquina piauí + Netflix, em que falará pela primeira vez sobre a adaptação do livro O filho de mil homens, que chega à Netflix ainda em 2025. O diretor e roteirista do longa, Daniel Rezende (Bingo: O Rei das Manhãs, Turma da Mônica: Laços) e a diretora de filmes da Netflix Brasil, Higia Ikeda, também participam da conversa, que contará com a mediação de Alejandro Chacoff, editor de literatura da Revista piauí.
Os ingressos para a mesa extra estarão à venda a partir de quinta, dia 17 de julho, no site da Flip. Ainda há ingressos para outras mesas do Programa Principal. Todos os encontros do Auditório da Matriz são transmitidos ao vivo no Auditório da Praça, no Centro Histórico de Paraty, e também pelo canal Arte1 e pelo YouTube oficial da Festa, em https://www.youtube.com/c/flipfestaliteraria.
Serviço
Mesa extra – Escritor de dois mundos
Sexta-feira, 01 jul, 13h30
Valter Hugo Mãe
Mediação: Walter Porto
Catorze anos depois de uma das mesas mais icônicas da Flip, Valter Hugo Mãe volta ao Programa Principal para falar de sua obra que continua a fazer sucesso no Brasil, assim como de desdobramentos importantes, como o lançamento do filme baseado em seu livro O filho de mil homens.