Flup vai realizar processo formativo de samba e literatura
PublishNews, Redação, 15/07/2025
Projeto conta com 70 vagas destinadas para quem gosta de cultura, samba e filosofia; a iniciativa contempla a publicação de um livro inédito; inscrições vão até quarta-feira (16)

Roda de Samba na Flup 2024 | © Divulgação
Roda de Samba na Flup 2024 | © Divulgação
A Festa Literária das Periferias (Flup) está com inscrições abertas para o processo formativo “Mora na Filosofia” até esta quarta-feira (16). A iniciativa selecionará 70 participantes para uma imersão literária com foco no samba como expressão artística, poética e filosófica. O projeto resultará na publicação de um livro inédito, com 35 textos selecionados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site. A formação terá encontros presenciais e online, e é voltada a pessoas com interesse em literatura, samba e cultura popular, com ou sem publicações anteriores. A edição 2025 homenageia a escritora Conceição Evaristo, valorizando o conceito de Escrevivência – a escrita que nasce da experiência vivida – e celebra o samba como ferramenta de narrativa e resistência cultural.

A programação do "Mora na Filosofia” inclui oficinas de escrita criativa, mentorias com autoras e intelectuais, além de mesas de debate e rodas de samba abertas ao público em espaços culturais do Rio de Janeiro, a partir de 29 de julho. Entre os nomes confirmados estão as escritoras e intelectuais Conceição Evaristo, Helena Theodoro, Jurema Werneck, Angélica Ferrarez, Ynaê Lopes, Sabrina Ginga e Janaína Oliveira, e grandes nomes do samba, como Leci Brandão, Marcelo D2, Serginho Meriti, Cléber Augusto, Marquinhos PQD, Arlindinho e Jorge Aragão.

“Este processo se conecta diretamente a Conceição Evaristo, homenageada da Flup 25, que além de tudo é sambista e traz em suas obras o samba como cenário e vivência dos personagens. Até mesmo o mote deste processo, remete a Conceição: A Escrevivência dá samba!”, comenta Vanessa Pereira, redatora, poeta, produtora cultural e curadora do “Mora na Filosofia”.

As rodas de samba terão apresentações de grupos como Moça Prosa, Colete Curto, Cacique de Ramos, Samba na Serrinha, Batuque Suburbano, Vem Sambar Iaia, Roda de Samba Canção Abençoada. Os encontros acontecerão até outubro de 2025, na Casa Savana, sempre com 1h30 de duração.

Critérios de seleção

Para participar, os candidatos devem enviar um texto inédito de até 3 mil caracteres, nos estilos conto, crônica ou prosa poética, com base no tema: “O que o samba conta em um 23 de abril no Rio de Janeiro?”, referência ao Dia de São Jorge, símbolo de fé e resistência na cultura carioca.

Os textos serão avaliados pela originalidade, qualidade literária e conexão com o samba e a cultura popular. A Flup também adota critérios de diversidade, priorizando a seleção de vozes periféricas, negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e de diferentes regiões e idades.

Cada participante sorteado no processo formativo desenvolverá um texto inspirado em uma música de um dos sambistas homenageados. Após as mentorias, a banca avaliadora – composta por escritores formados por edições anteriores da Flup – escolherá os 35 textos para produção do livro Mora na Filosofia. O lançamento está previsto para 23 de abril de 2026.

SERVIÇO
Festa Literária das Periferias (Flup)
Data: 19 a 30 de novembro
Local: Viaduto Prefeito Negrão de Lima

[15/07/2025 10:00:00]