Publicidade
Publicidade
O Instagram pode te ensinar uma lição importante
PublishNews, Andre Palme, 22/06/2018
Em novo artigo, André Palme comenta a nova funcionalidade do Instagram e diz que lições a plataforma pode dar ao mercado do livro

Ontem o Instagram fez dois anúncios muito importantes: o primeiro, mega relevante, mas que não é assunto desse artigo é a marca de um bilhão de usuários; já o segundo é uma nova plataforma de vídeo, chamada IGTV.

Rapidamente explicando o que é o IGTV - Instagram TV. Até então o Instagram não permitia vídeos superiores a 1 minuto na plataforma, o que não o tornava a plataforma principal de vídeo para a maioria dos creators e que, consequentemente, tornava o YouTube a ferramenta natural para criadores de conteúdo que tem o vídeo como seu principal formato.

Pois bem, agora você (sim, qualquer usuário) pode subir vídeos de até 1 hora para contas verificadas e 10 minutos para o restante dos usuários, direto no Instagram, que aparecerão para seus seguidores/amigos. Foi lançado também um App isolado, chamado de IGTV, mas se você não quiser baixá-lo, pode acessar direto pelo seu Instagram.

Essa plataforma claramente veio disputar com o YouTube, o rei dos conteúdos em vídeo na internet. Acontece que de um tempo para cá, o algoritmo do Youtube vem priorizando conteúdos infantis, o que fez com que muitos criadores de conteúdo tenham perdido muitas visualizações e engajamento, o que claro, não deixou a galera muito feliz :/

Mas aí você pensa: valeu cara, obrigado por me atualizar sobre essa nova ferramenta. Mas o que isso tem a ver com livros?

A primeira resposta mais óbvia é: olhe para essa plataforma e comece a colocar seus conteúdos lá, porque o Instagram é hoje uma das redes com maior taxa de crescimento e engajamento. Cresceu 20% só no último ano, enquanto o Facebook, por exemplo, vive um momento de estagnação.

Mas o real motivo desse artigo é outro. Quero falar sobre uma coisa cada vez mais essencial hoje em dia, seja qual for o seu negócio: adaptabilidade.

Se você não entender o que, como, quando e onde seu cliente quer estar em contato com você e consumir seu conteúdo, bye bye baby, você morreu. Não é mais sobre o que você acha que as pessoas vão gostar, é sobre entregar algo da maneira como elas escolheram consumir. Então, saiba que maneira é essa e se adapte.

O Instagram fez isso de uma maneira extremamente efetiva. Quer saber por que?

Vamos lá:

1. Os vídeos são verticais: por que? porque é muito mais natural hoje em dia que você consuma conteúdo nessa posição. Seu celular é vertical, as imagens e textos que você consome são assim...por que então alguém ia gostar de ficar virando a tela toda hora para assistir um conteúdo em tela cheia, depois voltar para a vertical para responder uma mensagem?

Não tente transpor um livro físico para a tela do celular, crie um conteúdo que seja próximo a maneira como as pessoas já consomem conteúdo. Porque não utilizar esse ambiente (o digital e o smartphone) para entregar conteúdo de qualidade? Te garanto que é mais fácil;

2. Tudo em um só lugar: agregue serviços e conveniência em um ambiente onde seu cliente já está? Não fragmente sua base em vários lugares, com vários acessos diferentes. Tenha foco e concentre seus esforços onde seu cliente está.

Sempre me preocupa quando vejo editoras lançando apps de livros ou livros próprios de leitura! Você como editora, não precisa criar um app só seu, isolado. Deixe esse papel para as plataformas que tem nisso seu business, faça parcerias com elas e se preocupe em entregar um bom conteúdo neste ambiente.

3. Ouça seu cliente: o IGTV é fruto de uma mega pesquisa do Instagram com seus usuários, sobre como consomem conteúdo, sobre segunda tela, como preferem fazer isso, em que posição, etc etc.

Não faça algo pensando – apenas – em como você gostaria de receber ou consumir seu livro. Você precisa se colocar no lugar do seu leitor, da(s) pessoa(s) a quem aquele conteúdo interessa. Adapte-se ao universo das pessoas, não peça que elas se adaptem ao seu...elas podem não querer!

E lembre-se, do que já conversamos na série de artigos Marketing Digital e Outras Coisitas Mais: não estamos batalhando (somente) dentro do mercado editorial, estamos disputando o tempo livre das pessoas, os minutos diários que cada um de nós tem para consumir conteúdos. Vai vencer esse jogo o mais adaptado...parece que o Instagram entendeu bem essa lição!

Palme é um empreendedor e executivo do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos em áudio.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, está em um período sabático na atuação como executivo, mas segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Palme fala sobre a experiência da leitura comunitária e como o livro pode ser, mesmo no ambiente digital, ser um elemento agregador e comunitário
Em novo artigo, André Palme fala sobre a natureza híbrida do consumo cultural atual e na integração inteligente dos dois mundos
Em novo artigo, Andre Palme reflete sobre os avanços, desafios e oportunidades vistos em 2024
Em novo artigo, André Palme compartilha o que viu de interessante na sua 11ª ida a Feira do Livro de Frankfurt: de tendências a destaques da programação
Em novo texto, Palme fala sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e como sem ela, não tem como existir carreira, negócios e sucesso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
A arte sempre sustenta e nutre a alma. Mas, para mim, a música e as histórias me pareceram especialmente urgentes durante este ano de pandemia - uma maneira de nos conectarmos mesmo quando estávamos confinados.
Barack Obama
Ex-presidente dos EUA

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar