Publicidade
Publicidade
Marketing, mundo digital e outras cositas mais!
PublishNews, André Palme, 05/04/2018
André Palme começa, nesta quinta-feira, uma série de artigos que vão tratar das diversas ferramentas que podem ajudar editoras e livrarias a se posicionar no mundo digital

A partir da minha experiência, posso dizer que hoje não existe mais on-line e off-line. Não existe mais: “peraí, migo, que vou entrar na internet e já volto!” Estamos conectados o tempo todo, no computador, no celular, na TV e até no relógio (sim, conectei meu pulso alguns meses atrás). Por conta disso, muita coisa mudou no marketing e na maneira como pensamos negócios e claro, isso chegou no livro.

Segundo levantamento da E-bit, as vendas on-line já representam um terço das vendas totais de livro no Brasil. Além disso, essa modalidade tem um tíquete médio maior do que as vendas em livrarias físicas. Só para apontar dois indicadores relevantes.

Não podemos mais pensar em estratégias que não contemplem o universo digital. E não, não estou falando de vender – apenas – produtos digitais como e-books e audiobooks. Estou falando de usar as ferramentas digitais, sejam elas seu site, redes sociais, e-commerces, influenciadores digitais, blogs e até realidade virtual (VR) e chatbots para lhe ajudar a atingir e conversar mais e – muito importante – melhor com seus consumidores e potenciais leitores, em todos os formatos.

E por que é importante conhecer mais seus consumidores? Porque quem conhece mais indica melhor e; quem indica melhor, vende mais. Simples assim.

Nós não estamos no mercado do livro, estamos no mercado do tempo livre!

Não vivemos mais uma concorrência - apenas - com outras editoras ou livrarias. E estamos disputando o tempo livre das pessoas. Um tempo cada vez menor com opções cada vez maiores: Netflix, TV, YouTube, Facebook, Twitter, WhatsApp, Livros, Filmes, Música, Cinema, etc, etc, etc.

Complementar a isso, ainda existe o fato de que as interações com conteúdo se dão cada vez mais em micromomentos, aqueles instantes de interação que acontecem ao longo de todo o dia. Tem uma frase que gosto muito, do Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sênior de Advertising e Commerce do Google, que diz: “O comportamento de consumo mudou para sempre. Hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em micromomentos, minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor”.

Com tudo isso, surgem perguntas, como por exemplo:

  • Como fazer com que o consumidor invista o tempo livre dele em seu livro?
  • Que ferramentas usar para comunicar ao seu potencial cliente que vale a pena ele investir esse tempo livre no seu conteúdo?
  • Que tipo de experiência e em quais formatos ele está mais aberto a vivenciar?
  • Quem é a voz que pode influenciar a tomada de decisão de um consumidor por seu livro?
  • Como potencializar sua presença no universo digital: site, social media, e-commerce, atendimento?

Por isso a ideia é fazer uma série de cinco artigos, cada um falando de maneira mais aprofundada sobre os seguintes temas:

  • O marketing, os micromomentos e o universo digital
  • Planejamento, estratégia e mensuração
  • Redes sociais, sites e apps
  • Influenciadores digitais e blogueiros
  • e-Commerce e marketplace
  • Chatbots e atendimento

Com isso a ideia é responder algumas destas perguntas e outras que possam surgir, com ferramentas e práticas para lhe auxiliar a transformar conhecimento em ação…e ação em resultados! Os artigos serão publicados um a um, toda semana... porque ainda não somos Netflix que libera o conteúdo todo da temporada de uma vez só. #sorry Espero que você curta e que a gente com isso possa começar uma conversa. Por favor, comente, opine, conte sua experiência...porque vivemos hoje em um mundo de compartilhamento e troca...pelo menos é nisso que eu acredito.

Palme é um profissional do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos e negócios digitais.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, é head da Estante Virtual, marketplace de livros do Magalu, e também segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade
Leia também
Há algo de mágico em ver a comunidade se materializar fisicamente, depois de tanto tempo se construindo online
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
André Palme discorre sobre o ranking do GPTW voltado para o mercado editorial e a importância de se criar um mercado mais humano, mais saudável e mais preparado para o futuro
Em novo artigo, Palme fala sobre a experiência da leitura comunitária e como o livro pode ser, mesmo no ambiente digital, ser um elemento agregador e comunitário
Em novo artigo, André Palme fala sobre a natureza híbrida do consumo cultural atual e na integração inteligente dos dois mundos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Percebi que há certas realidades que só a ficção suporta.
Eliane Brum
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar