Publicidade
Publicidade
Frankfurt, negócios, cervejas e currywurst!
PublishNews, Andre Palme, 09/10/2017
André Palme já está na Alemanha para a sua terceira Feira de Frankfurt e ele aproveita para compartilhar algumas dicas para quem também vai acompanhar o evento

Essa é minha terceira ida para a Feira de Frankfurt e desde a primeira vez, sinto sempre um misto de ansiedade e agonia (nossa, foi quase Sandy e Júnior essa). Ansiedade, porque sei que vou reencontrar amigos e ver novidades da indústria.

Mas sempre bate uma agonia, porque são tantos eventos e programações, que é impossível – desculpa o spoiler - dar conta de tudo que acontece por lá. São cinco dias (seis para quem está no Business Club), com 7.150 expositores, de mais de 100 países e acreditem, mais de quatro mil eventos!!!

Então aprendi algumas lições:

- Se você quer se reunir com editoras e expositores, faça uma pesquisa prévia, mande um e-mail e marque uma reunião. A maioria dos profissionais já chega em Frankfurt com a agenda fechada. Mas claro, tem um jeito de reverter um pouco disso, que conto já já*;

- Acesse o site da Feira de Frankfurt. Por lá você tem acesso a todos os expositores, os eventos públicos e do Business Club e o The Arts+;

- Veja as programações dos HotSpots, espaços dedicados a áreas exclusivas, como o digital e educação. Os eventos são gratuitos e por serem espaços menores, fica fácil de trocar cartões e fazer contatos. Lá sempre são apresentados cases do mundo todo e empresas reservam espaços para mostrar suas soluções, serviços e produtos;

- Esteja preparado para andar. Você precisa rodar a feira para conhecer as novidades e principalmente conhecer as empresas e as pessoas. Mas de verdade, você vai andar muito. Para ter uma ideia, da entrada da feira até o stand do Brasil, são 10 minutos andando, com a ajuda daquelas esteiras rolantes infinitas;

- Por último, para contar uma alternativa de como resolver a questão da não possibilidade das reuniões: vá beber (álcool ou água). A Feira tem happy hours todos os dias, coquetéis, festas e muita cerveja de trigo. Os negócios até podem ser fechados em uma mesa bonita de escritório, mas não é ali que você conhece as pessoas, interage com elas, faz amigos...é exatamente nestas situações descontraídas que tudo flui mais naturalmente.

Minhas indicações

Existem três espaços, que para mim representam a inovação e o que está por vir (ou já está rolando) na indústria do livro: Business Club, Orbanism Space e The Arts+. Juergen Boss, disse em entrevista recente “que a Feira tem procurado se abrir para ser um evento de conteúdo”. Estes espaços tem exatamente esta proposta: de criar interação entre estes mercados, que tem na produção de conteúdo seu ponto comum.

Business Club

É a área de negócios da feira. Além disso, é um lugar pra encontrar pessoas e assistir a apresentações que mostram como os mercados de outros países estão lidando com as questões que também temos por aqui: como driblar crises econômicas, como disputar o tempo do consumidor com outras mídias, como se reinventar em um momento de tantas mudanças.

AUTO-PROMOÇÃO #1: Eu e Bruno faremos uma fala no Business Club sobre inovação no mercado brasileiro.

Infos do evento: Brazil – a country on the move: innovation in Publishing

Sexta-feira 13/10 – 16h30 (Business Club Stage)

The Arts+

O espaço foi criado ano passado e se define como um festival de negócios para criativos, investidores, editores, museus, empresas de tecnologia, políticos e cientistas, que criam parcerias pioneiras para um uso inteligente de conteúdo criativo. Legal, né?

O festival tem parceiros como a Vice, a Wired, o Google Arts & Culture e muitas outras empresas da economia criativa do mundo todo. Vale muito a pena dar uma olhada. Tem programações pagas e gratuitas.

The Orbanism Space

Além de ser um espaço de um amigo querido (sim, porque os amigos merecem ser divulgados) é um dos lugares onde fica mais claro para mim que realmente estamos vivendo uma revolução na nossa indústria. O Orbanism, evento liderado por Leander Wattig, é um espaço para autores, startups e novos negócios falarem do que estão fazendo, apresentarem suas ideias e cases.

Ah...é tudo free! Mas alguns eventos exigem registro prévio.

AUTO-PROMOÇÃO #2: Eu e Bruno participaremos de um bate-papo para falar da inovação na América Latina

Infos do evento: Early Bird Latin America – Innovative Publishing from Brazil, Mexico & Chile

Sexta-feira 13/10 – 10h (Orbanism Space)

As últimas três dicas:

- Jante algum dia no restaurante Conrad. Tem uns pratos gigantes com salsichão, chucrute e salada de batata e você vai comer até cair sem gastar muito;

- Vá beber um dia no Frankfurter Hof, um hotel todo chique e onde o mercado se reúne para tomar umas biritas depois da feira;

- Faça compras na Primark. Uma loja de roupas onde você vai se sentir milionário. As peças custam em média 5 euros. Já comprei tênis por 3 euros e camiseta por 2 euros.

Para quem não estiver por lá esse ano, faremos uma cobertura diária pelo instagram do #coisadelivreiro: @coisadelivreiro.

Gute Reise e nos vemos em Frankfurt!

*aplicação de técnica pra manter o leitor engajado no artigo;


Palme é um executivo da cultura e do entretenimento com +10 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 10 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiobooks, podcasts e audioseries.

Atualmente é CMCO (Chief Marketing & Content Officer) no Skeelo e atua também como empreendedor, consultor, professor e podcaster, além de colunista e palestrante.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A gente tem alguns bons exemplos do poder da comunidade e das interações e todos os aspectos sociais dentro do mundo do livro
É importante adotar sempre uma postura de estar em cena e não ficar só como alguém na plateia vendo a banda passar, parafraseando o Chico
Em novo artigo, André Palme fala sobre o poder e a importância da comunidade e como ter pessoas engajadas com seu conteúdo pode fazer a diferença
Em novo artigo, Palme explica que o acesso global não significa automaticamente consumo global e que é preciso mais do que isso para que um conteúdo faça sucesso em diversos lugares do mundo
Em novo artigo, Palme lembra que o digital não exclui o físico e que o melhor cenário, no fim das contas, é a combinação de ambos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
A literatura é, antes de tudo, uma viagem pessoal.
José Castello
Escritor e crítico literário brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar