Publicidade
Publicidade
Frankfurt, negócios, cervejas e currywurst!
PublishNews, Andre Palme, 09/10/2017
André Palme já está na Alemanha para a sua terceira Feira de Frankfurt e ele aproveita para compartilhar algumas dicas para quem também vai acompanhar o evento

Essa é minha terceira ida para a Feira de Frankfurt e desde a primeira vez, sinto sempre um misto de ansiedade e agonia (nossa, foi quase Sandy e Júnior essa). Ansiedade, porque sei que vou reencontrar amigos e ver novidades da indústria.

Mas sempre bate uma agonia, porque são tantos eventos e programações, que é impossível – desculpa o spoiler - dar conta de tudo que acontece por lá. São cinco dias (seis para quem está no Business Club), com 7.150 expositores, de mais de 100 países e acreditem, mais de quatro mil eventos!!!

Então aprendi algumas lições:

- Se você quer se reunir com editoras e expositores, faça uma pesquisa prévia, mande um e-mail e marque uma reunião. A maioria dos profissionais já chega em Frankfurt com a agenda fechada. Mas claro, tem um jeito de reverter um pouco disso, que conto já já*;

- Acesse o site da Feira de Frankfurt. Por lá você tem acesso a todos os expositores, os eventos públicos e do Business Club e o The Arts+;

- Veja as programações dos HotSpots, espaços dedicados a áreas exclusivas, como o digital e educação. Os eventos são gratuitos e por serem espaços menores, fica fácil de trocar cartões e fazer contatos. Lá sempre são apresentados cases do mundo todo e empresas reservam espaços para mostrar suas soluções, serviços e produtos;

- Esteja preparado para andar. Você precisa rodar a feira para conhecer as novidades e principalmente conhecer as empresas e as pessoas. Mas de verdade, você vai andar muito. Para ter uma ideia, da entrada da feira até o stand do Brasil, são 10 minutos andando, com a ajuda daquelas esteiras rolantes infinitas;

- Por último, para contar uma alternativa de como resolver a questão da não possibilidade das reuniões: vá beber (álcool ou água). A Feira tem happy hours todos os dias, coquetéis, festas e muita cerveja de trigo. Os negócios até podem ser fechados em uma mesa bonita de escritório, mas não é ali que você conhece as pessoas, interage com elas, faz amigos...é exatamente nestas situações descontraídas que tudo flui mais naturalmente.

Minhas indicações

Existem três espaços, que para mim representam a inovação e o que está por vir (ou já está rolando) na indústria do livro: Business Club, Orbanism Space e The Arts+. Juergen Boss, disse em entrevista recente “que a Feira tem procurado se abrir para ser um evento de conteúdo”. Estes espaços tem exatamente esta proposta: de criar interação entre estes mercados, que tem na produção de conteúdo seu ponto comum.

Business Club

É a área de negócios da feira. Além disso, é um lugar pra encontrar pessoas e assistir a apresentações que mostram como os mercados de outros países estão lidando com as questões que também temos por aqui: como driblar crises econômicas, como disputar o tempo do consumidor com outras mídias, como se reinventar em um momento de tantas mudanças.

AUTO-PROMOÇÃO #1: Eu e Bruno faremos uma fala no Business Club sobre inovação no mercado brasileiro.

Infos do evento: Brazil – a country on the move: innovation in Publishing

Sexta-feira 13/10 – 16h30 (Business Club Stage)

The Arts+

O espaço foi criado ano passado e se define como um festival de negócios para criativos, investidores, editores, museus, empresas de tecnologia, políticos e cientistas, que criam parcerias pioneiras para um uso inteligente de conteúdo criativo. Legal, né?

O festival tem parceiros como a Vice, a Wired, o Google Arts & Culture e muitas outras empresas da economia criativa do mundo todo. Vale muito a pena dar uma olhada. Tem programações pagas e gratuitas.

The Orbanism Space

Além de ser um espaço de um amigo querido (sim, porque os amigos merecem ser divulgados) é um dos lugares onde fica mais claro para mim que realmente estamos vivendo uma revolução na nossa indústria. O Orbanism, evento liderado por Leander Wattig, é um espaço para autores, startups e novos negócios falarem do que estão fazendo, apresentarem suas ideias e cases.

Ah...é tudo free! Mas alguns eventos exigem registro prévio.

AUTO-PROMOÇÃO #2: Eu e Bruno participaremos de um bate-papo para falar da inovação na América Latina

Infos do evento: Early Bird Latin America – Innovative Publishing from Brazil, Mexico & Chile

Sexta-feira 13/10 – 10h (Orbanism Space)

As últimas três dicas:

- Jante algum dia no restaurante Conrad. Tem uns pratos gigantes com salsichão, chucrute e salada de batata e você vai comer até cair sem gastar muito;

- Vá beber um dia no Frankfurter Hof, um hotel todo chique e onde o mercado se reúne para tomar umas biritas depois da feira;

- Faça compras na Primark. Uma loja de roupas onde você vai se sentir milionário. As peças custam em média 5 euros. Já comprei tênis por 3 euros e camiseta por 2 euros.

Para quem não estiver por lá esse ano, faremos uma cobertura diária pelo instagram do #coisadelivreiro: @coisadelivreiro.

Gute Reise e nos vemos em Frankfurt!

*aplicação de técnica pra manter o leitor engajado no artigo;


Palme é um profissional do mercado de publishing, liderando e sendo pioneiro em importantes inovações do setor, especialmente com conteúdos e negócios digitais.

Possui mais de 20 anos de carreira, sendo 13 deles no mercado de livros e na liderança de projetos que envolvem marketing, tecnologia e principalmente conteúdos em todos os seus formatos. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 12 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiolivros, podcasts e audioseries. Liderou também toda produção da versão brasileira dos audiolivros da saga de Harry Potter.

Atualmente, é head da Estante Virtual, marketplace de livros do Magalu, e também segue como colunista, professor, mentor e coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade
Leia também
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
O consumo de livros não acontece isolado, mas conectado a referências, símbolos e afetos que já estão no imaginário coletivo
Há algo de mágico em ver a comunidade se materializar fisicamente, depois de tanto tempo se construindo online
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
André Palme discorre sobre o ranking do GPTW voltado para o mercado editorial e a importância de se criar um mercado mais humano, mais saudável e mais preparado para o futuro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Eu deixaria de ser escritor tranquilamente para ser apenas leitor, se pudesse.
Ruy Castro
Escritor brasileiro em edição do 'Um escritor na biblioteca'

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar