Publicidade
Publicidade
Três eventos em Frankfurt que você não pode perder
PublishNews, Carlo Carrenho, 29/09/2017
Em sua coluna, Carlo Carrenho indica os eventos imperdíveis para os profissionais que forem a Frankfurt

Há três eventos na Feira de Frankfurt (11 a 15/10) deste ano que considero imperdíveis pelo alto nível dos profissionais envolvidos e das informações compartilhadas. Dois destes eventos são gratuitos e o terceiro tem um custo bastante acessível. Vamos a eles:

Carolyn Reidy, CEO da editora norte-americana Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, CEO do grupo francês Michel Albin, são os convidados do CEO Talk 2017 | © Divulgação
Carolyn Reidy, CEO da editora norte-americana Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, CEO do grupo francês Michel Albin, são os convidados do CEO Talk 2017 | © Divulgação

1. CEO Talk com Carolyn Reidy, da Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, da Michel Albin

Este evento tem o nosso dedo, pois é organizado pelas revistas Libres Hebdo, The Bookseller, Publishers Weekly, buchreport, BookDao e PublishNews. É um orgulho para a gente participar deste bate-papo com nossos colegas internacionais que sempre traz grandes CEOs para serem entrevistados. No evento, também é apresentado e analisado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart o Global Ranking da Indústria Editorial, que é elaborado anualmente pelos mesmos parceiros. Depois desta breve apresentação, os convidados respondem perguntas dos jornalistas em uma espécie de entrevista coletiva, mas feita com o objetivo de entreter e trazer informação à plateia.

Este ano, os convidados são Carolyn Reidy, CEO da editora norte-americana Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, CEO do grupo francês Michel Albin. Ambas empresas representadas estão entre as maiores editoras de seus países, e a conversa tem tudo para ser muito interessante.

O CEO Talk faz parte da programação do Business Club, mas leitores e assinantes do PublishNews poderão participar gratuitamente. Para isso, basta preencher este formulário. Mas as vagas são limitadas, então não perca tempo. O evento acontece na quarta-feira (11), das 14 às 15h, no Room Dimension (Hall 4.2).

Para saber como foi o CEO Talk no ano passado com o Jacob Dalborg, leia a cobertura do PublishNews.

Ronald Schild, da MVB, apresentou informações sobre o mercado brasileiro na última edição do International Supply Chain Seminar | © Carlo Carrenho
Ronald Schild, da MVB, apresentou informações sobre o mercado brasileiro na última edição do International Supply Chain Seminar | © Carlo Carrenho

2. O 39º International Supply Chain Seminar da EDItEUR

Para mim, de longe, este é o mais importante seminário que acontece em Frankfurt. Organizado pela EDItEUR, entidade responsável pelos padrões de metadados e de classificação internacionais de livros, o evento reúne os melhores profissionais da área de metadados e de sistematização de livros. A EDItEUR, aliás, é responsável pelo padrão do ISBN e pelo sistema de metadados Onix.

A programação final do evento ainda não foi divulgada, mas tanto no ano passado como em 2016, o evento foi fantástico. Qualquer profissional do livro envolvido com metadados, sistemas, classificação, logística, "descobertabilidade" e com o próprio varejo de livros deveria participar. Em 2016, eu estive lá e adorei a palestra de Ronald Schild, da MVB, como comentei nesta coluna.

Acesse o site da EDItEUR para mais informações. O evento acontece na terça-feira (10), no próprio espaço da Feira de Frankfurt que abre no dia seguinte. Será das 13h às 17h30, no Room Concorde, Pavilhão 4.C.

A inscrição custa 175 libras e vale muito a pena.

3. Conferência da Federação Europeia e Internacional de Livrarias

Se você é livreiro, distribuidor ou trabalha na área comercial de uma editora, esta conferência é uma obrigação. Com o título de Creative and Innovative Solutions by Bookshops and Booksellers Associations, ela é organizada pela EIBF, a Federação Europeia e Internacional de Livrarias.

O evento reúne a nata dos livreiros europeus para discutir melhores práticas e tendências do setor. E não estamos falando aqui apenas de livreiros independentes, mas também das grandes redes europeias, cujos líderes e executivos comparecem no evento. Este ano, a conferência, que dura o dia inteiro na quinta-feira (12), está articulada em duas partes: “The best things I have done in my bookshop” e “The best things my Booksellers Association has done”.

A melhor parte do evento é que ele é absolutamente gratuito! Basta entrar no site da EIBF e se inscrever até o dia 6/10. Para conhecer a programação, é só clicar aqui!

Só estes três eventos já valem a ida a Frankfurt! Nos vemos na Alemanha!

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente é advisor da Ubook, Meta Brasil e da BR75. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

É co-coordenador do curso MBA Book Publishing, da Casa Educação em São Paulo, depois de coordenar por diversos anos o curso de pós-graduação da FGV-RJ sobre o negócio do livro. Sempre atento aos novos modelos de negócio e às mudanças tecnológicas, Carlo possui um de seus focos na questão dos livros digitais e segue com afinco o que acontece no setor digital no Brasil, tanto que é autor do capítulo brasileiro do livro Global eBook: a report on market trends and developments.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Suécia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Carlo Carrenho analisa a relação entre gênero e suporte nas vendas dos editores suecos
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Carlo Carrenho descobriu como editores brasileiros podem disponibilizar seus livros em Portugal
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
Recentemente, a escritora Luisa Geisler foi desconvidada de uma feira no interior gaúcho sob a alegação de que o seu novo livro contém 'linguagem inadequada'. Em sua coluna, Pedro Almeida faz reflexões sobre o caso.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
Não fiz psicanálise e não faria. Para um escritor, pode ser perigoso.
Mario Vargas Llosa
Escritor peruano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar