Publicidade
Publicidade
Três eventos em Frankfurt que você não pode perder
PublishNews, Carlo Carrenho, 29/09/2017
Em sua coluna, Carlo Carrenho indica os eventos imperdíveis para os profissionais que forem a Frankfurt

Há três eventos na Feira de Frankfurt (11 a 15/10) deste ano que considero imperdíveis pelo alto nível dos profissionais envolvidos e das informações compartilhadas. Dois destes eventos são gratuitos e o terceiro tem um custo bastante acessível. Vamos a eles:

Carolyn Reidy, CEO da editora norte-americana Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, CEO do grupo francês Michel Albin, são os convidados do CEO Talk 2017 | © Divulgação
Carolyn Reidy, CEO da editora norte-americana Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, CEO do grupo francês Michel Albin, são os convidados do CEO Talk 2017 | © Divulgação

1. CEO Talk com Carolyn Reidy, da Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, da Michel Albin

Este evento tem o nosso dedo, pois é organizado pelas revistas Libres Hebdo, The Bookseller, Publishers Weekly, buchreport, BookDao e PublishNews. É um orgulho para a gente participar deste bate-papo com nossos colegas internacionais que sempre traz grandes CEOs para serem entrevistados. No evento, também é apresentado e analisado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart o Global Ranking da Indústria Editorial, que é elaborado anualmente pelos mesmos parceiros. Depois desta breve apresentação, os convidados respondem perguntas dos jornalistas em uma espécie de entrevista coletiva, mas feita com o objetivo de entreter e trazer informação à plateia.

Este ano, os convidados são Carolyn Reidy, CEO da editora norte-americana Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, CEO do grupo francês Michel Albin. Ambas empresas representadas estão entre as maiores editoras de seus países, e a conversa tem tudo para ser muito interessante.

O CEO Talk faz parte da programação do Business Club, mas leitores e assinantes do PublishNews poderão participar gratuitamente. Para isso, basta preencher este formulário. Mas as vagas são limitadas, então não perca tempo. O evento acontece na quarta-feira (11), das 14 às 15h, no Room Dimension (Hall 4.2).

Para saber como foi o CEO Talk no ano passado com o Jacob Dalborg, leia a cobertura do PublishNews.

Ronald Schild, da MVB, apresentou informações sobre o mercado brasileiro na última edição do International Supply Chain Seminar | © Carlo Carrenho
Ronald Schild, da MVB, apresentou informações sobre o mercado brasileiro na última edição do International Supply Chain Seminar | © Carlo Carrenho

2. O 39º International Supply Chain Seminar da EDItEUR

Para mim, de longe, este é o mais importante seminário que acontece em Frankfurt. Organizado pela EDItEUR, entidade responsável pelos padrões de metadados e de classificação internacionais de livros, o evento reúne os melhores profissionais da área de metadados e de sistematização de livros. A EDItEUR, aliás, é responsável pelo padrão do ISBN e pelo sistema de metadados Onix.

A programação final do evento ainda não foi divulgada, mas tanto no ano passado como em 2016, o evento foi fantástico. Qualquer profissional do livro envolvido com metadados, sistemas, classificação, logística, "descobertabilidade" e com o próprio varejo de livros deveria participar. Em 2016, eu estive lá e adorei a palestra de Ronald Schild, da MVB, como comentei nesta coluna.

Acesse o site da EDItEUR para mais informações. O evento acontece na terça-feira (10), no próprio espaço da Feira de Frankfurt que abre no dia seguinte. Será das 13h às 17h30, no Room Concorde, Pavilhão 4.C. 

A inscrição custa 175 libras e vale muito a pena.

3. Conferência da Federação Europeia e Internacional de Livrarias

Se você é livreiro, distribuidor ou trabalha na área comercial de uma editora, esta conferência é uma obrigação. Com o título de Creative and Innovative Solutions by Bookshops and Booksellers Associations, ela é organizada pela EIBF, a Federação Europeia e Internacional de Livrarias.

O evento reúne a nata dos livreiros europeus para discutir melhores práticas e tendências do setor. E não estamos falando aqui apenas de livreiros independentes, mas também das grandes redes europeias, cujos líderes e executivos comparecem no evento. Este ano, a conferência, que dura o dia inteiro na quinta-feira (12), está articulada em duas partes: “The best things I have done in my bookshop” e “The best things my Booksellers Association has done”.

A melhor parte do evento é que ele é absolutamente gratuito! Basta entrar no site da EIBF e se inscrever até o dia 6/10. Para conhecer a programação, é só clicar aqui!

Só estes três eventos já valem a ida a Frankfurt! Nos vemos na Alemanha!         

Carlo Carrenho é o fundador e CEO do PublishNews. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente é advisor da Bookwire, Meta Brasil e da BR75. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

É co-coordenador do curso MBA Book Publishing, da Casa Educação em São Paulo, depois de coordenar por diversos anos o curso de pós-graduação da FGV-RJ sobre o negócio do livro. Sempre atento aos novos modelos de negócio e às mudanças tecnológicas, Carlo possui um de seus focos na questão dos livros digitais e segue com afinco o que acontece no setor digital no Brasil, tanto que é autor do capítulo brasileiro do livro Global eBook: a report on market trends and developments.

Carlo é paulista, mas vive no Rio de Janeiro. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Suécia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Carlo Carrenho estreia no maior evento do livro da Escandinávia e relata o que sentiu
Carlo Carrenho faz três microanálises sobre a mais recente aquisição da rede de livrarias paulista
Carlo Carrenho defende que a liberdade de se publicar tranquilamente livros contra a legalização do aborto ou de Marx para crianças continue existindo no Brasil
Carlo Carrenho analisa os dois maiores mercados editoriais da América do Sul
Carlo Carrenho traz em sua coluna suas impressões bastante pessoais sobre as atividades do PublishNews e sua participação na Flip
Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Outras colunas
Nosso colunista Marcio Coelho foi ao Jabuti depois de algumas edições ausente. Ele gostou e conta como foi.
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a crise que afeta o mercado livreiro – e consequentemente o editorial – brasileiro
Em seu artigo, Gurbanov fala sobre a obra escolhida pelo Prêmio Jabuti como Livro do Ano e que o mercado do livro precisa urgente aprimorar sua gestão 'para sair desse estado de inércia'
Em sua segunda coluna, Luciana Pinsky conta a experiência de um personagem numa confeitaria e conclui 'Se for transgredir, fuja dos intolerantes'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ler é uma experiência essencialmente subjetiva e, quando lemos Shakespeare, Clarice Lispector, Julio Cortázar e tantos outros, passamos a ser os livros lidos.
Jorge Miguel Marinho
Professor e escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar