Publicidade
Publicidade
Amazon será a quinta maior rede de livrarias dos EUA
PublishNews, Carlo Carrenho, 1º/06/2017
Segundo matéria da Publishers Weekly, a gigante de Seattle termina 2017 entre as cinco maiores redes norte-americanas em número de lojas

Fachada da loja do Columbus Circle em Nova York recentemente inaugurada | © Beatriz Alves
Fachada da loja do Columbus Circle em Nova York recentemente inaugurada | © Beatriz Alves

A Amazon marca presença na edição de hoje do BookExpo Show Daily, revista produzida pela Publishers Weekly e que circula no maior evento do mercado do livro norte-americano, a BookExpo (BEA), que segue com a sua programação até amanhã (02). Logo na capa da revista, o jornalista Jim Milliot assina uma matéria informando que a Amazon será a quinta maior rede de livrarias físicas ainda este ano, se cumprir o plano anunciado de abrir 10 lojas em território americano em 2017. Por isso, achei válido repercutir nesta coluna algumas das informações do artigo.

A gigante de Seattle abriu a primeira loja em 2015, depois outras duas em 2016, e já abriu quatro em 2017, a última no Columbus Circle, no coração de Manhattan e da indústria editorial norte-americana. Com mais seis lojas anunciadas para este ano, a Amazon chegará a 13 lojas, ocupando a quinta posição no ranking dos EUA. A título de comparação, a Publishers Weekly informa que em 1991 havia 11 redes de livraria no país com 13 lojas ou mais, e que ao longo dos anos muitas redes desapareceram, entre elas a Borders.

Capa do BookExpo Show Daily | © Reprodução
Capa do BookExpo Show Daily | © Reprodução

O ranking de redes de livrarias por número de lojas segundo PW ficará assim ao final de 2017:

  1. Barnes & Noble
  2. Books-a-Million
  3. Half Price Books
  4. Book World
  5. Amazon

As livrarias da Amazon têm um conceito bastante diferente e, em minha opinião, estão mais para um site físico, uma materialização de sua própria loja virtual do que outra coisa. Afinal, é preciso usar um app integrado ao e-commerce da Amazon para saber os preços das obras; os livros ficam sempre com a capa à mostra, como no site; e clientes Prime têm descontos semelhantes aos que obtêm online. Ainda assim, é inegável a força e o crescimento da empresa de Jeff Bezos no negócio de livrarias físicas. Jim MIlliot lembra em seu artigo que, continuando nesta pegada, a Amazon em breve assume a terceira posição atrás apenas da Barnes & Noble e Books-a-Million.

Anúncio de página dupla da Amazon na BookExpo Show Daily | Reprodução
Anúncio de página dupla da Amazon na BookExpo Show Daily | Reprodução

Outra coisa que chama a atenção no Show Daily de hoje é um anúncio de página dupla do Amazon Charts, a iniciativa da maior livraria online do mundo de publicar listas semanais dos livros mais vendidos e mais lidos. 

No anúncio, a Amazon parabeniza os agentes, editores e autores dos 20 livros mais lidos de ficção da lista inaugural do Amazon Charts nos EUA. 

Não é comum a Amazon fazer anúncios ou investir em publicidade direcionados à indústria, mas desta vez a gigante de Seattle parece focada em transformar o Amazon Charts em uma referência do mercado. O Amazon Charts, no entanto, ainda não deu as caras no Brasil e a Amazon brasileira possui apenas uma lista de mais vendidos no modelo mais tradicional.

Carlo Carrenho é o fundador e CEO do PublishNews. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente é advisor da Bookwire, Meta Brasil e da BR75. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

É co-coordenador do curso MBA Book Publishing, da Casa Educação em São Paulo, depois de coordenar por diversos anos o curso de pós-graduação da FGV-RJ sobre o negócio do livro. Sempre atento aos novos modelos de negócio e às mudanças tecnológicas, Carlo possui um de seus focos na questão dos livros digitais e segue com afinco o que acontece no setor digital no Brasil, tanto que é autor do capítulo brasileiro do livro Global eBook: a report on market trends and developments.

Carlo é paulista, mas vive no Rio de Janeiro. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Suécia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

Tags: Amazon, BEA 2017
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Carlo Carrenho estreia no maior evento do livro da Escandinávia e relata o que sentiu
Carlo Carrenho faz três microanálises sobre a mais recente aquisição da rede de livrarias paulista
Carlo Carrenho defende que a liberdade de se publicar tranquilamente livros contra a legalização do aborto ou de Marx para crianças continue existindo no Brasil
Carlo Carrenho analisa os dois maiores mercados editoriais da América do Sul
Em sua coluna, Carlo Carrenho indica os eventos imperdíveis para os profissionais que forem a Frankfurt
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a crise que afeta o mercado livreiro – e consequentemente o editorial – brasileiro
Em seu artigo, Gurbanov fala sobre a obra escolhida pelo Prêmio Jabuti como Livro do Ano e que o mercado do livro precisa urgente aprimorar sua gestão 'para sair desse estado de inércia'
Em sua segunda coluna, Luciana Pinsky conta a experiência de um personagem numa confeitaria e conclui 'Se for transgredir, fuja dos intolerantes'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Para Julio Silveira, o primeiro passo para sair da crise é afastar-se do que não funciona
Não tenho uma biblioteca muito grande, porque andei nesse mundão por muito tempo, então muitos dos meus livros fui deixando nos lugares onde morei.
João Gilberto Noll
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar