A Amazon marca presença na edição de hoje do BookExpo Show Daily, revista produzida pela Publishers Weekly e que circula no maior evento do mercado do livro norte-americano, a BookExpo (BEA), que segue com a sua programação até amanhã (02). Logo na capa da revista, o jornalista Jim Milliot assina uma matéria informando que a Amazon será a quinta maior rede de livrarias físicas ainda este ano, se cumprir o plano anunciado de abrir 10 lojas em território americano em 2017. Por isso, achei válido repercutir nesta coluna algumas das informações do artigo.
A gigante de Seattle abriu a primeira loja em 2015, depois outras duas em 2016, e já abriu quatro em 2017, a última no Columbus Circle, no coração de Manhattan e da indústria editorial norte-americana. Com mais seis lojas anunciadas para este ano, a Amazon chegará a 13 lojas, ocupando a quinta posição no ranking dos EUA. A título de comparação, a Publishers Weekly informa que em 1991 havia 11 redes de livraria no país com 13 lojas ou mais, e que ao longo dos anos muitas redes desapareceram, entre elas a Borders.
O ranking de redes de livrarias por número de lojas segundo PW ficará assim ao final de 2017:
As livrarias da Amazon têm um conceito bastante diferente e, em minha opinião, estão mais para um site físico, uma materialização de sua própria loja virtual do que outra coisa. Afinal, é preciso usar um app integrado ao e-commerce da Amazon para saber os preços das obras; os livros ficam sempre com a capa à mostra, como no site; e clientes Prime têm descontos semelhantes aos que obtêm online. Ainda assim, é inegável a força e o crescimento da empresa de Jeff Bezos no negócio de livrarias físicas. Jim MIlliot lembra em seu artigo que, continuando nesta pegada, a Amazon em breve assume a terceira posição atrás apenas da Barnes & Noble e Books-a-Million.
Outra coisa que chama a atenção no Show Daily de hoje é um anúncio de página dupla do Amazon Charts, a iniciativa da maior livraria online do mundo de publicar listas semanais dos livros mais vendidos e mais lidos.
No anúncio, a Amazon parabeniza os agentes, editores e autores dos 20 livros mais lidos de ficção da lista inaugural do Amazon Charts nos EUA.
Não é comum a Amazon fazer anúncios ou investir em publicidade direcionados à indústria, mas desta vez a gigante de Seattle parece focada em transformar o Amazon Charts em uma referência do mercado. O Amazon Charts, no entanto, ainda não deu as caras no Brasil e a Amazon brasileira possui apenas uma lista de mais vendidos no modelo mais tradicional.
Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.
Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?