Publicidade
Publicidade
Desmistificando o livro digital e sua operação de todos os dias
PublishNews, Camila Cabete, 11/04/2017
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter

Se a Camila de 2012 estivesse lendo agora esta coluna, ela estaria muito chocada, pois ela achava que, em 2017, tudo já estaria resolvido e andando perfeitamente. Querida Camila de 2012, não seja ingênua! A vida é assim e nunca é demais falar de coisas que VOCÊ acha básico. Veja bem, em 2017 sua coluna mais lida é sobre a diferença entre ePub e PDF. Sossega esse faixo e continue em frente.

Bom, agora que dei o recado a mim mesma, sigamos à mensagem: não é porque é digital, que é automático. Você ficaria horrorizado se soubesse o tantão de coisas que fazemos diariamente, um a um, na mão. Falo de livrarias digitais, editoras, distribuidoras etc. Justamente por conta disso, é muito importante o acompanhamento dia a dia de seu acervo. Não basta pegar a planilha ou ONIX com metadados, arquivos e pronto, jogar na plataforma e esquecer que vai vender como água e se auto administrar. Não! Existem alguns aspectos que gostaria de frisar, para que façam esse acompanhamento diário. Vou listar porque sou virginiana, tudo bem?

- Metadados: Você precisa administrar dia a dia, entrar nas lojas para ver se está tudo direitinho, entrando na categoria correta, com capa correta. Todos os espaços que existem na planilha, ou no modelo de ONIX são essenciais para seu e-book aparecer bem nas buscas e na loja. Se não preencher, vai ficar vazio. Por mais que nós das livrarias amemos vocês, seria humanamente impossível eu preencher os metadados das mais de "trocentas" editoras em nossa plataforma. Existe inclusive um espaço que muitas nem dão muito valor, chamado related ISBN que vai linkar seu livro impresso ao e-books e vice-versa e vai aumentar muito as suas vendas. Metadado é poder! Grave isto.

- Relatórios: quando você recebe o relatório do fechamento financeiro das livrarias, guarde-os. Mesmo que o pagamento seja pouco e vá acumular para pagamento posterior, estes livros listados nos relatórios vão ser de extrema importância para faturá-los. Os pagamentos e relatórios são feitos por humanos, com base nas informações de download, diretamente no servidor das livrarias. Se houver alguma coisa que não bate, você tem que contatar a livraria (o quanto antes) e não acumular um ano de relatórios e pagamentos feitos e não acompanhados e por isso solicitar uma auditoria. Isso vai ser demorado e um tanto doloroso para ambos os lados.

- Promoção: se você combinar uma promoção, você precisa administrar a mudança de preços. Principalmente se você não tem a ajuda de uma distribuidora, precisa administrar seus metadados para refletir a promoção acordada. Não é sempre que a livraria vai te ajudar fazendo isso um a um. Portanto, na promoção mude os preços e quando acabar, volte com os preços normais. Se achar isso tudo um saco, contrato uma distribuidora que faça isso para você.

- e-Book precisa ser divulgado: ele raramente vai se vender, por si só. Precisa incluir o livro digital em sua estratégia de marketing. A frase “também disponível em e-book” escrita em letras pequenas no pé de numa peça raramente vai ajudar muito nas vendas de seus produtos digitais. Você tem que agir como uma mãe diante da criação de dois irmãos. Fez uma coisa para o impresso, tem que fazer para o digital. Nada de favoritismos.

- Processos: documente os processos de cada livraria. Se sua equipe mudar, tenha isso documentado. A administração do conteúdo digital tem uma curva de aprendizado. Se você não documentar, a cada mudança sua equipe vai ter que entrar em contato com cada uma perguntando tudo de novo. Todo o know how anterior vai ser perdido. Embora nós das livrarias respondamos tudo com amor no coração... dá um nervosinho quando isso acontece, que nem te conto.

- O e-book é seu amigo: ele não tem consignação, impressão, importação... Algum trabalhinho ele tinha que te dar, mas é muito mais fácil que a operação do papel. A dificuldade é uma questão de mudança de paradigma.

- Não dê a edição de seu arquivo a terceiros: se você permite que uma livraria converta e cuide de sua edição digital (seja audiolivro, e-book ou impresso), você está colocando na mão de terceiros uma parte importante estratégica de seu negócio. Os leitores digitais percebem isso e algumas vezes pedem o dinheiro de volta se não fica satisfeito com a diagramação. Fora que você está cada vez mais tirando o papel da editora na cadeia do livro. Tome as rédeas de seu conteúdo!

Se precisar de ajuda estou à disposição sempre, repito coisas sem me incomodar, minha formação é para magistério, amo fazer isso. A única coisa que me deixa um pouco irritada é a falta de importância que este seu novo produto tem dentro de sua organização. Ele só vai ganhar volume se você se dedicar a ele. É tipo um filho mesmo, acho.

Esta coluna está disponível em áudio, na voz desta que vos escreve, AQUI

(Trigger alarm - este áudio é caseiro e não foi editado. Seja bonzinho em sua avaliação

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Fazer livro é fácil. Fazer ele circular não é
Cilene Vieira
Editora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar