Volta às aulas faz faturamento do varejo de livro crescer 2,63% em janeiro
PublishNews, Leonardo Neto, 24/02/2017
Resultado está no primeiro Painel das Vendas de Livros do Brasil de 2017

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e o BookScan, ferramenta da Nielsen que monitora o mercado varejista de livros no Brasil, divulgaram os resultados primeiro Painel das Vendas de Livros do Brasil de 2017. Entre os dias 02 e 29 de janeiro, livrarias e supermercados venderam R$ 180.200.624,35 em livros, crescimento nominal (desconsiderando a inflação no período) de 2,63% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em volume, as vendas se mantiveram estáveis, com ligeira queda de 0,26%, totalizando 3.750.773 unidades vendidas. Vale ressaltar aqui que, em janeiro de 2016 o Painel tinha apurado crescimento nominal de 15% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse aumento nas receitas reflete, obviamente, o desempenho das vendas sazonais da época de volta às aulas. O segmento Infantil, Juvenil e Educacional, onde estão catalogados os livros didáticos, teve uma participação de 42,40% na importância dos gêneros no período. Esse número é 0,05 ponto percentual maior do que no ano passado. A categoria Não Ficção Especialista, onde estão os livros de CTP, teve 20,81% na participação do mercado total.

Ismael Borges, gestor do BookScan Brasil, salienta, no entanto, que é necessário esperar chegarem os resultados de fevereiro para fazer uma análise mais adequada sobre esse período de volta às aulas. “A flexibilidade do carnaval mexe com a dinâmica de venda do período de volta às aulas, de modo que a análise do início do ano fica mais robusta quando comparamos oito semanas”, comentou.

Clique aqui para acessar a íntegra do Painel.

[24/02/2017 08:00:00]