Nem Black Friday e nem Natal foram suficientes para fazer o varejo de livros fechar no azul em 2016. De acordo com os dados do Painel das Vendas de Livros no Brasil, encomendado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) à Nielsen, no período de 05 de dezembro de 2016 a 1º de janeiro de 2017, as livrarias faturaram R$ 172.677.486,86, valor 0,8% menor do que o apurado no mesmo período do ano anterior. No entanto, no acumulado do ano, o faturamento apresentou queda nominal (desconsiderando a inflação) de 3,09%, totalizando R$ 1.567.426.940,03 ante R$ 1.617.406.694,27 apurado em 2015. Considerando a inflação, a queda bateu 9,02%. Em volume, livrarias e supermercados brasileiros venderam 39.415.660 unidades versus as 44.206.542 vendidas no ano anterior, queda de 10,84%.
Marcos da Veiga Pereira, que preside o SNEL, ressalta que, apesar do resultado negativo, houve uma tendência de recuperação nos quatro últimos períodos de 2016. “Até a semana 40, o mercado caía 4,9% e conseguimos fechar o ano com -3,1%. Nossa esperança é que em 2017 o número de exemplares vendidos permaneça minimamente estável dentro de um cenário ainda difícil da economia brasileira”, comentou.
O Painel mostra ainda a concentração do mercado editorial brasileiro. As 15 maiores editoras brasileiras detêm 57% do volume de unidades vendidas.
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