Publicidade
Publicidade
Na Amazônia, sua majestade o leitor
PublishNews, Bernardo Gurbanov, 15/06/2016
Em sua coluna, Bernardo Gurbanov fala sobre suas impressões da XX Feira Pan-Amazônica do Livro

A XX Feira Pan-Amazônica do Livro aconteceu entre 27/5 e 5/6 em Belém | © Bernardo Gurbanov
A XX Feira Pan-Amazônica do Livro aconteceu entre 27/5 e 5/6 em Belém | © Bernardo Gurbanov

Entrada franca. Corredor para organizar a entrada das multidões. Mulheres de um lado, homens de outro. Ansiedade sob o sol úmido de Belém, implacável, demolidor, grudento. Mochilas devidamente revistadas, corpos apalpados, detector de metais e, finalmente, sua majestade o leitor consegue desfrutar do ar condicionado do Hangar, como é conhecido o Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, onde aconteceu a XX Feira Pan-Amazônica do Livro entre 27/05 e 05/06. Trata-se, aliás, de um notável projeto arquitetônico da equipe que tem a frente Paulo Chaves, atual Secretário de Cultura do Estado do Pará.

Livros para todos os gostos e todos os bolsos protegidos pela Polícia Militar, Polícia Civil, quase uma centena de seguranças particulares, bombeiros, delegacia do menor, policiais à paisana, ambulatório, um verdadeiro exército para garantir a segurança. Uma condição, nem sempre agradável aos olhos, mas cada vez mais frequente em todo o território nacional, nos grandes eventos. Literalmente, um capítulo à parte.

Eis o território leitor de Belém do Pará, um oásis no meio do deserto urbano, desordenado, de crescimento desigual, aparentemente ingovernável, como a selva e seu ecossistema.

Professores da rede pública do estado comparecem munidos do cartão Credilivro carregado de R$ 200,00 para enriquecer seus conhecimentos e comprar livros exclusivamente nos estandes da feira.

Isso se o sistema funcionasse. Porém, a ineficiente e arcaica tecnologia utilizada pelo Banpará, além de irritar os beneficiários, fez com que muitos deles desistissem de suas compras, diante da perspectiva de perder meia hora ou até mais em uma longa fila para serem atendidos pelos funcionários do banco do estado que, mesmo com toda a boa vontade, acabavam sendo obrigados a concretizar manualmente as operações, já que as máquinas instaladas se recusavam a transmitir os dados.

Uma pena, realmente uma pena, que esta bela e exemplar iniciativa do governo do Pará, incorporada à política de estado pela lei de número 7.775 DE 23/12/2013 fique prejudicada pela falta de uma tecnologia adequada ao século XXI.

Uma homenagem ao Planeta Terra

Os 20 anos da Feira Pan-Amazônica do Livro homenagearam o país de todos: A Terra. Denunciaram as atrocidades cometidas pelo homem como a destruição na Amazônia de aproximadamente 233 milhões de árvores, entre 2008 e 2015. E também a convivência dos seus 24 milhões de habitantes com os menores indicadores sociais do país. O desmatamento atinge aproximadamente 1.600 campos de futebol por dia e, mesmo diante desses números espantosos, a região continua abrigando 50% da biodiversidade do planeta Terra e um terço das florestas tropicais do mundo.

Livrarias? Apenas 4%, das cerca de 3.000 em operação no Brasil, tem sede na região Norte. Diante deste quadro de desalento, resta resgatar a voracidade de conhecimento da população e o bônus do Credilivro que, se complementado pela tecnologia hoje disponível, deveria ser um modelo federalizado pelas autoridades para potencializar as feiras de livros do imenso Brasil.

Bernardo Gurbanov é presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e proprietário da Editora Letraviva. Para conhecer mais sobre sua história livreira e de vida, leia aqui mesmo no PublishNews matéria A saga dos livreiros Gurbanov na Argentina e descubra porque ele é nosso argentino brasileiro predileto.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Gurbanov fala sobre a sua participação no Fórum sobre Políticas Públicas e a Rede de Livros no México e como o Brasil se comporta nesse quesito
Em seu artigo, Gurbanov fala sobre a obra escolhida pelo Prêmio Jabuti como Livro do Ano e que o mercado do livro precisa urgente aprimorar sua gestão 'para sair desse estado de inércia'
Bernardo Gurbanov foi para a Feira do Livro de Buenos Aires e fala de se promover a leitura de forma criativa
Bernardo Gurbanov foi para a Avenida Corrientes acompanhar a 11ª edição da Noite das Livrarias e conta o que viu
Em sua coluna Bernardo Gurbanov faz um panorama da relação entre Brasil e Espanha, trazendo inclusive números e dados importantes dentro desse cenário
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Volnei Canônica conta que foi convidado, ao lado de nomes como André Neves, Roger Mello e Marina Colasanti para participar do Salão do Livro Infantil e Juvenil da cidade espanhola de Pontevedra
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky brinca com encontro e desencontros
Cada escritor, cada poeta, é um movimento sozinho.
Paulo Leminski
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar