Quatro brasileiros estão entre os indicados do Dublin Literary Award
PublishNews, Leonardo Neto, 18/11/2015
Daniel Galera, Michel Laub, Paulo Coelho e Paulo Scott concorrem ao prêmio de 75 mil euros

Paulo Coelho é um dos indicados ao International Dublin Literary Award | © Niels Akermann
Paulo Coelho é um dos indicados ao International Dublin Literary Award | © Niels Akermann
O International Dublin Literary Award divulgou a lista de indicados e há quatro brasileiros concorrendo ao prêmio. Daniel Galera, Michel Laub, Paulo Coelho e Paulo Scott concorrem ao prêmio de 75 mil euros para o autor e 25 mil euros para o tradutor de suas obras para o inglês. Ao todo, foram indicados 160 livros, de 44 países e escritos originalmente em 19 línguas. No dia 12 de abril de 2016, o prêmio divulga a lista dos finalistas e o vencedor será conhecido no dia 9 de junho.

Daniel Galera concorre com Barba ensopada de sangue, que em inglês ganhou o título Blood-drenched beard, traduzido por Alison Entrekin -- que virá ao Brasil essa semana para o Encontro Conexões Itaú Cultural, como adiantou o nosso colunista Felipe Lindoso em sua coluna de hoje – e publicado no Reino Unido pela Hamish Hamilton. Michel Laub concorre com Diário da queda (Diary of the fall), traduzido por Margaret Jull Costa e publicado nos EUA pela Other Press e no Reino Unido pela Harvill Secker. O mega-seller Paulo Coelho concorre pelo seu mais recente título, Adultério, que em inglês ganhou tradução literal, como Adultery, também traduzido por Margareth Jull Costa em parceria com Zoë Perry e publicado nos EUA pela Alfred A. Knopf. Já Paulo Scott, concorre com Habitante irreal que ganhou sua versão em inglês traduzida como Nowhere people feita por Daniel Hahn e publicada pela An Other Stories, no Reino Unido.

Galera e Laub foram indicados pela Fundação Biblioteca Nacional, já Coelho chegou ao prêmio indicado por duas bibliotecas – a Galway County Library, da Irlanda, e a Jacksonville Public Library, dos EUA. Paulo Scott foi indicado pela Biblioteca Municipal de Oeiras, de Portugal.

O prêmio, organizado pela cidade de Dublin, tem por objetivo promover a excelência na literatura mundial e reconhece um único romance escrito originalmente em inglês ou que já tenha tradução feita para a língua inglesa.

[18/11/2015 10:13:33]