Publicidade
Publicidade
​Revolta
PublishNews, Camila Cabete, 29/10/2015
Camila Cabete está revoltada e transpõe para a sua coluna esse sentimento: 'vamos ser realistas! Vamos olhar pra frente e encarar o fato de que estamos no mesmo barco e que o digital é um 'mal' que nã

Já vou avisando na primeira linha: estou revoltada! Revoltada com várias coisas, politicamente falando, feministicamente falando (existe essa palavra?!), enfim resolvi descontar toda a minha revolta escrevendo esta coluna =).

Como hoje o foco é revolta, vou falar várias coisas que vêm me revoltando no mercado editorial digital. O mercado editorial digital, em si, me irrita porque não somos um mercado diferente, nem um segmento marginal, nem um bando de nerds com doenças contagiosas que não podem se misturar ao restante dos funcionários da editora. Vamos nos misturar!! Não vejo mais sentido em criar eventos separados, não vejo mais sentido em criar listas de discussões que também não abranjam os temas: leitura, autores, financeiro, fornecedores, políticas públicas, marketing etc... Chega de segregação! Vamos à luta na democratização da leitura. Estamos todos juntos!

Vamos pensar formatos mais inteligentes de eventos, feiras, mídias digitais e aproveitar essa leva de autores jovens e antenados para sugar todas as ideias que pudermos.

Não tenho mais coragem de ir diante de uma plateia de colegas de profissão e ficar com o blá blá blá costumeiro sobre digital e no processo de convencimento de que o "digital é legal", "por favor, gostem de digital", "por favor, pensem no digital".

O trem passou, quem não pensou não pensa mais. Vamos ser realistas! Vamos olhar pra frente e encarar o fato de que estamos no mesmo barco e que o digital é um "mal" que não tem mais volta, assim como o streaming, o crowdfunding, o MP3, o Netflix e por aí vai. Não se discute mais isso! Não faz sentido!

Estou mais calma. Acho que amanhã eu melhoro e volto a colocar os óculos rosas.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
O que me atraiu na literatura foram coisas que não aprendi na escola.
Lourenço Mutarelli
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar