Publicidade
Publicidade
​Revolta
PublishNews, Camila Cabete, 29/10/2015
Camila Cabete está revoltada e transpõe para a sua coluna esse sentimento: 'vamos ser realistas! Vamos olhar pra frente e encarar o fato de que estamos no mesmo barco e que o digital é um 'mal' que nã

Já vou avisando na primeira linha: estou revoltada! Revoltada com várias coisas, politicamente falando, feministicamente falando (existe essa palavra?!), enfim resolvi descontar toda a minha revolta escrevendo esta coluna =).

Como hoje o foco é revolta, vou falar várias coisas que vêm me revoltando no mercado editorial digital. O mercado editorial digital, em si, me irrita porque não somos um mercado diferente, nem um segmento marginal, nem um bando de nerds com doenças contagiosas que não podem se misturar ao restante dos funcionários da editora. Vamos nos misturar!! Não vejo mais sentido em criar eventos separados, não vejo mais sentido em criar listas de discussões que também não abranjam os temas: leitura, autores, financeiro, fornecedores, políticas públicas, marketing etc... Chega de segregação! Vamos à luta na democratização da leitura. Estamos todos juntos!

Vamos pensar formatos mais inteligentes de eventos, feiras, mídias digitais e aproveitar essa leva de autores jovens e antenados para sugar todas as ideias que pudermos.

Não tenho mais coragem de ir diante de uma plateia de colegas de profissão e ficar com o blá blá blá costumeiro sobre digital e no processo de convencimento de que o "digital é legal", "por favor, gostem de digital", "por favor, pensem no digital".

O trem passou, quem não pensou não pensa mais. Vamos ser realistas! Vamos olhar pra frente e encarar o fato de que estamos no mesmo barco e que o digital é um "mal" que não tem mais volta, assim como o streaming, o crowdfunding, o MP3, o Netflix e por aí vai. Não se discute mais isso! Não faz sentido!

Estou mais calma. Acho que amanhã eu melhoro e volto a colocar os óculos rosas.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Marisa Moura dá continuidade à saga da funcionária misteriosa que dessa vez parece preocupada com as mudanças no mercado do agenciamento literário
Episódio de número 175 recebe Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Vida e literatura seguem unidas em franca camaradagem. Nesse mundo, não há nada que não esteja ligado.
Enrique Vila-Matas
Escritor espanhol
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar