Publicidade
Publicidade
Machado De Assis Magazine: prazo de inscrições termina dia 17
PublishNews, Felipe Lindoso, 12/08/2015
A Machado de Assis Magazine, cujo próximo número será lançado na Feira de Guadalajara, vem tendo um papel significativo na difusão da literatura brasileira no exterior

A Machado de Assis Magazine – Literatura Brasileira em Tradução encerrará as inscrições para seu sétimo número na próxima segunda-feira (17). A convocatória e a relação dos documentos necessários para a inscrição de trechos estão disponíveis para download na página inicial do site da Machado de Assis Magazine.

A revista, que é uma coedição entre a Biblioteca Nacional e o Itaú Cultural, publica excertos de traduções de autores brasileiros para difusão internacional, e o próximo número será lançado por ocasião da Feira Internacional do Livro (Fil) de Guadalajara (28/11 a 6/12). Esta será a primeira vez que a Machado de Assis Magazine será lançada em uma feira de livros fora da Europa, já que os dois últimos números foram difundidos respectivamente nas feiras de Frankfurt e de Paris.

A escolha dos títulos é feita por uma Comissão Editorial constituída por representantes da FBN e do Itaú Cultural, mas a maioria de seus membros é de críticos literários e professores de literatura brasileira, vários também com experiência no mundo editorial, que selecionam com total liberdade.

A Machado de Assis Magazine vem tendo um papel significativo na difusão da literatura brasileira no exterior. Suas edições online se transformam em um banco de dados de referência de autores disponíveis para a tradução, de consulta permanente. Os números mostram isso. Desde seu primeiro número, em 2012, já tivemos 1.628.213 hits no site da revista, e foram feitos 59.499 downloads, seja do conteúdo completo da revista, seja de autores individuais. Ana Maria Machado e João Paulo Cuenca estão entre os dez autores com trechos mais solicitados para download, com os outros oito referentes a números completos da MAM.

Este ano o país homenageado pela FIL será a Grã-Bretanha, o que garante a presença de grande número de editores e jornalistas daquele país. A Feira Internacional do Livro de Guadalajara é a mais importante feira profissional da América Latina, além de ser um belo festival cultural, com a presença de grande quantidade de autores, apresentações musicais e exposições de arte.

A FIL Guadalajara completa este ano seu 29º. aniversário, e o Brasil já foi País Convidado de Honra em 2001. Este ano a Biblioteca Nacional prevê o envio de aproximadamente dez autores, que participarão de atividades no estande brasileiro e em outros eventos organizados pela Feira. Dois autores brasileiros já ganharam o Prêmio FIL de Literatura em Línguas Romances: Nélida Piñón, em 1995, e Rubem Fonseca, em 2003.

Já fui várias vezes a Guadalajara, desde antes de 2011, quando participei da organização da participação brasileira na feira. Acredito que o modelo adotado em sua organização seja um dos mais originais dentre todos os que conheço.

Destaque-se que a FIL é organizada pela Universidad de Guadalajara, uma das mais antigas das Américas, que tomou a iniciativa de sua criação. Essa característica garante uma intensa programação cultural e profissional. Os dois primeiros dias são reservados aos profissionais da indústria editorial, com vários seminários e encontros destinados a esse público, além do funcionamento de um Centro de Negócios muito ativo.

Um dos investimentos que a FIL vem fazendo há muitos anos é o de financiar parte dos gastos de estadia de bibliotecários provenientes principalmente dos EUA. Como o espanhol é o segundo idioma falado nesse país, grande parte das bibliotecas mantem oferta de livros de ficção e não ficção, além de obras técnico-científicas, para atender o público que, vivendo nos EUA, não deseja perder o contado com seu idioma original.

Outro fator interessante da organização da FIL é a separação física da área para crianças e jovens. Os jovens que visitam a feira com seus colegas não apenas recebem uma intensa programação cultural destinada a eles, como isso é feito em uma área própria. Com isso, a FIL evita a balbúrdia que vemos por aqui nas áreas destinadas ao público adulto e profissional, fazendo com que o evento tenha uma extraordinária rentabilidade para editores, bibliotecários e profissionais que comparecem, principalmente nos primeiros dias. É um modelo interessante que poderia ser melhor observado e adaptado para as nossas condições.

Com essa organização, a FIL Guadalajara conseguiu se caracterizar efetivamente como um evento que consegue combinar as atividades profissionais e de negócios com a grande presença de público adulto e infantil.

Acreditamos que este sétimo número da Machado de Assis Magazine – Revista Brasileira de Tradução terá um impacto significativo para a difusão de nossos autores, não apenas junto ao mercado editorial latino-americano, como também junto aos editores da Grã-Bretanha.

As inscrições podem ser feitas tanto pelos autores, como também pelos editores e tradutores, desde que obedeçam aos requisitos especificados na Convocatória.

Habilitem-se, pois!

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A arte é livre, e temos que encarar a leitura como o cinema, a televisão, o circo.
Paulo Lins
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar