Publicidade
Publicidade
Passo Fundo – o cancelamento é uma tragédia
PublishNews, 27/05/2015
Faltou sensibilidade e decisão política dos ministros envolvidos para entender e equacionar o problema da Jornada de Passo Fundo

O anúncio do cancelamento da Jornada de Literatura de Passo Fundo, que deveria acontecer este ano, é um fato muito grave, tanto pelo que significa de prejuízo para um projeto vitorioso, como pelas implicações que decorrem dos mecanismos de financiamento da cultura em nosso país.

A Jornada de Passo Fundo é (esperamos que o uso do presente continue válido) um empreendimento de uma universidade particular. A Universidade de Passo Fundo não faz parte nem do sistema estadual nem do sistema federal de universidades públicas. Reconheço que não tenho detalhes sobre o conjunto de suas atividades, nem sobre a avaliação geral de seus cursos.

A Jornada, por sua vez, é uma iniciativa da Tânia Rösing – que acho que já está até aposentada – que a criou há quase três décadas. Muito modesta no início, foi arrebanhando admiradores e apoiadores entre alguns dos principais escritores do país, que colaboram e colaboraram para a organização do evento. Cito, de memória, alguns que já prestaram sua contribuição ao evento, como o Ignácio de Loyola Brandão, o Josué Guimarães e o Deonísio da Silva.

A principal característica da Jornada de Passo Fundo, que a torna única, é que não se trata simplesmente de um evento. Os dias da jornada propriamente dita são precedidos e sucedidos por um trabalho sistemático junto ao conjunto das escolas de ensino fundamental da região, com a leitura dos romances, contos e novelas dos autores convidados (e mesmo dos que não são). O resultado disso, pelo que já tomei conhecimento, é um efetivo aumento da qualidade dos resultados das avaliações pedagógicas na região. Não apenas no domínio do português, como também de outras áreas. Afinal, quem sabe ler e escrever corretamente com certeza tem condições de mostrar desempenho melhor nas várias áreas do conhecimento.

As notícias sobre o cancelamento da Jornada não deram conta da suspensão ou da continuidade desse trabalho junto à rede escolar. Se o cancelamento se refletir também nessa área, seu prejuízo será incomensurável para os jovens da campanha gaúcha.

A professora Tânia Rösing, sua idealizadora e até hoje dirigente, possui inúmeras virtudes que, em determinados momentos, podem até parecer defeitos. A principal é o seu compromisso com a qualidade do evento. Nisso, Tânia Rösing não transige. Conseguiu transformar um problema – o da falta na cidade de um local suficientemente grande para o acontecimento – em uma solução altamente criativa e simpática: as Jornadas acontecem debaixo de lonas de circo. Mas Tânia Rösing não abre mão da ampla seleção de convidados. Importante: os convidados não são apenas os autores. São as crianças e professores de muitos municípios em torno de Passo Fundo, que devem ir de ônibus, ter um mínimo de garantia de alimentação e segurança para participar na Jornada.

O cancelamento da Jornada deste ano, ao que tudo indica, está acompanhado também do cancelamento do que seria o 9º. Prêmio Zaffari Bourbon de Literatura. O Prêmio era (ou ainda é, oxalá) um dos mais significativos da vida literária nacional. Patrocinado pela rede de supermercados Zaffari, que faz parte do grupo Bourbon de hotéis e shoppings centres, se for cancelado também significará uma perda importante.

Gauchismo e repercussão

O Rio Grande do Sul destaca-se no panorama literário e editorial do país por uma pujança incomum fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro. Recordemos a iniciativa da antiga Editora Globo, de Henrique Bertaso, que teve em Erico Veríssimo uma peça chave para a edição no Brasil de grandes nomes da literatura universal. Outras editoras gaúchas foram se sucedendo. Um dos aspectos mais importantes, para mim, é a presença muito grande de pequenas casas dedicadas a autores gaúchos e seus temas, inclusive os famosos “causos de galpão”. As migrações gaúchas levaram e levam esses livros até o extremo norte brasileiro, e isso transforma o Rio Grande do Sul em caso único de valorização da cultura regional.

Outra característica importante do Rio Grande do Sul é a longa existência do Instituto Estadual do Livro. Com os altos e baixos a que estão sujeitas todas as instituições públicas, o IEL vem desenvolvendo, há décadas, importante trabalho de criação e manutenção de bibliotecas, apoio a feiras de livros locais, circulação de autores e atividades semelhantes. E não se pode esquecer também a feira de livros mais antiga do país, a de Porto Alegre, que já ultrapassou meio século de existência.

Isso tudo faz do “gauchismo” um fenômeno que se reflete também na movimentação literária, no comércio de livros e na indústria editorial. E os gaúchos sempre tiveram muito orgulho disso tudo, ao par com as disputas políticas acirradas que sempre caracterizaram a região, desde o Império.

Isso criava, de certa maneira, um paradoxo. A movimentação literária e editorial do Rio Grande do Sul há muito é motivo da admiração de quem trabalha e conhece o setor. Entretanto, pouco disso obteve a repercussão nacional que merecia. Culpa do resto do país, evidentemente.

Ora, mesmo antes do surgimento dos mecanismos fiscais de apoio à cultura, a sociedade riograndense encontrava meios de financiar tudo isso. Há muito eu observava que grandes empresas de origem gaúcha, como a Gerdau, investiam somas significativas na Feira de Porto Alegre. E o grupo Zaffari-Bourbon, mais recentemente, no Prêmio vinculado às Jornadas de Passo Fundo.

Será que os gaúchos andam perdendo esse aspecto muito salutar de seu conhecido bairrismo, e começam a desistir de prestigiar as coisas locais?

O que terá acontecido para que essas fontes secassem, a ponto de inviabilizar a Jornada de Passo Fundo deste ano? Todos falam da crise atual, mas crises vêm e passam, e até hoje os gaúchos sobrepunham seu orgulho, seu gauchismo, a essas dificuldades momentâneas. Portanto, creditar tão somente à crise o cancelamento das Jornadas não me parece muito convincente.

Sem condições de fazer um estudo aprofundado, desconfio (olhem o verbo, por favor) que alguns fatores acabaram por supurar essas condições de financiamento. Sem ser necessariamente em ordem de importância, listo alguns.

Não apenas a crise, mas as continuadas ameaças que o ministro da Cultura Juca Ferreira vêm fazendo às empresas que utilizam os mecanismos das leis de incentivo fiscal pode ter pesado nessa retração. Não é preciso ser muito esperto para concluir que o investimento empresarial em eventos culturais (tachados pejorativamente como investimentos de marketing) começa a se retrair diante desses ataques. Não apenas pela eventual insegurança de uso dos benefícios, como pelo constante pré-julgamento oficial e de eventual menosprezo por parte da imprensa, das empresas que os usam.

Ainda que possa haver (e há) empresas que continuam aplicando recursos próprios e incentivados em ações culturais, o desbalanço vis-à-vis o cinema, por exemplo, é notável. O cinema permite benefícios muito superiores em termos fiscais para os investidores. Em tempos de vacas magras, quem aplica quer aproveitar ao máximo as possibilidades de retorno.

Mas não apenas o cinema se beneficia de incentivos fiscais. O esporte também tem aproveitado de mecanismos muito flexíveis para captar recursos com benefícios fiscais.

Some-se a tudo isso as evidentes dificuldades orçamentárias, tanto da federação quanto de estados e municípios. No caso do Governo Federal, a situação é agravada também pelo fato de que apenas agora, nesses últimos dias, passou a existir a possibilidade de aplicar recursos. Para além do contingenciamento, o bloqueio na aplicação do orçamento só começou a ser liberado, pelo que sei, nesta semana.

Mas não se trata apenas das dificuldades de execução orçamentária. Faltou, evidentemente, sensibilidade e decisão política dos ministros envolvidos para entender e equacionar o problema das Jornadas de Passo Fundo. E desconfio (mais uma vez, o verbo, atenção) que as características da Jornada de Passo Fundo, que abrangem ações não apenas culturais (e promovidas por uma universidade particular), como de caráter educacional, podem ter provocado algum curto-circuito nos processos decisórios.

Repito e enfatizo: são observações feitas de longe, por quem tem acompanhado alguns dos meandros mais públicos das discussões, e que certamente não teve meios nem condições de pesquisar o assunto a fundo.

Triste nessa história toda, infelizmente, é o reflexo que esse cancelamento pode ter em outras iniciativas semelhantes. Em menor proporção pode ter atingido eventos (e a Jornada de Passo Fundo está longe de ser simplesmente um evento) que não têm essa abrangência e profundidade. Mas que, sim, conseguiram ter uma projeção midiática muito maior.

Melhor para esses eventos. Pior para as Jornadas Literárias de Passo Fundo.

Triste para o Brasil.

---

Eventuais comentários, críticas e sugestões podem ser feitas no blog www.oxisdoproblema.com.br

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Eu não fui à universidade. Mas eu ia três noites por semana à biblioteca, e foi lá que aprendi a escrever, cercado dos grandes autores
Ray Bradbury
Escritor americano
(1920-2012)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar