Publicidade
Publicidade
Leitura obrigatória: A Loja de Tudo
Publishnews, Carlo Carrenho, 01/04/2014
Carlo Carrenho fala sobre o livro que conta a trajetória de Jeff Bezoz, fundador da Amazon.

A Editora Intrínseca acaba de publicar o livro A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon (390 p., R$24,90), de Brad Stone. O livro foi publicado originalmente em inglês em outubro do ano passado e faturou o prêmio de Livro de Negócios do Ano do Financial Times & Goldman Sachs. Segundo Lionel Barber, editor do Financial Times e presidente do corpo de jurados da láurea, trata-se de "um livro inspiracional de negócios que captura a cultura da Amazon e o caráter de seu fundador Jeff Bezos. É uma leitura obrigatória para os inovadores mundo afora."

A obra de Stone é realmente fantástica. E não apenas porque a história de Jeff Bezos e da Amazon já é por si só fascinante, mas principalmente porque o trabalho jornalístico do escritor é do mais alto nível. Como repórter da Business Week e correspondente do The New York Times, Stone já conhecia de perto o modus operandi da gigante de Seattle e de seu idealizador. Talvez por isso, resolveu mergulhar mais fundo, e acabou por escrever um texto definitivo sobre a "intrínseca" história de ambos.

Merece destaque a pesquisa que o jornalista fez sobre a biografia e o estilo de Jeff Bezos. Stone descobriu uma pesquisadora que, ao estudar o sistema texano de escola para crianças superdotadas para escrever um livro, passou uma semana com um garoto de 10 anos. E quem era esse garoto? Jeff Bezos. O livro que ela escreveria jamais seria publicado, mas isso não impediu Brad Stone de lê-lo e entrevistar sua autora para traçar o perfil de Jeff Bezos como criança.

Ainda mais surpreendente é a descoberta do pai biológico de Jeff Bezos, que se afastou da família quando este ainda era pequeno. Brad Stone não só descobriu seu paradeiro como lhe deu a notícia em primeira mão. O homem não sabia que Bezos era seu filho.

Com um texto cativante e prazeroso, A Loja de Tudo é leitura obrigatória para editores, livreiros, profissionais do livro, escritores ou qualquer pessoa que queira entender as transformações pelas quais a indústria do livro está passando. Brad Stone não escolhe lados e procura apresentar um relato isento, que pode agradar tanto os que amam a Amazon como aqueles que amam odiá-la.

Ironicamente, o livro estará entre os primeiros títulos físicos que a Amazon brasileira passará a comercializar nos próximos meses. E quem não quiser esperar, pode sempre comprar a edição digital aqui.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Carlo Carrenho traz dados e análises sobre os mais recentes dados do mercado editorial sueco
Carlo Carrenho compartilha sua apresentação, análises e dados sobre o mercado de audiolivros na região nórdica, apresentado no Parix Audio Day 2025 em Madri
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro se aproxima da tradição dos romances de formação tardia, ou seja, histórias de adultos que, em meio ao colapso de certezas, descobrem que crescer não é apenas uma questão de idade
Será que as vendas, a visibilidade das obras e a movimentação de novos circuitos de consumo podem se beneficiar?
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Livro costura ficção e realidade, levando o leitor a refletir sobre dilemas pessoais, políticos e coletivos
Livro exerce função essencial no debate ambiental para além das negociações de chefes de Estado
Se você não lê, como você quer que seu filho leia?
Pedro Herz
Livreiro brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar