Publicidade
Publicidade
Leitura obrigatória: A Loja de Tudo
Publishnews, Carlo Carrenho, 01/04/2014
Carlo Carrenho fala sobre o livro que conta a trajetória de Jeff Bezoz, fundador da Amazon.

A Editora Intrínseca acaba de publicar o livro A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon (390 p., R$24,90), de Brad Stone. O livro foi publicado originalmente em inglês em outubro do ano passado e faturou o prêmio de Livro de Negócios do Ano do Financial Times & Goldman Sachs. Segundo Lionel Barber, editor do Financial Times e presidente do corpo de jurados da láurea, trata-se de "um livro inspiracional de negócios que captura a cultura da Amazon e o caráter de seu fundador Jeff Bezos. É uma leitura obrigatória para os inovadores mundo afora."

A obra de Stone é realmente fantástica. E não apenas porque a história de Jeff Bezos e da Amazon já é por si só fascinante, mas principalmente porque o trabalho jornalístico do escritor é do mais alto nível. Como repórter da Business Week e correspondente do The New York Times, Stone já conhecia de perto o modus operandi da gigante de Seattle e de seu idealizador. Talvez por isso, resolveu mergulhar mais fundo, e acabou por escrever um texto definitivo sobre a "intrínseca" história de ambos.

Merece destaque a pesquisa que o jornalista fez sobre a biografia e o estilo de Jeff Bezos. Stone descobriu uma pesquisadora que, ao estudar o sistema texano de escola para crianças superdotadas para escrever um livro, passou uma semana com um garoto de 10 anos. E quem era esse garoto? Jeff Bezos. O livro que ela escreveria jamais seria publicado, mas isso não impediu Brad Stone de lê-lo e entrevistar sua autora para traçar o perfil de Jeff Bezos como criança.

Ainda mais surpreendente é a descoberta do pai biológico de Jeff Bezos, que se afastou da família quando este ainda era pequeno. Brad Stone não só descobriu seu paradeiro como lhe deu a notícia em primeira mão. O homem não sabia que Bezos era seu filho.

Com um texto cativante e prazeroso, A Loja de Tudo é leitura obrigatória para editores, livreiros, profissionais do livro, escritores ou qualquer pessoa que queira entender as transformações pelas quais a indústria do livro está passando. Brad Stone não escolhe lados e procura apresentar um relato isento, que pode agradar tanto os que amam a Amazon como aqueles que amam odiá-la.

Ironicamente, o livro estará entre os primeiros títulos físicos que a Amazon brasileira passará a comercializar nos próximos meses. E quem não quiser esperar, pode sempre comprar a edição digital aqui.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Foi preciso o feminismo fazer uma revolução cultural para começarmos a conhecer nomes de pintoras.
Ana Maria Machado
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar