Publicidade
Publicidade
Leitura obrigatória: A Loja de Tudo
Publishnews, Carlo Carrenho, 01/04/2014
Carlo Carrenho fala sobre o livro que conta a trajetória de Jeff Bezoz, fundador da Amazon.

A Editora Intrínseca acaba de publicar o livro A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon (390 p., R$24,90), de Brad Stone. O livro foi publicado originalmente em inglês em outubro do ano passado e faturou o prêmio de Livro de Negócios do Ano do Financial Times & Goldman Sachs. Segundo Lionel Barber, editor do Financial Times e presidente do corpo de jurados da láurea, trata-se de "um livro inspiracional de negócios que captura a cultura da Amazon e o caráter de seu fundador Jeff Bezos. É uma leitura obrigatória para os inovadores mundo afora."

A obra de Stone é realmente fantástica. E não apenas porque a história de Jeff Bezos e da Amazon já é por si só fascinante, mas principalmente porque o trabalho jornalístico do escritor é do mais alto nível. Como repórter da Business Week e correspondente do The New York Times, Stone já conhecia de perto o modus operandi da gigante de Seattle e de seu idealizador. Talvez por isso, resolveu mergulhar mais fundo, e acabou por escrever um texto definitivo sobre a "intrínseca" história de ambos.

Merece destaque a pesquisa que o jornalista fez sobre a biografia e o estilo de Jeff Bezos. Stone descobriu uma pesquisadora que, ao estudar o sistema texano de escola para crianças superdotadas para escrever um livro, passou uma semana com um garoto de 10 anos. E quem era esse garoto? Jeff Bezos. O livro que ela escreveria jamais seria publicado, mas isso não impediu Brad Stone de lê-lo e entrevistar sua autora para traçar o perfil de Jeff Bezos como criança.

Ainda mais surpreendente é a descoberta do pai biológico de Jeff Bezos, que se afastou da família quando este ainda era pequeno. Brad Stone não só descobriu seu paradeiro como lhe deu a notícia em primeira mão. O homem não sabia que Bezos era seu filho.

Com um texto cativante e prazeroso, A Loja de Tudo é leitura obrigatória para editores, livreiros, profissionais do livro, escritores ou qualquer pessoa que queira entender as transformações pelas quais a indústria do livro está passando. Brad Stone não escolhe lados e procura apresentar um relato isento, que pode agradar tanto os que amam a Amazon como aqueles que amam odiá-la.

Ironicamente, o livro estará entre os primeiros títulos físicos que a Amazon brasileira passará a comercializar nos próximos meses. E quem não quiser esperar, pode sempre comprar a edição digital aqui.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Carlo Carrenho traz dados e análises sobre os mais recentes dados do mercado editorial sueco
Carlo Carrenho compartilha sua apresentação, análises e dados sobre o mercado de audiolivros na região nórdica, apresentado no Parix Audio Day 2025 em Madri
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
​ Leticya Pires apresenta em 'Você gosta de ganhar presente?' uma história que desperta a curiosidade e o encantamento sobre o significado dos presentes
O livro conta a história de Mathias Rodrigues, um menino superdotado de sete anos que, mesmo cercado por amor, enfrenta os desafios de crescer em uma família de pais separados
Inventamos a ficção para viver as muitas vidas que gostaríamos de ter.
Mario Vargas Llosa
Escritor peruano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar