Publicidade
Publicidade
Resoluções editoriais para o ano de 2014
PublishNews, 16/01/2014
Resoluções editoriais para o ano de 2014

Se você trabalha em uma editora, eu gostaria que você fizesse as seguintes resoluções de ano novo:

- Me sentir menos Deus e senhor das opiniões;

- Me integrar mais com novas tecnologias;

- Comprar um leitor de livro digital para entender melhor o produto que comecei a colocar no mercado;

- Ser mais direto;

- Não vou ter medo de novas tecnologias;

- Analisarei meus colegas de trabalho mais pela produção e pelos resultados e menos pelo horário que ele entra e sai da editora;

- Vou respirar melhor;

- Vou me despir dos preconceitos: incluindo os literários;

- Vou admirar um autor famoso e bem-sucedido, mesmo que eu não me identifique com a literatura dele;

- Vou ouvir mais os nativos digitais para saber o que eles querem e tentar me encaixar nisso;

- Verei as lojas de e-books como novos lojistas e não como inimigos ou baby-sitters que devem executar sem argumentos o que eu não ousaria exigir das lojas físicas para terem os meus livros nas estantes;

- Vou ver com carinho o setor digital dos e-books da empresa e tentar me entrosar para ver como posso ajudar; (Rá Rá... totalmente tendenciosa, mas fazer o quê se o meu compromisso é mesmo com o livro digital?)

- Vou fazer um bom briefing para o marketing da empresa pensar em ações para divulgar o livro digital…coitados dos e-books, tão esquecidos nas campanhas de 2013;

- Vou ser destemida/o no mercado, no que se referir a tomadas de decisões;

- Todo o meu acervo deve estar disponível em digital até o final do ano (ok ok…essa é por conta da leitora dentro de mim!)

Gostaria de ter uma personalidade mais elástica e agora vislumbrar o que o editor gostaria de uma Livraria de e-books ou de livrarias em geral. Mas não sou tão criativa e por isso preciso de sua ajuda. O que você gostaria, para o ano de 2014, das livrarias, dos autores e de todos os envolvidos no mercado editorial? Qual é a sua visão do mercado e quais a resoluções que gostaria que nós, do lado de cá, fizéssemos?

Me mande suas sugestões para o camila.cabete@gmail.com e eu vou publicar na próxima coluna. O objetivo aqui é saber o que queremos uns dos outros e, como andei escrevendo anteriormente, melhorar a comunicação (please, direct to the point, como diz o meu chefe ;). Acho sinceramente que a era de negociação nebulosa já era. Aguardo vocês!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
A única exigência que faço aos meus leitores é que devem dedicar as suas vidas à leitura das minhas obras.
James Joyce
Escritor irlandês (1882-1941)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar