Se você trabalha em uma editora, eu gostaria que você fizesse as seguintes resoluções de ano novo:
- Me sentir menos Deus e senhor das opiniões;
- Me integrar mais com novas tecnologias;
- Comprar um leitor de livro digital para entender melhor o produto que comecei a colocar no mercado;
- Ser mais direto;
- Não vou ter medo de novas tecnologias;
- Analisarei meus colegas de trabalho mais pela produção e pelos resultados e menos pelo horário que ele entra e sai da editora;
- Vou respirar melhor;
- Vou me despir dos preconceitos: incluindo os literários;
- Vou admirar um autor famoso e bem-sucedido, mesmo que eu não me identifique com a literatura dele;
- Vou ouvir mais os nativos digitais para saber o que eles querem e tentar me encaixar nisso;
- Verei as lojas de e-books como novos lojistas e não como inimigos ou baby-sitters que devem executar sem argumentos o que eu não ousaria exigir das lojas físicas para terem os meus livros nas estantes;
- Vou ver com carinho o setor digital dos e-books da empresa e tentar me entrosar para ver como posso ajudar; (Rá Rá... totalmente tendenciosa, mas fazer o quê se o meu compromisso é mesmo com o livro digital?)
- Vou fazer um bom briefing para o marketing da empresa pensar em ações para divulgar o livro digital…coitados dos e-books, tão esquecidos nas campanhas de 2013;
- Vou ser destemida/o no mercado, no que se referir a tomadas de decisões;
- Todo o meu acervo deve estar disponível em digital até o final do ano (ok ok…essa é por conta da leitora dentro de mim!)
Gostaria de ter uma personalidade mais elástica e agora vislumbrar o que o editor gostaria de uma Livraria de e-books ou de livrarias em geral. Mas não sou tão criativa e por isso preciso de sua ajuda. O que você gostaria, para o ano de 2014, das livrarias, dos autores e de todos os envolvidos no mercado editorial? Qual é a sua visão do mercado e quais a resoluções que gostaria que nós, do lado de cá, fizéssemos?
Me mande suas sugestões para o camila.cabete@gmail.com e eu vou publicar na próxima coluna. O objetivo aqui é saber o que queremos uns dos outros e, como andei escrevendo anteriormente, melhorar a comunicação (please, direct to the point, como diz o meu chefe ;). Acho sinceramente que a era de negociação nebulosa já era. Aguardo vocês!
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?