Publicidade
Publicidade
O que uma experiência condominial tem a ver com o mercado editorial
PublishNews, 05/12/2013
reunião de condomínio e mercado editorial

Tem tantas coisas acontecendo no mercado, e eu aqui, comendo mosca, sem dar as caras na minha coluna querida. Que vergonha. Mas estou aqui! E com vontade de escrever sobre experiências pessoais que venho passando em meu condomínio.

Além da minha vida de businesswoman, a maior parte do meu tempo é dedicada a obras de casa, funcionamento do lar, cuidados com minha gata e reunião de condomínio. E como tenho aprendido com isso. Acho que uma pessoa só pode ser considerada adulta depois que de se ver obrigada a participar de uma reunião de condomínio. Deveria haver uma certificação do tipo: você passou por esta experiência e permaneceu sã, parabéns!

Eu escrevo aqui sobre e-books e minha rotina trabalhando com arquivos neste mercado de livros, mas hoje quero falar sobre relações humanas.É que eu acho que essa história de separação de vida pessoal e profissional uma balela. Afinal, alimentar minha gata é trabalho, ir a reunião de condomínio é trabalho, assim como assinar um contrato e pagar um pedreiro, visitar minha mãe, fazer reunião com chefe. Tudo entra na minha agenda e nas minhas discussões, textos, conselhos.

E vou dizer: a maior semelhança entre vivência de condôminos e nosso mercado editorial é a corrosão causada por esse câncer que é a falta de comunicação. Ninguém é obrigado a gostar, amar ninguém, mas a boa relação humana é mais que necessária para progredir. Já vi equipes editoriais ruírem por causa da falta de comunicação. E o pior: as pessoas mal intencionadas só obtêm sucesso nesses ambientes, onde ninguém se comunica com ninguém. Uma fofoquinha, uns achismos e BOMBA na equipe, e BOMBA no condomínio. Não se progride, não se resolve problemas. Fulano diz que ciclano fez ou falou isso, que causou aquilo. E, muitas vezes, o coitado do ciclano nem sonha com o que se passa. Isso não é justo. Temos que admitir que o clima de editoras/empresas editoriais famosas aqui em nosso país, muitas vezes chega a ser tóxico, concordam?

Acho que a minha colega de profissão e ideais, a Gabi Dias, foi super clara ao falar dos desafios técnicos para 2014. Mas aqui, para complementar sua coluna, acrescento o nosso desafio como ser humano: se comunicar, ser franco, com carinho, mas olho no olho.

Afinal, estamos todos no mesmo barco. Por mais diferentes que as pessoas sejam, temos sempre o mesmo objetivo: sermos felizes. No fundo, aquele síndico sem poder de comunicação, a vizinha estourada e o porteiro indisciplinado, nada mais são que pessoas que desejam ser felizes. E para progredir, precisamos resolver as questões como adultos, de frente, sem intermediários. Aprendemos isso no jardim de infância, mas somos teimosos, e algumas vezes só aprendemos com muitas sessões de terapia.

É isso, acho que o maior desafio para todas as áreas, em todos os lares está na comunicação, no carinho com as pessoas ao seu redor. Ser menos maldoso, menos cricri, é só consequência quando se tem em mente que a outra pessoa só quer o que você também deseja, ela é igual a você em muitos aspectos.

Desculpe o clichê (agora está na moda dizer que tudo o que se fala de forma pessoal, de coração é clichê, e eu sigo a moda), para esclarecer, não tenho religião e não encontrei o meu salvador… Só fiquei inspirada com a minha reunião de condomínio.

Feliz Natal, Feliz Hanukkah, Feliz ano novo!

camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma obra infantojuvenil e um livro que analisa o tecido político nacional
Em sua coluna, Henrique Rodrigues enumera situações com pessoas “esquecidas” pelo setor de livros
Em novo texto, Vanessa Passos discorre sobre a força do romance de Anna Maria publicado pela Quelônio
Em novo artigo, André Palme fala sobre as experiências que viveu em sua 11ª Bienal do Livro
A Flip e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc promoveram na última semana o Ciclo do Autor Homenageado, na capital paulista; ouça a mesa de abertura do evento
Escrever é, e sempre foi, um prazer.
Maria Valéria Rezende
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar