Publicidade
Publicidade
Bem vindos à Googleocracia
PublishNews, 07/06/2013
Quando a informação é crime

“Ler é poder” é bem mais que um slogan preguiçoso para campanhas de promoção do livro. O conhecimento obtido por meio do texto é, como disse Voltaire, como o fogo, e de fato pode conferir poder ao leitor, apoderá-lo. E esse poder ao leitor é muitas vezes obtido com a transferência, isto é, retirando-se poder de um grupo. É por isso que livros eram tão temidos pelos “poderosos”; por isso um livro para existir tinha até pouco tempo que conter as autorizações do Rei (“com privilégio de S. Majestade”) e da Igreja (“imprimatur, nihil obstat”). Foi preciso deflagrar um Estado sem Rei e sem Igreja — a França revolucionária — para que um texto tão poderoso e apoderador como “A Declaração dos Direitos do Homem” pudesse ser publicado, disseminado e promovesse revoluções mundo afora. Mesmo no Brasil, onde a imprensa era proibida, a “Declaração” incendiou ideias libertárias (em “Revoluções” e “Insurreições” logo massacradas).

A utopia da “República das Letras” — o acesso livre e completo ao conhecimento para todos — parece ter se concretizado, tecno-magicamente, com a internet. Ou parecia. McLuhan (sempre ele) já falava, há 50 anos, em como um mundo “circuitado”, onde as ideias circulassem sem barreiras de tempo e espaço, impediria a manipulação dos fatos pelo governo, o fascismo, a demagogia.

Portanto é tanto decepcionante quanto paradoxal que o país que deu ao mundo o poder livre à informação (internet) seja também o pioneiro em condenar pessoas por exercer tal poder. Essa semana começou o julgamento que provavelmente condenará Brad Manninga passar o resto da vida na prisão. O crime do soldado de 22 anos foi publicar na internet um video de fuzileiros americanos matando civis iraquianos e jornalistas em uma “orgia de sangue” (desmentindo a versão oficial do governo dos Estados Unidos para o “incidente” ocorrido na “Operação Liberdade”). Manning ainda liberou ao público centenas de documentos “classificados”, por meio da Wikileaks, o grupo de radicais da informação que torna transparentes os segredos e conchavos dos governos. O líder da Wikileaks, Julian Assange, procurado oficialmente por um processo de atentado ao pudor na Suécia, está há quase três anos refugiado na Embaixada do Equador em Londres.

Melhor sorte não teve Aaron Swartz. O brilhante programador tinha 26 anos quando enforcou-se, após ser condenado por “fraude eletrônica”. Oficialmente, seu crime foi criar um sistema que baixava e tornava público os artigos científicos de uma biblioteca acadêmica digital. Isto é, foi condenado por divulgação científica. O que incomodava os poderosos, no entanto, era seu ativismo cibernético. Ele foi o fundador do Watchdog.net, que agregava e publicava dados sobre os congressistas americanos; publicou um Manifesto da Guerrilha para o Acesso Livre e conduzia pesquisas sobre corrupção nos governos em Harvard (no laboratório custeado pelo bilionário brasileiro Edmond J. Safra). Era também um dos principais articulares contra o SOPA, a iniciativa do Congresso norte-americano de, com o pretexto de combater a pirataria, “regular” a internet (para, de fato, controlá-la).

Se a SOPA tivesse sido implantada, talvez o caldo não estivesse entornando agora em Istanbul, onde protestos contra a construção de um shopping center em uma praça podem descambar em guerra civil. Com uma legislação como o SOPA, e um botão para desligar a internet, o presidente Erdogan ficaria mais tranquilo. “Para mim, a midia social é a maior ameaça à sociedade”, disse a autoridade turca, sem se tocar de que é a sociedade que está sendo ameaçada pelo regime, e não o contrário. Foi o povo turco que se mobilizou, compartilhando o fogo da informação, e desmascarando o governo. Está lá, na velha Declaração: “nenhum indivíduo pode exercer poder que não emane da nação, do povo”.

Culpar a midia social por disseminar informação e aglutinar a opinião e a vontade de um povo é de se esperar de regimes “autoritários”. Porém sociedades “democráticas” estão bem atentas ao poder da informação instantânea e, se não podem contê-la, talvez tentam vigiá-la. Veio à tona uma apresentação de powerpoint, supostamente da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, explicitando que o governo dos Estados Unidos tem livre acesso a servidores da Google, do Facebook, Yahoo, entre outros. Assim, supostamente, as fotos que você postou do seu gato — assim todas as opiniões que você emitiu, e tudo o que você pesquisou online — são de conhecimento do governo norte-americano. Durma bem.

Pode ser que o problema não esteja na internet, mas no governo. Ou governos — norte-americano, turco, brasileiro, qualquer um. Pode ser que eles já não se adequem à internet, ao poder que emana do povo circuitado pela internet. Talvez os governos sejam o Ancient Régime, que ficará para trás (pode ser que tenhamos de guilhotinar algumas cabeças). Segundo o líder do “Terceiro maior partido dos Estados Unidos”, Larry Page, do Google, “há muitas coisas importantes e sensacionais que podemos fazer. Mas não podemos porque são ilegais, ou não são permitidas pelas regulamentações. Isso faz sentido. Não queremos que o mundo mude rápido demais. Talvez só uma pequena parte do mundo.” Bem vindos à googleocracia.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Em literatura, os bons tradutores costumam ser bons escritores, mas o essencial é ser um bom leitor.
Alexandre Barbosa de Souza
Escritor e tradutor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar