Publicidade
Publicidade
E-books responderão por 2,63 por cento do mercado em 2013
Publishnews, Carlo Carrenho, 16/01/2013
Carlo Carrenho analisa os números de livros digitais em 2012 e monta uma estimativa de como estarão as vendas em 2013.

Em uma matéria publicada n'O Estado de São Paulo na última semana, a competente jornalista Maria Fernanda Rodrigues publicou alguns dados bastante reveladores obtidos em uma entrevista com Robert Feith, o presidente do conselho da poderosa DLD (Distribuidora de Livros Digitais) que agrega e distribui de forma exclusiva os e-books da Objetiva, Record, Planeta, Rocco, L&PM, Novo Conceito e Sextante. Vamos aos dados:

  • A DLD vendeu 50 mil exemplares digitais em dezembro de 2012
  • As vendas de e-books cresceram 110% em dezembro se comparadas a novembro de 2012
  • O crescimento das vendas de e-books foi de 900% entre dezembro de 2012 e dezembro de 2011. ("A venda dos e-books cresceu exatamente dez vezes...", declarou Feith).
  • A expectativa da DLD é que o crescimento seja de 250 a 300% em 2012

Estes dados são bastante interessantes e já permitem algumas conclusões, mas falta uma variável fundamental para que se possa extrapolar estes números para o mercado total: o market share da DLD. Em busca deste número, conversei informalmente com algumas e-bookstores e a participação dos títulos da DLD em suas vendas varia bastante, de 20 a 45%. Diante destes dados e considerando a relevância do catálogo da DLD e seu tamanho - entre 1.900 e 2.000 títulos -, é possível arriscar um chute - ou guesstimate, como dizem os gringos - que a DLD é hoje responsável por um terço das vendas de livros digitais. Ou seja, o mercado teria vendido 150 mil e-books em dezembro de 2012 se a DLD vendeu 50 mil exemplares.

E quanto isso representa do mercado? É possível faz um cálculo aproximado, utilizando-se a última pesquisa de Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro publicada pela Câmara Brasileira e elaborada pela FIPE, e que se refere ao ano de 2011. Vejamos os dados apurados:

No caso do mercado digital, não faria sentido considerar nem didáticos e nem religiosos, cuja participação ainda é irrelevante. Já CTP é um setor que já começa a encontrar representatividade, até porque a Editora Saraiva possui o maior catálogo digital no Brasil com 2.800 títulos. Portanto, nossa base de comparação seria a soma de exemplares com CTP, que é 135.584.543 de exemplares ao ano ou 11.298.712 de exemplares em média.

Agora, teoricamente, bastaria pegar nossa estimativa de 150 mil livros digitais vendidos em dezembro no Brasil e compará-la com a média mensal de 2011, já tomando a licença poética de que não haveria crescimento em 2012, uma vez que não temos números de vendas para o ano passado. Mas há um problema: a sazonalidade. Dezembro é o pior mês do ano para se aplicar uma média baseada em vendas anuais, uma vez que é o mês de maior vendas. Para minimizar a sazonalidade, vou aplicar uma técnica pelo varejo que é considerar um ano de 13 meses, onde as vendas de dezembro seriam equivalentes a dois meses. Neste caso, nossa estimativa de venda de livros físicos em dezembro de 2012 baseada na pesquisa da CBL seria de 20.859.160 exemplares. E os 150 mil exemplares digitais equivaleriam a 0,72% do total de vendas físicas e digitais de dezembro de 2012. E, convenhamos, 0,72% é um número surpreendente.

O mais interessante, no entanto, seria saber não o número de dezembro, mas o número de 2012. Como o presidente da DLD apresentou as taxas de crescimento do mês passado em relação a novembro de 2012 e a dezembro de 2011, conseguimos fazer uma regressão exponencial que nos trará a curva de crescimento do mercado brasileiro, ainda que esta tenha um desvio padrão alto em virtude das poucas variáveis presentes. A curva está abaixo e já está extrapolada para estimar todo o mercado brasileiro, ou seja, os números da DLD foram multiplicados por três:

Para calcularmos as vendas do ano, basta aplicar a fórmula da regressão e somar os resultados de vendas estimadas em cada mês, o que nos traz um resultado de 632.546 e-books vendidos no Brasil em 2012. Comparado com o total de livros físicos vendidos anualmente (2011) dos setores de CTP e Obras Gerais (135.584.543), o mercado digital brasileiro em 2012 teria sido responsável por 0,47% dos exemplares vendidos. (É importante realçar que estas porcentagens consideram apenas livros das áreas de CTP e Obras Gerais).

E para 2013? É possível estimar alguma coisa? Bem, baseando-se ainda nos números e previsões da DLD divulgados por Robert Feith e na premissa de que a DLD possui 33,33% do mercado brasileiro e continuará assim, é possível fazer a mesma regressão exponencial para o ano que vem. Como Feith espera um crescimento entre 200 e 300% ao final do ano, em dezembro de 2013, apliquei a média de 250% sobre as vendas de dezembro de 2012. As vendas estimadas da DLD no último mês deste ano seriam então 175.000 exemplares e foram extrapoladas para 525.000 exemplares vendidos pelo mercado como um todo. Vamos ao gráfico:

O total de exemplares vendidos em 2012, com base no gráfico, seria de 3.572.074. Se compararmos mais uma vez com a venda total de livros físicos das categorias CTP e Obras Gerais, o mercado digital em 2013 equivalerá a 2,63%.

Resumindo, baseando-se nos números da DLD divulgados pelo jornal O Estado de S.Paulo, utilizando-se as estimativas de vendas da pesquisa da CBL de 2011, considerando-se que a DLD representa um terço do mercado, isolando-se apenas os setores de CTP e Obras Gerais, e considerando-se uma forte sazonalidade do mês de dezembro (as vendas seriam o dobro dos outros meses), chegamos aos seguintes números do mercado de livros digitais brasileiros:

  • Em dezembro de 2012 o número de e-books vendidos equivaleu a 0,72% do número de exemplares físicos vendidos para os subsetores de CTP e Obras Gerais.
  • No ano de 2012, as vendas de exemplares digitais foi de 0,47% das vendas de exemplares físicos nos subsetores em que existe presença digital, i.e. CTP e Obras Gerais
  • Em 2013, baseando-se nas expectativas de crescimento da DLD, o mercado de e-books brasileiro deve ser responsável por 2,63% dos livros vendidos no Brasil nas categorias já mencionadas.

[Discussão]

Uma questão que ainda é difícil abordar é quanto as vendas digitais vão canibalizar as vendas físicas no Brasil. Ou seja, estes 3,5 milhões de livros digitais que serão vendidos em 2013 serão uma venda adicional? Ou simplesmente substituirão as vendas físicas? Ou será um pouco de cada? Qual a sua opinião? Deixe seu comentário abaixo.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Sem a cultura e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva.
Albert Camus
Escritor argeliano (1913-1960)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar