Publicidade
Publicidade
O autor: quem ele pensa que é?
PublishNews, 13/09/2012
O autor: quem ele pensa que é?

Direitos (de fato) para os autores, poder para a criação

Caiu a ministra, enfim. Não cabe aqui comentar sobre a complexa rede de interesses que a derrubou de um ministério que, em termos de participação no orçamento nacional, representa menos que a Marinha para a Bolívia. Porém é pertinente e urgente tratar de uma questão, que foi postergado pela gestão de Ana de Hollanda e que gerou polêmica e reflexão: o direito do autor, e seu papel na hora de definir, assumir e ser remunerado por esse direito.

Logo no começo de sua gestão, a Ministra mandou retirar do site do MinC a marca do Creative Commons. Foi um ato aparentemente sem efeitos práticos, mas que sinalizou um posicionamento — francamente reacionário — da pasta da Cultura em relação à modernização dos direitos dos autores, além de suspender o processo de evolução da Lei dos Direitos Autorais, que vinha, a passos lentos mas seguros, caminhando há sete anos.

À polêmica suscitada se seguiram respostas titubeantes (como a necessidade de licitação para contratar um serviço gratuito), que deixaram patente que a ministra, em termos de direitos autorais, olhava para trás, para o século 19, quando foi criado o atual instituto legal — o copyright.

Embora muita gente iguale “copyright” a “direito autoral”, basta uma tradução para deixar clara a diferença. “Copy right” é o direito de fazer cópias, ou seja, exemplares. É o instrumento pelo qual o autor cede os direito de impressão e comercialização. Portanto, é um direito da editora — não do autor. Quando as partes se encontraram em Berna, em 1886, para criar o Instituto, ficou claro que, no embate entre o interesse dos autores (liderados por Victor Hugo) e o das editoras, as últimas foram as vencedoras. É por isso que hoje se fala de copyright (um direito das editoras) e não de droit d’auteur.

A questão é que esse arranjo regulou e atendeu perfeitamente a necessidade de autores e editoras, e criou uma simbiose econômica estável, permitindo a consolidação da indústria publicadora. Os recursos indispensáveis para a disseminação da obra (impressão, distribuição, promoção) ficaram nas mãos das editoras. É por isso que hoje muitas pessoas, como a ex-ministra, equiparam “direitos autorais” a “direitos trabalhistas”. A relação entre as partes obedecia ao esquema básico do Capital: mão de obra (intelectual, que seja) dos autores e meios de produção, das editoras.

Mas isso foi até agora. No século 21, o digital colocou na mão dos criadores os meios de produção (“impressão”, distribuição, promoção). Técnica e teoricamente, o autor pode dispensar o intermediário entre ele e o leitor. A indústria fonográfica, a eterna boi de piranha da indústria cultural, já viu isso acontecer, e se agarrou ao antigo status quo até beirar à obsolescência. Alguns escritores também se apegam ao antigo sistema, com um banzo semelhante ao dos israelitas que, à caminho da Terra Prometida, lembravam das cebolas e dos alhos que comiam no cativeiro. A liberdade pesa.

Pode-se discutir se o Creative Commons é a melhor solução para suceder ao cada vez mais defasado instituto do copyright — mas temos que reconhecer que ele é uma ação, não uma reação. Em essência, o que ele faz é deixar claro o modo como o autor exerce seu direito. O criador pode optar por exigir remuneração e crédito pela replicação de sua obra ou, no outro extremo, estimular o livre diálogo criativo e os desdobramentos e alcances de sua obra (aqui temos um exemplo de remix infeliz mas frutífero). O importante é que cabe a ele, e não ao intermediário, a decisão. Isso é uma tomada de poder.

Instituir o Creative Commons ou outra forma de ordenamento legal vai ajudar a regular, mesmo economicamente, a criação digital, diminuir o risco da entropia total (pirataria, plágio), dar poder (e flexibilidade de uso) ao criador e resolver o paradoxo imposto pelo “copyright” — a quem o autor vai ceder “o direito de cópia” sobre suas criações que, por imateriais, não precisam ser “copiadas” (replicadas)?

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Quando a pele arrepia, pode ter certeza que aquilo é poesia, é um poema bem feito.
Francisco Alvim
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar