Publicidade
Publicidade
‘Sede alugada’
PublishNews, 12/09/2012
‘Sede alugada’

No início, e ao longo de quase todo o século 20, mencionar que as sociedades tinham “sede própria” transmitia estabilidade e credibilidade ao negócio, assim como ser dono de terras (em inglês, locador é chamado de “landlord”, literalmente senhor da terra) denotava riqueza. Do meio para o final do século 20 o poder se concentra no capital, e nesse início de século 21 reside na posse de conhecimento.

Em célebre citação de Thomas Jefferson “If nature has made any one thing less susceptible than all others of exclusive property, it is the action of the thinking power called an idea, which an individual may exclusively possess as long as he keeps it to himself; but the moment it is divulged, it forces itself into the possession of everyone, and the receiver cannot dispossess himself of it. Its peculiar character, too, is that no one possesses the less, because every other possesses the whole of it. He, who receives an idea from me, receives instruction himself without lessening mine; as he who lights his taper at mine, receives light without darkening me.”

Logo, quem tem acesso ao conhecimento pode ter a sua “fonte de riqueza” e trabalhar a matéria prima disponível. O ponto central desse texto é a palavra “acesso”. Várias reflexões recentes apontam para o fim da sociedade baseada na propriedade e a prevalência da sociedade caracterizada pelo acesso, ou aluguel, ou empréstimo (veja Kevin Kelly, Access is Better than Ownnership). Assim, não preciso imobilizar capital na compra de carro, alugo um quando necessário, novo e segurado; da mesma forma alugo um apartamento e não durmo sobre milhões, que em vez de aplicados em cimento, transitam por ações de companhias; até as consumistas podem alugar bolsas de marcas renomadas (!), por 1 dia.

Na área cultural, não compro um DVD, assisto no pay per view (isso mesmo! pago para ver, não para ter), não compro CD, ouço música no streaming, ou faço download somente da faixa que quero ouvir (ai meus LPs!), e não compro um livro, pago pela licença de leitura, que pode ser limitada no tempo, e já vi até time-sharing de obras de arte (quadro pendurado na parede por uns tempos).

Ocorre que toda a sociedade, desde Gutenberg, se caracterizou, no setor cultural, pela propriedade do bem corpóreo; do livro, do vídeo cassete, do DVD, assim como todo o Direito regulou esse vínculo das pessoas com as coisas com base, preponderantemente, na premissa da propriedade do bem físico.

Agora, a sociedade se pauta pela crescente mentalidade de compartilhamento (share) de informação, pela prática de procurar acesso aos bens disponíveis, por meio da internet, onde se aprecia um quadro, lê-se um livro e ouvem-se músicas, tudo no mesmo aparelho.

Um milhão de dólares hoje não é, geralmente, representado por um cheque, mas por um milhão de notas de 1 dólar, o que significa muitas pessoas pagando pouco pelo acesso a um livro, e não uma pessoa comprando um exemplar raro da obra. O perfil dos negócios contemporâneos é ter muitas pessoas pagando pouco pelo acesso às obras, do que poucas pagando muito para ter a obra com exclusividade.

Extraio duas reflexões dessa constatação. Primeiro, que o Direito vai se amoldando às novas formas de vinculação das pessoas aos bens, e enfrentando as novas questões (quando morre um proprietário de e-book seus herdeiros herdam a licença de leitura? Podem ter acesso às suas contas de redes sociais e de emails? Quantas vezes um e-book pode ser emprestado simultaneamente numa biblioteca?).

E a segunda é que, se a massa consome, isto é, tem acesso aos bens, alguém os detém, é seu “dono”, e franqueia esse acesso, bem como fabrica as estradas (softwares e hardwares) que conduzem multidões virtuais a esses bens, pagando cada um muito pouco. Mas os donos do conhecimento certamente se instalam em sede alugada.

Gustavo Martins de Almeida é carioca, advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Em sua coluna, Gustavo Martins de Almeida aborda os reflexos jurídicos das novas formas e hábitos de transmissão de informações e de conhecimento. De forma coloquial, pretende esclarecer o mercado editorial acerca dos direitos que o afetam e expor a repercussão decorrente das sucessivas e relevantes inovações tecnológicas e de comportamento. Seu e-mail é gmapublish@gmail.com.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
O direito de autor de obra literária de conservá-la inédita é absoluto? Esse direito passa para seus herdeiros com a sua morte?
Em novo artigo, Gustavo Martins de Almeida aborda o projeto de lei que visa regular o uso da inteligência artificial e discute a polêmica por trás da pergunta
Lei de Acesso à Informação ainda não foi estudada sob o novo ângulo dos usos da inteligência artificial, de recriação e abertura de arquivos, comportando enorme potencial de debate e repercussão no segmento de informação
Em novo artigo, Gustavo Martins fala sobre o potencial das interações culturais com mobiliário urbano e como isso poderia ser melhor aproveitado no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Há que se pensar que a literatura hoje passa pela internet e por aqueles que têm acesso à internet.
Beatriz Sarlo
Crítica literária argentina
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar