Publicidade
Publicidade
Vivendo no mundo das coisas que não existem
PublishNews, 06/10/2011
O mundo das coisas que não existem

O que venho lendo e discutindo com colegas de profissão e de vida é o conceito de volatilidade de um livro digital. Realmente, você não o leva para casa. Não perde por causa da greve dos correios. Não enche sua estante de casa de livros e de bolor (vivo em Copacabana e meus livros preferidos estão bem manchados – que raiva!). Realmente, dou meu braço entusiasta a torcer. A Amazon fez aquela coisa horrorosa que foi retirar da estante virtual dos leitores determinado livro por vendê-lo sem ter o direito de fazê-lo. Todos os leitores se sentiram impotentes. Deu o maior assunto para a imprensa mundial e muniu os anti-ebooks de motivos e justificativas.

O que eu acho engraçado é que ninguém se dá conta de que quase tudo o que temos hoje é virtual. O seu dinheiro lá no banco é uma mentira. Sugiro que não use mais conta bancária, pois transformou nosso dinheiro em algo fora de nosso controle. Já pensou se dá uma pane nos servidores e você fica zerado? Ou se alguém muito engraçadinho coloca lá no sistema do banco que doou todas as suas economias para uma colunista do PublishNews? Haja briga até você reaver seu dinheiro! Nosso imposto de renda, quem diria, virou um programa... envio online... que loucura tudo isso!

Mas brincadeiras a parte, pensemos bem. Tudo o que tenho em meu computador não é palpável. Minhas fotos de viagens inesquecíveis... (nem conto com a possibilidade de imprimi-las - lembrem-se de onde moro). Se eu não fizer backup toda semana, baubau! Mais cedo ou mais tarde, meu fofo macbook vai morrer, e levará com ele toda a história da minha vida! Eu desaparecerei com ele?

Faço backup de meu sistema, dos meus e-books e espero que minhas livrarias preferidas e banco (por favor Itaú não me decepcione) também façam backup.

É verdade... somos quase ciborgues. E eu gosto disso. Gostarei ainda mais quando eu puder viajar somente com minha nécessaire.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
O 'mundo de 2025' ficou obsoleto antes mesmo de se consolidar; ainda assim, insistimos em respostas simples para problemas complexos
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana, uma nova tirinha
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrever é praticar a magia delirante da linguagem.
Stella Maris Rezende
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar