Publicidade
Prêmio Camões 2023 vai para o português João Barrento
PublishNews, Redação, 10/10/2023
Ensaísta, crítico literário, cronista e tradutor português conquista o prêmio mais importante da literatura em língua portuguesa

João Barrento | © Divulgação
João Barrento | © Divulgação
O ensaísta, crítico literário, cronista e tradutor português João Barrento é o vencedor do Prêmio Camões 2023, a mais importante premiação da literatura em língua portuguesa. Barrento foi escolhido após consenso entre os jurados, em reunião realizada de forma virtual na última terça-feira (10).

“João Barrento foi reconhecido pelo júri como autor de uma obra relevante e singular em que avultam o ensaio e a tradução literária. Em particular, as suas traduções de literatura de língua alemã, que vão da idade média à época contemporânea, e em todos os gêneros literários, formam o mais consistente corpo de traduções literárias do nosso patrimônio cultural e constituem indubitavelmente um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial”, diz a justificativa apresentada pelo júri.

João foi professor de literatura e tradução da Universidade Nova de Lisboa e já traduziu para o português obras de Goethe, Kafka e Robert Musil.

Por aqui, ele assina a tradução de obras como Fausto (2023), Rua de mão única — Infância berlinense: 1900 (2013), Ideia da prosa (2012) e vários outros títulos publicados na coleção Filô, coordenada por Gilson Iannini, e que pertence à editora Autêntica.

Logo após o anúncio, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parabenizou Barrento: “É uma alegria ver nomes valorosos da Literatura recebendo reconhecimento por seu trabalho. João Barrento tem uma importante contribuição na formação do público, para além das traduções, é autor de ensaios e crônicas atemporais riquíssimas”.

O júri foi composto por seis membros: os professores portugueses Abel Barros Baptista e Isabel Cristina Mateus; o escritor Deonísio da Silvia e o professor Cléber Ranieri Ribas de Almeida, ambos brasileiros; e os dois representantes das demais nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): a professora Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe, e o ensaísta e crítico de arte Dionísio Bahule, de Moçambique.

O autor premiado, além de ter o conjunto de sua obra reconhecida, recebe uma láurea no valor de € 100 mil. Metade deste valor é subsidiado pela Fundação Biblioteca Nacional.

“João Barrento é dos nomes mais representativos da literatura portuguesa. Sua trajetória de professor, pesquisador, prosador e tradutor constitui uma das mais sólidas bases humanísticas do nosso tempo. Particularmente, preso a perspectiva de seus estudos alemães. Ótimo tradutor, excelente ensaísta - de que cito especialmente a sua biografia do poeta alemão Hölderling. Merecido prêmio. Reconhecimento e aplauso”, afirmou o presidente da FBN, Marco Lucchesi.

Nos últimos anos, os vencedores do Camões foram Silviano Santiago (2022), Paulina Chiziane (2021), Vítor Aguiar e Silva (2020) e Chico Buarque (2019).

[10/10/2023 15:00:00]
Matérias relacionadas
Entrega do principal prêmio literário da língua portuguesa contará com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e terá transmissão ao vivo
Escritora foi a primeira mulher africana a receber a distinção, considerada a mais importante do mundo lusófono
Cantor, compositor e escritor recebeu o diploma com quatro anos de atraso numa cerimônia em Portugal, com a presença dos presidentes Lula e Marcelo Rebelo
Leia também
Prêmio é organizado por livrarias independentes e acontece como parte da Independent Bookshop Week (IBW); são quatro categorias e vencedores serão anunciados em 20 de junho
Edição inglesa de 'Você é um monstro?', publicada pela Happy Yak, foi selecionada no prêmio que busca levar mais famílias às bibliotecas
Livro 'O invencível verão de Liliana' (publicado no Brasil pela Autêntica Contemporânea, com tradução de Silvia Massimini Felix) foi o vencedor na categoria Memórias ou Autobiografia