Publicidade
Participação brasileira na Istanbul Publishing Fellowship 2023 gera mais de US$ 145 mil
PublishNews, Redação, 04/07/2023
Edição deste ano contou com a participação de seis profissionais do mercado editorial brasileiro parceiros do Brazilian Publishers

A edição deste ano do Istanbul Publishing Fellowship, programa que leva editores do mundo inteiro para encontros com agentes internacionais na Turquia, resultou em mais de US$ 145 mil em novos negócios e 40 contatos comerciais para os participantes brasileiros. O evento ocorreu de 6 a 8 de junho, na Biblioteca Rami, em Istambul.

Na edição deste ano, seis profissionais do mercado brasileiro participaram do evento por meio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A Editora do Brasil, representada por Suria Oliveira, e a FTD Educação, representada por Isabel Lopes Coelho, participaram de maneira virtual.

A Editora Blucher, a Riff Literary Agency e a Abroadbooks também marcaram presença nos encontros virtuais, e foram representadas por Jonatas Eliakim Dangelo de Oliveira, Julia Wahmann e Denya Rabelo, respectivamente. Já Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e coordenadora do Brazilian Publishers, marcou presença fisicamente na 8ª edição do encontro organizado pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco.

Alguns dos destaques da programação brasileira durante os três dias do encontro incluíram uma reunião com o presidente da Associação de Editores do México, Hugo Serzer; e o seminário "Publicando em tempos difíceis: Tornando-se um editor refugiado", que contou com a participação de Olga Chychynska e Harun Al-Zir.

“Temos certeza de que os contatos realizados pelos participantes brasileiros durante o evento, tanto de maneira presencial quanto virtual, irão gerar ainda mais resultados para nosso mercado futuramente”, comentou Sevani Matos, presidente da CBL, em nota.

Para Rayanna Pereira, a experiência de conversar pessoalmente com editores do mundo inteiro é inestimável para a promoção da literatura brasileira no exterior: “É um prazer enorme participar mais uma vez do Istanbul Publishing Fellowship e encontrar tantos profissionais do mercado literário reunidos. A cada nova conversa, temos certeza de que a literatura brasileira tem muito espaço para crescer fora do Brasil e ser recebida de braços abertos por leitores de dezenas de países”, afirma.

[04/07/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Evento na Turquia foi o primeiro encontro editorial internacional de 2024 e contou com três representantes brasileiros
A 61ª da feira italiana ocorre de 8 a 11 de abril; estande brasileiro sediará dois eventos e expectativa é gerar US$ 448 mil em negócios com a venda de livros físicos e de direitos autorais
Livros precisam ter vencido o Prêmio Jabuti em qualquer edição; cada evento recebe diferentes categorias
Leia também
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros literários e paradidáticos
Fundada por André Castro e Cassia Carrenho, empresa sempre voltou suas atenções para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos no setor, e agora dá mais um passo em direção à expansão