Melhoramentos anuncia sua 'nova cara'
PublishNews, Talita Facchini, 23/04/2021
Além da identidade visual, a editora centenária passa por mudanças no time editorial e ainda a diversificação de títulos e autores

A Melhoramentos é amplamente conhecida no mercado editorial. Com 130 anos de história, a editora construiu nesse tempo, um catálogo robusto e lançou, até o momento, 11 mil obras. Hoje, são mantidos 1,7 mil títulos ativos e autores consagrados como Ziraldo, José Mauro de Vasconcelos, Ruth Rocha, Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira têm suas obras publicadas pela editora.

Há exatamente um ano, a casa centenária iniciou um processo de mudança, com o objetivo de ampliar suas possibilidades e unir tradição à modernidade. Em novembro passado, Fernanda Saboya – que se tornou diretora-geral da Melhoramentos em abril de 2020 – participou do Podcast do PublishNews e deu as primeiras informações sobre essa mudança geral. Agora, em nova conversa com o PN ela adianta os novos detalhes. “Vimos a necessidade de traduzir para o mercado essa transformação que toda empresa está passando. A gente quer, com essa reestruturação, não só ampliar os negócios em que a Melhoramentos atua – e ai eu falo como companhia – mas também consolidar cada unidade de negócio como protagonista”, disse. Além disso, o foco atual da editora está em diversificar canais, tecnologias e linhas editoriais e disponibilizar conteúdo em plataformas de áudio e digital.

Para marcar esse novo momento, a editora anuncia também sua nova identidade visual, que foi pensada pela empresa IN Consultoria de Marcas durante quase um ano.

Ainda sobre o time da Melhoramentos, nomes como Corina Campos, vencedora do Prêmio PublishNews 2019, e Claudionor Martim são os responsáveis pelo departamento comercial e de operações da casa.

Já a parte editorial passou a ser coordenado por Viviane Maurey (ex-Ubook), que tem a missão de expandir a atuação da empresa para outros segmentos. Em sua equipe fazem parte as editoras Juliana Costa (que coordena a produção editorial), Paula Carvalho (editora de livros de jovens adultos), Livia Mendonça, que é editora para adultos - que inclui o segmento gastronomia - e Joice Castilho, editora para o infantil - trade e licenças. Leila Bortolazzi completa o time na editoria de literatura infantojuvenil e cuida também da linha Michaelis.

O catálogo, claro, também se tornou parte importante dessa modernização. Além dos nomes clássicos da literatura brasileira, a “nova” Melhoramentos ganhou o reforço de Raphael Draccon e Ana Beatriz Brandão, que inauguram a categoria de fantasia na editora, Tiago de Melo Andrade, Toni Brandão, Fabio Yabu, Cleo Pires, Bruna Leite e Christian Figueiredo. A busca principal, segundo Saboya é pela diversidade. "Temos uma tradição de longa data e já bem consolidada no segmento de infantil e juvenil e nosso desafio agora, é sim, reposicionar a editora para ser uma editora para toda família. Então a gente está focando no público jovem adulto e, na parte dos adultos, vamos trabalhar muito ficção e não ficção focada no desenvolvimento pessoal, com mais foco na parentalidade", explicou. Saboya adiantou ainda que, por enquanto, as obras não serão divididas em selos, por conta de uma questão estratégica.


Para complementar essa matéria, tivemos uma rápida conversa com Fernanda Saboya, na qual ela adianta os títulos que estão por vir, explica em detalhes a nova fase da editora e as expectativas para o futuro. "O pessoal está muito empolgado com essa nova fase, acho que traz um engajamento muito forte e realmente uma tangibilização dessa mudança que a gente vem trazendo há um ano, de cultura, estratégia, de tudo isso que a gente já vem fazendo com os colaboradores. Agora a gente tem um marco dessa nova marca", contou.

[23/04/2021 09:00:00]