Os números de Ziraldo na Melhoramentos
PublishNews, Redação, 08/04/2024
Com a morte do autor, a editora divulgou um balanço da sua colaboração: 142 títulos e mais de 14 milhões de livros vendidos

A parceria de Ziraldo com a Editora Melhoramentos começou há mais de meio século, quando o autor ilustrava os livros e materiais de papelaria da editora e, em 1980, ganhou um marco com o mais famoso livro de Ziraldo, o primeiro na parceria com a editra: O menino maluquinho. Foi um grande sucesso já em seu lançamento, na Bienal Internacional de São Paulo, e até hoje teve 4 milhões de exemplares comercializados. Com a morte do autor no sábado, a editora divulgou um balanço da sua colaboração: 142 títulos e mais de 14 milhões de livros vendidos.

Os números de Ziraldo na Editora Melhoramentos entre 1980 e 2023:

  • 142 títulos, entre literários, manuais, e livros para adultos;
  • 14 títulos de atividades;
  • 10 títulos com a parceria de outros escritores;
  • 4 títulos de outros autores sobre Ziraldo;
  • 14 projetos especiais, parcerias com empresas e secretarias públicas de diversas áreas;
  • 30 títulos do autor formaram um catálogo em outros idiomas, principalmente espanhol e inglês.

“Os livros de Ziraldo sempre foram sucesso. E o eram de forma natural, pois o que encanta na sua literatura é justamente o fato de ele escrever sem a pretensão de ensinar, porém educando. Ele fala com a criança do ponto de vista dela, com o olhar dela e utiliza o humor como um parceiro da escrita. O Menino Maluquinho, por exemplo, é a criança arteira, ativa, brincalhona. Nunca essa visão perderá o frescor. Ao mesmo tempo, ele mostrava, já naquela época, o quanto era importante deixar a criança ser criança. São aprendizados inestimáveis e necessários de serem perpetuados”, destaca Carolina Alcoforado, diretora da Editora Melhoramentos, em nota.

“A capacidade de Ziraldo de equilibrar humor, sensibilidade e temas relevantes o destacaram como um mestre na arte de contar histórias. Sua influência vai além das páginas de seus livros, estendendo-se para gerações de escritores, ilustradores e educadores que encontraram inspiração em sua obra. Embora Ziraldo tenha partido, seu legado permanecerá vivo seus livros e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de serem tocados por sua obra, que continuará iluminar o caminho de crianças por todo o mundo, incentivando o amor pela leitura e pelo conhecimento”, disse Alfredo Weiszflog, referência no mercado editorial brasileiro e que esteve 50 anos à frente da Melhoramentos.

Os últimos países a integrarem a lista de onde as obras de Ziraldo foram publicadas são Turquia e Coreia do Sul, cujas obras foram lançadas em outubro de 2023, quando o artista completou 91 anos. A última obra de Ziraldo até agora editada pela Melhoramentos foi a coleção “Conta Tudo”, com os títulos Plano Perfeito e O Mistério dos 3 R´s.

“O falecimento de Ziraldo é uma perda incomensurável para o Brasil, para o mundo e para a literatura. Escritor, ilustrador, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e autor de inúmeros sucessos, compartilhamos com Ziraldo uma parceria e amizade de mais de 50 anos. Sua obra é uma referência e influenciou diferentes gerações, trazendo o prazer da leitura e o poder da imaginação para o universo infantil, um legado que seguirá ainda por muitas gerações”, comenta o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini.

Sua história com a Melhoramentos

Com o sucesso imediato do livro O menino maluquinho no seu lançamento na Bienal do Livro de São Paulo de 1980, a Editora Melhoramentos planejou com o autor um novo título por ano, intercalando na Bienal de São Paulo e Rio de Janeiro. A divulgação das obras nas escolas públicas e privadas fortaleceu Ziraldo como autor de livros para crianças – além de ele ser àquela altura conhecido editor, jornalista, cartazista, cartunista e dramaturgo.

“Trabalhar com a obra de Ziraldo foi uma grande honra. Ele tinha uma energia positiva e sabedoria únicas e era muito generoso em compartilhá-las com todos. Ele costumava brincar dizendo que `iríamos conquistar o mundo' e, de certa forma, realmente conquistamos com as suas histórias e literatura que atravessaram gerações e continuaram conosco´, Leila Bortolazzi, editora da Editora Melhoramentos, que trabalhou com o escritor desde os anos 90.

As obras de Ziraldo publicadas pela Editora Melhoramentos incluem:

  • O menino maluquinho
  • A professora muito maluquinha
  • O planeta lilás
  • O bichinho da maçã
  • Flicts
  • O planeta lilás
  • Coleção ABZ – letras A, E, I, O e U
  • Coleção Bichim e Corpim
  • Plano perfeito (parceria com a youtuber Nath Finanças)
  • O mistério dos 3 R´s (parceria com a youtuber Nath Finanças)
[08/04/2024 11:30:00]