Em nova fase, Melhoramentos anuncia o lançamento de dois produtos digitais editoriais
PublishNews, Guilherme Sobota, 08/02/2024
Além do ImaginaMundo e do Literama, companhia lançou nesta semana novos negócios também em outras frentes

Carolina Alcoforado foi movida para a posição de Diretora de Novos Negócios e Inovação da companhia | © Melhoramentos
Carolina Alcoforado foi movida para a posição de Diretora de Novos Negócios e Inovação da companhia | © Melhoramentos
Na semana em que anunciou uma nova fase do seu reposicionamento estratégico iniciado em 2020, a Melhoramentos também lança dois novos produtos digitais editoriais voltado para escolas: o ImaginaMundo e a distribuição do Literama, plataforma criada pela FTD Educação.

O primeiro, desenvolvido em parceria com A Taba e outros parceiros de tecnologia, é um livro interativo e digital para crianças do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). A plataforma combina elementos físicos, como livros impressos e atividades manuais, com componentes interativos digitais.

Já o Literama é uma plataforma de leitura gamificada voltada para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), que passa a ser distribuída exclusivamente pela editora.

Nas duas plataformas, os estudantes terão acesso a obras produzidas pela Editora Melhoramentos e também por outras casas do mercado.

“Com nosso novo portfólio, a área editorial alcançará toda a faixa etária em período escolar de 2 a 17 anos, com produtos físicos e digitais, de forma a oferecer o que mais se adequa ao perfil de cada aluno e escola, apoiando o trabalho dos professores na sala de aula”, destaca a diretora de Novos Negócios e Inovação, Carolina Alcoforado.

Ainda na área editorial, a coleção Planeta Leitura – que busca construir bibliotecas pessoas para os alunos – foi reformulada no ano passado. De acordo com a diretora, a casa editorial tem buscado adequar as experiências de leitura com os gostos dos leitores, oferecendo autonomia para os diversos agentes envolvidos no processo de aprendizagem. A ideia é construir um acompanhamento de longo de prazo, aprimorando capacidades de leitura desde o início da educação formal.

“Seguimos e reforçamos a publicação de livros físicos, com autores clássicos e também contemporâneos, para escolas e livrarias físicas e online. Os novos projetos estão alinhados com o nosso foco em oferecer conteúdo de qualidade em educação e entretenimento para o público infantojuvenil”, acrescenta a diretora.

Outra intenção da editora neste ano é utilizar com maior frequência a sua sede, no bairro da Lapa, em São Paulo, para eventos internos e externos.

Lançamentos

Capa brasileira de 'Argylle' | © Melhoramentos
Capa brasileira de 'Argylle' | © Melhoramentos
Um dos principais lançamentos da editora neste início de ano é o livro Argylle, de Elly Conway (traduzido aqui por Laura Pohl). O livro inspirou o filme Argylle – O superespião, em cartaz nos cinemas e com elenco estrelado que inclui Henry Cavill, Dua Lipa, Sam Rockwell e Bryan Cranston. A identidade da autora foi objeto de uma pequena celeuma na mídia americana, quando fãs da cantora Taylor Swift levantaram a possibilidade dela ter escrito o livro e publicado sob pseudônimo – teoria que foi desmentida em seguida.

Outro lançamento deste início de ano é coleção destinada ao público infantil, de 3 a 6 anos, O que tem na caixinha?. Composta por dois volumes iniciais – Bichinhos do jardim e Meu corpo é incrível – a coleção é uma proposta interativa e educativa. Ambos os volumes foram traduzidos por Sandra Pina.

A companhia

A companhia Melhoramentos – empresa de capital aberto que controla além da editora, negócios de base florestal renovável e imobiliário – ainda anunciou outros tipos de investimentos: lançamento de um novo negócio no setor imobiliário e novos produtos para o setor de embalagens. A Melhoramentos é produtora de fibra de alto rendimento, usada como matéria-prima de papéis de higiene e para embalagens.

“Com os projetos, avançamos em nossa estratégia que envolve, de um lado, capturar o máximo potencial dos negócios atuais e, de outro, diversificar e ampliar os nossos negócios por meio de novos produtos e serviços inovadores adjacentes”, afirma o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini, em nota.

Um dos novos negócios é a Altea, empresa de desenvolvimento imobiliário sustentável, agora aberta para novos sócios e parceiros. A nova marca da Melhoramentos nasce com áreas disponíveis que chegam a 152 milhões de m2, "com potencial diversificado para projetos logísticos, industriais, turísticos, residenciais e ambientais, localizados ao redor de São Paulo (Caieiras e Bragança Paulista) e no Sul de Minas Gerais (Camanducaia e Monte Verde)".

A Altea também será liderada por Carolina Alcoforado, que foi transferida do cargo de COO da companhia para assumir a área de Novos Negócios e Inovação.

[08/02/2024 08:00:00]