
Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a editora decidiu implementar uma série de mudanças e seguir para novas direções. No início do ano, por exemplo, a Melhoramentos anunciou a contratação de Corina Campos, vencedora do Prêmio PublishNews 2019. E quem esteve por trás dessa contratação foi Fernanda Saboya, que também entrou para o time da editora em abril, no cargo de diretora-geral.
Fernanda tem em seu histórico a passagem por agências de publicidade, experiência no meio digital e o trabalho na gigante Coca-Cola. Na conversa que teve com a nossa equipe no podcast dessa semana, ela traçou os paralelos entre trabalhar numa multinacional e numa editora com mais de um século de história. Para ela, o primeiro ponto é sobre a comunicação. “A Coca-Cola, embora seja uma indústria de bebida, é uma empresa de marketing no fim do dia [...] E quando você vai para a indústria do livro, tem muito essa parte de conteúdo que, obviamente, é o coração do produto. Em ambos os casos você tem que estar muito antenado com as tendências, com o que está acontecendo e com o que é culturalmente relevante”, definiu.

A Melhoramentos tem um catálogo predominantemente infantil e juvenil, e no início da pandemia, se deparou com escolas e livrarias fechadas. Com uma distribuição digital, num primeiro momento pouco engajada, Saboya teve que colocar em prática, num curto espaço de tempo, diversas mudanças para aumentar o faturamento da editora. “Começamos a trabalhar nossos clientes de e-commerce - que era uma coisa que a gente não fazia muito bem –, trabalhar melhor o nosso catálogo e trazer mais opções de produto que não fossem exclusivamente para as escolas. Tivemos que cancelar muita coisa que íamos colocar na rua e trazer novas opções”, explicou. Dentro dessa mudança no catálogo, destaque para o novo livro de Christian Figueiredo já figurou na lista dos mais vendidos do PN e que, de fato, dá uma nova cara para a Melhoramentos.
Na conversa com a nossa equipe Fernanda falou também sobre as novas formas de pensar o digital dentro do mercado editorial, sobre sua atuação dentro da Melhoramentos também na área de aquisição – “acabei me envolvendo muito com o editorial e confesso que fui mordida pelo bichinho da aquisição” – deu detalhes sobre os novos rumos da editora, sobre as mudanças no catálogo e na equipe e sobre as novidades que virão.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Somebody feed Phil - Netflix
This is Us - Fox Play
Hot date - Netflix
Vogue - Canal YouTube
O dilema das redes - Netflix
O próximo convidado dispensa apresentação - Netflix
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?