Publicidade
Publicidade
A 'nova' Melhoramentos
PublishNews, Talita Facchini, 03/11/2020
Podcast do PublishNews conversou com Fernanda Saboya, diretora geral da editora centenária que tem implantado uma série de mudanças nos últimos meses

Com 130 anos de história, a editora Melhoramentos criou nesse meio tempo, um catálogo robusto com mais de mil títulos - principalmente nas áreas infantil e juvenil – e se tornou a casa de autores importantes como Ziraldo, José Mauro de Vasconcelos, Ruth Rocha, Maurício de Souza e Pedro Bandeira, entre tantos outros.

Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a editora decidiu implementar uma série de mudanças e seguir para novas direções. No início do ano, por exemplo, a Melhoramentos anunciou a contratação de Corina Campos, vencedora do Prêmio PublishNews 2019. E quem esteve por trás dessa contratação foi Fernanda Saboya, que também entrou para o time da editora em abril, no cargo de diretora-geral.

Fernanda tem em seu histórico a passagem por agências de publicidade, experiência no meio digital e o trabalho na gigante Coca-Cola. Na conversa que teve com a nossa equipe no podcast dessa semana, ela traçou os paralelos entre trabalhar numa multinacional e numa editora com mais de um século de história. Para ela, o primeiro ponto é sobre a comunicação. “A Coca-Cola, embora seja uma indústria de bebida, é uma empresa de marketing no fim do dia [...] E quando você vai para a indústria do livro, tem muito essa parte de conteúdo que, obviamente, é o coração do produto. Em ambos os casos você tem que estar muito antenado com as tendências, com o que está acontecendo e com o que é culturalmente relevante”, definiu.

Outro paralelo apontado por Fernanda foi sobre a cadeia de distribuição, segundo Saboya, da mesma forma que o livro é intermediado – por meio de uma livraria ou distribuidora – com a indústria de bebida acontece da mesma forma. “É muito interessante como você tem que trabalhar sua força de venda e o seu parceiro, para que todos estejam muito alinhados e engajados com o teu produto, com a sua proposta e a sua aposta de que aquilo vai ser um sucesso”, explicou reforçando que essa foi uma das principais experiências que conseguiu trazer para dentro da editora.

A Melhoramentos tem um catálogo predominantemente infantil e juvenil, e no início da pandemia, se deparou com escolas e livrarias fechadas. Com uma distribuição digital, num primeiro momento pouco engajada, Saboya teve que colocar em prática, num curto espaço de tempo, diversas mudanças para aumentar o faturamento da editora. “Começamos a trabalhar nossos clientes de e-commerce - que era uma coisa que a gente não fazia muito bem –, trabalhar melhor o nosso catálogo e trazer mais opções de produto que não fossem exclusivamente para as escolas. Tivemos que cancelar muita coisa que íamos colocar na rua e trazer novas opções”, explicou. Dentro dessa mudança no catálogo, destaque para o novo livro de Christian Figueiredo já figurou na lista dos mais vendidos do PN e que, de fato, dá uma nova cara para a Melhoramentos.

Na conversa com a nossa equipe Fernanda falou também sobre as novas formas de pensar o digital dentro do mercado editorial, sobre sua atuação dentro da Melhoramentos também na área de aquisição – “acabei me envolvendo muito com o editorial e confesso que fui mordida pelo bichinho da aquisição” – deu detalhes sobre os novos rumos da editora, sobre as mudanças no catálogo e na equipe e sobre as novidades que virão.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Somebody feed Phil - Netflix
This is Us - Fox Play
Hot date - Netflix
Vogue - Canal YouTube
O dilema das redes - Netflix
O próximo convidado dispensa apresentação - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Idealizador do @Book.ster, Pedro Pacífico fala, no Podcast do PublishNews, sobre a sua relação com as editoras e detalha o perfil do seu público
Podcast do PublishNews recebe a narradora Priscila Scholz e Clayton Heringer, produtor artístico da Tocalivros
Anja Riedeberger, do Instituto Goethe, e Vicent Zonca, do Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, falam dos respectivos programas de apoio à tradução e à publicação
Felipe Poletti, diretor editorial da Editora do Brasil, e Natália Vieira, da consultoria Radar de Licitações, falam sobre a importância das compras governamentais para as editoras e como as pequenas e médias editoras podem acessar os editais
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Idealizador do @Book.ster, Pedro Pacífico fala, no Podcast do PublishNews, sobre a sua relação com as editoras e detalha o perfil do seu público
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Podcast do PublishNews recebe a narradora Priscila Scholz e Clayton Heringer, produtor artístico da Tocalivros
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Anja Riedeberger, do Instituto Goethe, e Vicent Zonca, do Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, falam dos respectivos programas de apoio à tradução e à publicação
A escrita é uma batalha perdida.
Amilcar Bettega
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar