Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a editora decidiu implementar uma série de mudanças e seguir para novas direções. No início do ano, por exemplo, a Melhoramentos anunciou a contratação de Corina Campos, vencedora do Prêmio PublishNews 2019. E quem esteve por trás dessa contratação foi Fernanda Saboya, que também entrou para o time da editora em abril, no cargo de diretora-geral.
Fernanda tem em seu histórico a passagem por agências de publicidade, experiência no meio digital e o trabalho na gigante Coca-Cola. Na conversa que teve com a nossa equipe no podcast dessa semana, ela traçou os paralelos entre trabalhar numa multinacional e numa editora com mais de um século de história. Para ela, o primeiro ponto é sobre a comunicação. “A Coca-Cola, embora seja uma indústria de bebida, é uma empresa de marketing no fim do dia [...] E quando você vai para a indústria do livro, tem muito essa parte de conteúdo que, obviamente, é o coração do produto. Em ambos os casos você tem que estar muito antenado com as tendências, com o que está acontecendo e com o que é culturalmente relevante”, definiu.
Outro paralelo apontado por Fernanda foi sobre a cadeia de distribuição, segundo Saboya, da mesma forma que o livro é intermediado – por meio de uma livraria ou distribuidora – com a indústria de bebida acontece da mesma forma. “É muito interessante como você tem que trabalhar sua força de venda e o seu parceiro, para que todos estejam muito alinhados e engajados com o teu produto, com a sua proposta e a sua aposta de que aquilo vai ser um sucesso”, explicou reforçando que essa foi uma das principais experiências que conseguiu trazer para dentro da editora.A Melhoramentos tem um catálogo predominantemente infantil e juvenil, e no início da pandemia, se deparou com escolas e livrarias fechadas. Com uma distribuição digital, num primeiro momento pouco engajada, Saboya teve que colocar em prática, num curto espaço de tempo, diversas mudanças para aumentar o faturamento da editora. “Começamos a trabalhar nossos clientes de e-commerce - que era uma coisa que a gente não fazia muito bem –, trabalhar melhor o nosso catálogo e trazer mais opções de produto que não fossem exclusivamente para as escolas. Tivemos que cancelar muita coisa que íamos colocar na rua e trazer novas opções”, explicou. Dentro dessa mudança no catálogo, destaque para o novo livro de Christian Figueiredo já figurou na lista dos mais vendidos do PN e que, de fato, dá uma nova cara para a Melhoramentos.
Na conversa com a nossa equipe Fernanda falou também sobre as novas formas de pensar o digital dentro do mercado editorial, sobre sua atuação dentro da Melhoramentos também na área de aquisição – “acabei me envolvendo muito com o editorial e confesso que fui mordida pelo bichinho da aquisição” – deu detalhes sobre os novos rumos da editora, sobre as mudanças no catálogo e na equipe e sobre as novidades que virão.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Somebody feed Phil - Netflix
This is Us - Fox Play
Hot date - Netflix
Vogue - Canal YouTube
O dilema das redes - Netflix
O próximo convidado dispensa apresentação - Netflix
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?