Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 19/04/2023

Na manhã desta terça (19), a JBC – editora especializada na publicação de mangás – reuniu jornalistas e influenciadores para estreitar relações e apresentar algumas novidades do seu catálogo e planos para o futuro. Adquirida pelo Grupo Companhia das Letras no início de 2022, a JBC segue sob o comando editorial das irmãs Luzia e Marina Shoji e se destaca pelo pioneirismo na publicação de mangás no Brasil, bem como pela boa e estreita relação com as editoras japonesas – algo primordial para o sucesso desse segmento. “Com a JBC nós temos uma participação realmente efetiva na história da Penguin Random House (PRH), porque em nenhum outro país eles têm acesso às editoras japonesas”, contou Matinas Suzuki Jr., diretor de operações da Companhia. Matinas destacou ainda o timing perfeito da compra da JBC pelo Grupo, já que – segundo ele – na semana seguinte da aquisição, a PRH reuniu seus representantes globais para falar justamente sobre os mangás. “Agora eles querem ter esse acesso e por isso a JBC e a Marina têm sido uma ponte muito importante para aproximar a Penguin desse mercado”. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

A Bienal do Livro Rio 2023 anunciou nesta terça-feira (18) os componentes da sua direção artística, time de curadoria e produção executiva. Bianca Ramoneda, que é jornalista, escritora, atriz, apresentadora e roteirista, será a diretora artística. A equipe de curadoria será formada por Clara Alves, Mateus Baldi e Stephanie Borges. A jornalista Ana Paula Costa será a produtora executiva. A Bienal acontecerá entre os dias 1° e 10 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Segundo a organização (dividida entre a GL Events e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o SNEL), o ponto de partida da edição deste ano foi a dicotomia entre dois conceitos: a inteligência artificial e a capacidade humana de sentir e se emocionar. “Temos falado muito sobre o impacto da IA em nossas vidas e para onde essa nova realidade nos leva", explica a diretora artística, Bianca Ramoneda, em nota. "Parece muitas vezes que nos pautamos pelos algoritmos e suas combinações, mas a verdade é que IA não existe sem o ser humano como ponto de partida. Todo o universo de dados que se cruzam vem dessa fonte humana que tem algo único: um coração que sente, se emociona, se encanta e cria memórias afetivas". De acordo com o comunicado, a programação terá atrações em formatos variados e experiências para fãs de histórias, literatura, audiovisual, games e outras narrativas, de diferentes idades. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 19/04/2023

A Metabooks, plataforma alemã de metadados do provedor de tecnologia e informação MVB, se tornará um fornecedor oficial de metadados para o Google. O contrato assinado e anunciado agora garante ao serviço de busca o recebimento global de metadados da Metabooks no Brasil e no México – e futuras novas bases de dados MVB na América Latina. "A busca constante pela melhoria dos nossos serviços é um dos pilares da nossa empresa", afirma Ronald Schild, CEO Global da MVB. “A parceria com o Google representa um importante reforço para que os livros em nossa plataforma estejam e permaneçam sempre na 'prateleira certa'”, acrescenta Schild, que agradeceu ainda Ricardo Costa e Adriana Ortega e suas equipes nos escritórios da MVB em São Paulo e Cidade do México por tornar possível essa nova relação comercial. A parceria também visa impulsionar na plataforma de busca os resultados de editoras, livreiros e, fundamentalmente, clientes, que buscam um livro para comprar e ler. Ricardo Costa, CEO da MVB Brasil, completa: “essa parceria é importante para o mercado brasileiro do livro e, por isso, deve ser celebrada”. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

St. Pancras StationO editor francês Ernest Moret, gerente de direitos estrangeiros na editora francesa La Fabrique, foi preso durante seu trajeto da França em direção ao Reino Unido para participar da Feira de Londres. O profissional de 28 anos tinha uma acusação de terrorismo – por participar de protestos na França – quando chegou na estação de trem St. Pancras, em Londres, na noite da última segunda-feira (17). Ele foi solto no dia seguinte, sem queixas formais, mas seu celular e computador foram apreendidos pela polícia. O ato causou preocupação na comunidade editorial. Além do choque inicial da notícia, a prisão foi vista como uma possível manobra da polícia francesa – que teria contado com a ajuda dos britânicos – para obter a agenda e contatos do editor, principalmente conectados à literatura de esquerda, já que a casa editorial é conhecida por ser engajada em causas sociais. Ernest Moret apoiava as manifestações e greves que ocorrem no país desde janeiro. Moret tinha mais de 30 reuniões agendadas na Feira do Livro de Londres, segundo a editora. Protestos foram marcados nos arredores do evento por conta do ocorrido. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Nesta semana, na segunda edição de abril, são quatro destaques. O primeiro livro é o lançamento do fuzileiro naval e palestrante André Guimarães, que transformou suas experiências de vivências no exército em lições práticas. Em Vá para onde a ação acontece!, ele destaca que é no momento de crise que um líder se apresenta ou se apaga. No livro O sonho verde, de Amanda Boaviagem e publicado pela editora Viseu, o leitor entra de férias com a personagem Amy rumo à Irlanda numa viagem inesquecível. A personagem se apaixona por um irlandês charmoso, mas não sabe muito sobre ele. Na verdade, ela tem dúvidas se sabe quem ela mesma é, ou talvez saiba e não queira admitir. O terceiro livro, Entre ingás e framboesas, romance escrito por Aparecida Vines e publicado pela editora Penalux, convida o leitor a uma viagem ao interior de São Paulo, Vale do Ribeira, nos anos de 1950 e 60. Por fim, em Da fossa à bossa, de Gisele Fortes, Maria Júlia não se encaixa no seu próprio tempo e detesta tudo que tenha a ver com o mundo moderno. Sem interesses amorosos e nada que a prenda, a jovem tem a oportunidade de voltar aos Anos Dourados brasileiros e se redescobrir. Clique no Leia Mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

Foto: ReproduçãoMorreu nesta terça-feira (18) um dos principais historiadores brasileiros, Boris Fausto, aos 92 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas desde julho de 2021 o autor já passava por problemas de saúde decorrentes de um AVC. O velório será nesta quarta-feira (19), na rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo. Além de historiador de peso nas análises sobre política e sociedade brasileiras no século XX, ele tinha diversas obras publicadas por várias editoras, como Edusp, Companhia das Letras, Objetiva, Bertrand Brasil, Sesi SP, Graal e Intrínseca. Sua primeira formação foi em Direito, mas desde sempre se interessou por literatura e política, cursando História em 1963 na USP. Foi perseguido pela ditadura e preso por três dias, mas se salvou da tortura do regime militar. Entre suas obras, clássicos como A revolução de 1930, primeiro publicado pela Editora Brasiliense e, posteriormente, pela Companhia das Letras; e a obra Crime e cotidiano, pela Edusp. Outras publicações de grande influência em sua área foram História do Brasil, um calhamaço de 700 páginas publicada também pela Edusp; e Negócios e ócios, obra vencedora do Jabuti na categoria de Ciências Humanas pela Cia das Letras. Além de publicar livros, o autor também foi colunista da Folha de São Paulo por cinco anos. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

A editora Intrínseca abriu uma vaga no seu time para assistente de comunicação. Os requisitos incluem ter interesse por livros de diversos gêneros, formação em Comunicação Social, Jornalismo ou Relações Públicas; inglês avançado ou fluente; desenvoltura com ferramentas digitais; vivência corporativa em assessoria de imprensa e/ou redações de veículos de imprensa; experiência em elaborar e executar planos de comunicação para produtos e eventos e disponibilidade para viajar. Entre as funções do cargo estão a elaboração e execução de planos de comunicação; trato com jornalistas e venda de pautas; redação de releases, matérias, comunicados e newsletters; prospecção e disparo de mailings; trato com autores nacionais e estrangeiros e controle de agendas. Candidatos devem enviar seus currículos clicando aqui.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

A Casa Educação, em parceria com a Catavento Distribuidora, inicia no dia 24 de abril a terceira turma do curso de Gestão de Livrarias. Até o momento, mais de 70 livrarias já se inscreveram para aprender mais sobre Planejamento Estratégico, Gestão de Estoque e Curadoria, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e Inovação. O curso tem duração de quatro meses e é ministrado por profissionais atuantes no mercado do livro como Alexandre Martins Fontes (editora e livraria Martins Fontes), Bruno Mendes (Ediouro e PublishNews), Cláudia Machado (distribuidora Catavento), Eduardo Cunha (BookInfo), Marcus Teles (Rede Leitura), Maria Borin (editora Fósforo), Martha Ribas (livraria Janela), Mônica Carvalho (livraria da Tarde), entre outros. Tonico, proprietário da Casa Vamos Ler, participou da primeira turma do curso e conta como foi a sua experiência: “Pra mim era muito importante entender como funciona a parte de gestão financeira: fluxo de caixa e DRE, o segundo ponto que fui buscar no curso foi como construir uma marca da minha loja, como construir a comunicação, como os valores se encaixavam nesse contexto. Então pra mim o curso foi fantástico, uma experiência diferente para mim e a minha funcionária que também participou”. As inscrições vão até o dia 22 de abril e os profissionais que trabalham no mercado livreiro tem 66% de desconto no valor da matrícula. Clique no Leia mais saber outras informações sobre o curso e como se inscrever.

“Qualquer escritor que passa muito tempo sozinho e em silêncio termina por sentir que é um médium. Ouve vozes, conecta-se em níveis muito profundos com a realidade”
Isabel Allende
Escritora chilena, best-seller internacional
1.
Onde estão as flores
2.
Superpotencial
3.
Café com Deus pai
4.
Mais esperto que o diabo
5.
É assim que acaba
6.
É assim que começa
7.
Mentes saudáveis, lares felizes
8.
Nunca foi segredo
9.
A jornada
10.
Tudo é rio
 
PublishNews, Redação, 19/04/2023

Uma adaptação da obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, vai estrear em São Paulo no dia 28 de abril e terá apresentações até o último final de semana de maio. A peça, intitulada O diabo na rua, no meio do redemunho entrará em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso (Av. Rui Barbosa, 153 – São Paulo / SP) com sessões de sexta a domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e já estão disponíveis por este link. A peça foi idealizada pelo ator e pesquisador da obra de Rosa, Gilson de Barros, que também está em cena. O espetáculo integra a Trilogia Grande sertão: veredas, estudos do ator e diretor sobre a obra de João Guimarães Rosa, considerado um dos maiores escritores brasileiros do século 20. “Ler, estudar Guimarães Rosa é um prazer tão grande que me tomou inteiro. Vivo perdido e achado nesse Ser Tão”, brinca Gílson. “Temos um pacto de amor”. A trilogia é composta pelas peças Riobaldo, O diabo na rua, no meio do redemunho e O Julgamento de Zé Bebelo (com estreia prevista para 2024). Riobaldo, que este ano ganhou o Prêmio Shell de 2023 em duas categorias (Melhor Dramaturgia e Melhor Ator), estreou em 2020 e, no ano passado, fez temporada no Teatro Sérgio Cardoso. Clique no Leia mais e confira o artigo na íntegra.

PublishNews+, Redação, 19/04/2023

O Radar de Licitações, seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais, tem nesta semana mais dois editais envolvendo materiais e livros para escolas. O primeiro tem como objeto registro de preços para aquisição de kit livros (materiais didáticos semi estruturados) destinados aos alunos e professores de uma rede pública municipal. A disputa está marcada para 26 de abril e o valor ultrapassa os R$ 5 milhões. Já o segundo edital da semana também visa o registro de preços para futuras aquisição de livros paradidáticos para a Educação Infanti. O valor chega a R$ 1 milhão e a disputa ocorre em 24 de abril. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

© Embaixada da França no BrasilA Embaixada da França no Brasil lançou a segunda edição do seu Prêmio de Tradução. O galardão tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho da tradução, assim como aos grandes profissionais da tradução do francês no Brasil, e evidenciar um livro, uma editora e um projeto editorial. Podem concorrer obras francófonas em português (ficção ou não ficção), publicadas no Brasil entre os dias 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. O vencedor ganhará uma viagem de visitas e encontros profissionais na França ainda este ano. Já a editora terá visibilidade com a comunicação do Prêmio e receberá um visual de banner e o direito de usá-lo no livro premiado, com um apoio técnico possível. Editoras interessadas devem enviar um dossiê de candidatura até o dia 30 de abril para o e-mail scac.rj.livre@gmail.com. Cada editora pode inscrever até três obras.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

Considerado um dos maiores críticos literários do século XX, Antonio Candido (1918-2017) e sua prolífica obra são objetos de estudo da professora da Universidade Federal Fluminense Anita Martins Rodrigues de Moraes. Ela assina o novo título Contornos humanos: primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido (Cepe Editora), que tem lançamento nesta quarta-feira (19), às 17h, na Livraria Blooks de Niterói (Av. Visconde do Rio Branco, 880, Niterói / RJ). De acordo com a editora, o objetivo da obra é analisar a teoria em que Candido defende a literatura como ferramenta de humanização do indivíduo. Para isso, ela analisa ensaios e livros do crítico. “Trata-se de atentar para os tipos humanos — o ‘primitivo’, o ‘rústico’, o ‘civilizado’ — que, em seus trabalhos, surgem associados a certas funções que a literatura poderia (ou deveria) desempenhar”, escreve Anita, explicando como se desenvolve este ensaio. “Discuto os pressupostos antropológicos etapistas de Antonio Candido e trato de sua concepção de obra literária”, escreve a professora de teoria da literatura. Em outra parte do livro, Anita investiga o diálogo de estudiosos das literaturas africana e de língua portuguesa com Candido, além de abordar como contraponto, os trabalhos de Luiz Costa Lima e a prosa do angolano Ruy Duarte de Carvalho (1941-2010). Neste último, ela explora a crítica ao chamado “paradigma humanista”.

PublishNews, Talita Facchini, 19/04/2023

O International Booker Prize, que homenageia autores e tradutores igualmente por uma obra de ficção traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido ou Irlanda, divulgou os nomes dos seis finalistas da sua edição deste ano. Confirmando tendências comentadas pelos brasileiros presentes na Feira de Londres, o romance catalão de Eva Baltasar, Boulder, que explora os desafios da maternidade, continua na disputa. Traduzida pela brasileira Julia Sanches, a obra conta a história de uma mulher que trabalha em um navio mercante e passará por transformações em sua vida pessoal. Quem também segue entre os finalistas é a francesa Maryse Condé, que se tornou a autora mais velha a ser selecionada. Condé – de 89 anos – disputa o prêmio com a obra Evangelho do novo mundo, publicada por aqui pela Rosa dos Tempos. Outra obra publicada no Brasil e que segue entre os finalistas é A filha única, quarto romance de Guadalupe Nettel lançado por aqui pela Todavia. Clique no Leia mais para conferir os outros finalistas e a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

Recém-lançado, Os vingadores do Novo Mundo: A história da Revolução Haitiana (Eduff, 400 pp, R$ 150 – Trad.: Henrique Antonio Ré), do professor Laurent Dubois, da Duke University, narra a epopeia dos negros em sua luta contra a escravidão racial na então colônia mais rica das Américas, Saint-Domingue, hoje Haiti, na passagem do século 18 para o 19. Ao se rebelarem contra seus senhores, lutando com tropas da França, Grã-Bretanha, Espanha e encarando os soldados do maior gênio militar da época, Napoleão Bonaparte, os negros que protagonizaram a “Revolução Haitiana” enfrentaram as maiores questões do seu tempo: o cativeiro humano, o racismo, a exploração das colônias e a emancipação nacional. Nenhuma independência das Américas, desde a dos Estados Unidos até a do Brasil, chegou perto do seu radicalismo e do seu potencial de transformar as relações estruturais de poder do mundo contemporâneo. Especialista no tema, Dubois apresenta a formação da economia de plantation na colônia, com suas contradições sociorraciais, suas diferenças geográficas e seus conflitos políticos. Entrelaça a Revolução Francesa com a Revolução Haitiana, mostrando que as duas se estimulam formando uma única saga. E descreve o drama que foi tentar reerguer a economia de uma colônia arrasada por massacres em massa, guerra civil contínua, destruição patrimonial, fuga de capitais, isolamento geopolítico, fome e epidemias. Um legado de pobreza e miséria que marca a história do Haiti até hoje.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

A história do Brasil que conhecemos possui diversos capítulos. Alguns dos mais conhecidos, a Semana de Arte Moderna e a Independência, marcaram de forma fundamental os rumos da nossa história, porém, não foram os únicos a delinear o caminho pelo qual nossa sociedade caminhou. Em Independências e modernismos: outras modernidades no Brasil Republicano (Telha, 112 pp, R$ 109), diversos expoentes em áreas como antropologia, sociologia, artes, cultura e literatura mostram a contribuição de eventos “menores” da nossa história (ou mesmo efeitos advindos dos citados anteriormente) para o desenvolvimento do país nas áreas artísticas e humanas. Encabeçada e organizada pelas historiadoras Andréa Casa Nova Maia e Luciana Pessanha Fagundes, a obra traz reflexões de temas que abordam histórias das artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro e culturas políticas. Reúne 20 textos, contando com apresentação escrita por Bernardo Buarque de Hollanda.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

Inventada em 1817 pelo alemão Karl von Drais, a bicicleta rapidamente alterou paisagens e costumes ao redor do mundo. Em A vida em duas rodas (Rocco, 400 pp, R$ 99,90 – Trad.: Bruno Casotti), o jornalista norte-americano Jody Rosen, colaborador da New York Times Magazine, conta a história desse meio de transporte revolucionário, abordando questões sociais, culturais, políticas e tantas outras envolvidas em seu uso. Com uma escrita ao mesmo tempo leve e minuciosa, que mistura pesquisa histórica, reportagem e relatos pessoais, o livro convida o público a viajar por diversas épocas e lugares. Ao longo das páginas, o autor detalha o contexto no qual Drais desenvolveu a primeira versão da bicicleta, analisa sua recepção na Inglaterra e na França, reflete sobre a evolução do seu design, sobre o seu papel na emancipação feminina e sobre como foi alçada a símbolo de uma vida mais verde. Traz ainda várias curiosidades sobre a presença do veículo em países como a China, onde foi adotado em uma escala sem precedentes, e o Butão, onde a família real é, há gerações, apaixonada pelo ciclismo. Por outro lado, Rosen também faz questão de lembrar que as bicicletas são filhas legítimas da era industrial e que “têm uma história complicada, como coisas reais no mundo real com frequência têm”.

PublishNews, Redação, 19/04/2023

Organizado por Aldair Rodrigues e Moacir Maia, o livro Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário (Chão, 166 pp, R$59) recupera episódios importantes da história da diáspora negra ofuscados pela violência do racismo religioso, reunindo transcrições de documentos inéditos sobre a vida e as crenças de mulheres africanas perseguidas por forças militares e pela Inquisição em Minas Gerais no século XVIII. Essas mulheres pertenciam a grupos étnicos que habitavam a região da África ocidental chamada pelos portugueses de Costa da Mina. Eram povos que falavam línguas gbe e partilhavam o sistema de crenças vodum. Escravizadas e trazidas para o Brasil, algumas delas se tornaram lideranças das comunidades negras na posição de sacerdotisas voduns (vodúnsis), ao mesmo tempo que exerciam cargos de juízas e rainhas da irmandade católica de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos — a principal confraria negra mineira. Diferentemente dos grupos iorubás (nagôs) que cultuavam os orixás, a história dos povos falantes de línguas gbe ainda é pouco conhecida entre nós, apesar de milhares deles terem vivido em Minas Gerais e em outras capitanias.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.