Publicidade
Publicidade
Coluna de autoajuda digital
PublishNews, 11/10/2012
Coluna de autoajuda digital

Quem trabalha com livro digital se sente só?! #Coluna de autoajuda#

Tenho que admitir que amo meu trabalho. Cada dia que passa tenho mais satisfação naquilo que faço. Afinal, não poderia me queixar de falar com pessoas cultas, interessantes, ávidas por conhecimento e solitárias (oi?).

Confirmando: sim, pessoas que trabalham com livros digitais se sentem sós. Falando com vários editores e responsáveis pelos desenvolvimentos dos produtos e setores digitais das editoras, descobri uma queixa muito comum: me sinto só, não tenho com quem trocar ideias, ninguém dá atenção ao produto digital, o marketing não liga para e-book.

Numa conversa super animada e rica, com trocas de informações técnicas a livros que devemos colocar na listinha de próximas leituras, um editor querido me disse: “não tenho com quem desabafar... quase ninguém na editora sabe do que estou falando”.

Posso imaginar. As editoras têm colocado pessoas muito capacitadas para tocar a produção digital (fantástico, certíssimo), só que esqueceram de engajar o resto da empresa, de informar ao marketing e de explicar ao resto dos colegas o que aquela pessoa solitária, cercada de gadgets, anda fazendo.

Os editores que trabalham comigo têm a mim, mas acho MUITO pouco. Temos que

promover encontros dessas pessoas solitárias, concordam? E mais: levar o restante da equipe junto, como um grupo de apoio de trabalhadores do livro digital... #ficaadica #organizadoresdeeventos

Antes que nos encontremos num evento (sugiro AED – Amigos dos Editores Digitais), espero vocês no Morro da Conceição, na região Portuária do Rio de Janeiro, para falarmos de livro digital. Estarei na mesa do boteco do FIM - o evento é a cara do Rio. Lá poderemos trocar ideias e, quem sabe, começar nosso AED. O encontro está marcado, dia 20/10 às 10 horas da manhã. O tema da mesa será “O novo ler, em todo lugar e com todo mundo”. Também ministrarei uma oficina sobre livro digital (formatos, produtos, entraves e editoras digitais). Que tal fazermos desta oficina o nosso grupo de apoio também? Mais informações em http://www.fimdolivro.com.br/

# Desabafe, abra seu coração: camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Sempre recorri a histórias alheias ou de ficção justamente para evitar as minhas.
Laura Restrepo
Escritora colombiana
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar