Publicidade
Publicidade
O Epub e os players internacionais
PublishNews, 16/08/2012
O Epub e os players internacionais

Com as novidades da Bienal e os vídeos que a PublishNews gentilmente vem colocando no ar, podemos ter a certeza da vinda dos players internacionais ao Brasil. Ninguém disse data ainda, mas tudo bem, o suspense faz parte da festa. A reação do mercado é positiva. A maioria vê na chegada dos players um incremento nas vendas, e que sejam muito bem vindos devices mil! Com eles em mãos, as vendas de ebooks são quase certas!

Mas como nada são flores... A maior dificuldade que os players vão enfrentar ao chegar no país é a baixa qualidade dos arquivos no mercado brasileiro. Por incrível que pareça, mais de 60% dos epubs confeccionados pelas editoras contém erros estruturais. E esses erros vão fazer o leitor pedir o dinheiro de volta: sim, o estorno para compra de livros digitais já é uma realidade.

O que fazer? Para não precisar ceder porcentagem - pois algumas livrarias oferecerão a conversão e o conserto em troca de uma porcentagem a mais nas vendas - sugiro que coloquem a equipe de diagramadores para trabalhar. Existem programas que analisam os arquivos e geram relatórios de erros encontrados.

Para minha surpresa, a maior parte dos problemas é relacionada ao tamanho das capas que colocam nos epubs... Agora me explica: o que leva uma editora a colocar a capa do epub do tamanho de um dedão? Pois é... Muito comum.

Outro erro grave é a falta de table of contents, ou sumário... Existem obras de mais de 900 páginas sem um link para o índice... Isso é um estorvo para o leitor! Quem faz epub tem que entregar este trabalho, no mínimo. Isso para não falar das notas de rodapé sem links etc...

As lojas internacionais podem até consertar para você, mas não vão devolver o arquivo, ou vão cobrar mais para vender os livros corrigidos. Com o estigma controlador do editor (conheço muito bem, pois já sofri do mal) acredito que o melhor seja se preparar para vender produtos de qualidade. Investimento para isso, sim senhor. Onde já se viu apostar e seguir tendência sem fazer o investimento necessário? Acredite, vai valer a pena.

E enquanto a Bienal corre solta, fico aqui na bolha, preparando as cenas dos próximos capítulos de uma área que promete muito, nos próximos meses.

Dúvidas e comentários: camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
É mais fácil você se livrar de um cadáver do que de mil exemplares.
Márcio Souza
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar