Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 06/01/2026
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 06/01/2026

No primeiro Podcast do PublishNews de 2026, vamos à cerimônia da segunda edição do ranking “Melhores Empresas Para Trabalhar — Mercado Editorial”, iniciativa pioneira do PublishNews e do Great Place To Work, realizada em 16 de dezembro de 2025, com dois painéis abordando importantes assuntos sobre gestão de pessoas. Na primeira parte do programa, Patricia Pugas e André Palme, a diretora-executiva de gestão de pessoas do Grupo Magalu e o head da Estante Virtual, conversam sobre iniciativas da empresa e a criação de uma cultura interna, e em seguida Vanessa Reis, diretora de diversidade e inclusão do GPTW, fala sobre esses e outros assuntos. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

PublishNews, Monica Ramalho, 06/01/2026

O escritor e fotógrafo brasileiro Tom Correia está entre os oito autores selecionados para a residência literária Prague City of Literature em 2026, iniciativa promovida em parceria pela Biblioteca Municipal de Praga e pela Prefeitura da capital da República Tcheca. Com 980 inscrições provenientes de 89 países contabilizadas na atual seleção, esta será a primeira vez que um autor brasileiro participará do programa, criado em outubro de 2015. O projeto a ser desenvolvido em Praga é híbrido e envolve um livro de textos ficcionais curtos e uma série visual produzida nas ruas da cidade, inspirada na obra do fotógrafo tcheco Josef Sudek (1896-1976). Tom contou ao PublishNews que já conhecia a obra do fotógrafo. "Ao descobrir o seu trabalho tempos atrás, fiquei ainda mais encantado quando conheci a sua biografia. Pois a partir de um trauma da Primeira Grande Guerra, ao ter um braço amputado, ele percorreu as ruas de Praga registrando imagens poéticas e melancólicas, deixando um legado que até hoje é uma referência que, em certa medida, dialoga também com a Literatura". Leia a notícia completa!

PublishNews, Redação, 06/01/2025

O Ministério da Educação (MEC), via Secretaria de Educação Básica (SEB) e em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), divulgou nesta segunda-feira (5) o edital do PNLD 2028-2031 Anos Finais. O documento convoca editores interessados em participar do processo de aquisição de obras didáticas (Objeto 1), destinadas aos estudantes e professores (Categoria 1), e de apoio teórico-metodológico para professores (Categoria 2), voltadas aos anos finais do ensino fundamental da educação básica pública, das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal. Clique no Leia mais para ver o edital.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

A BookInfo está em busca de uma nova pessoa para ocupar o cargo de executivo(a) de vendas B2B. Entre as principais atribuições da vaga estão prospectar e qualificar leads (inbound e outbound), conduzir reuniões comerciais consultivas e negociar e fechar contratos B2B. Ter conhecimento do mercado editorial é um diferencial para a vaga e é necessário ter experiência comprovada em fechamento de vendas B2B, além de perfil consultivo, estratégico e orientado a resultados.

PublishNews, Redação, 06/01/2025

A FTD Educação espera mais de 500 mil pedidos de materiais didáticos e literatura no seu e-commerce Lumisfera durante o Volta às Aulas 2026. Segundo um comunicado, a empresa adotou novas ferramentas de automação e integração de canais, além de soluções de inteligência artificial, o que permitiu elevar o índice de resolução no primeiro contato para 70% e reduzir o tempo médio de espera para 12 segundos. Com a implantação de bots para autoatendimento, é possível consultar status de compra, verificar protocolos, resetar senhas e solicitar trocas e devoluções de forma autônoma. Hoje, cerca de 30% dos chamados são solucionados já na unidade que direciona e resolve demandas automaticamente. Clique no Leia mais para saber sobre as soluções implantadas.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

A Livraria Leitura lançou oficialmente sua campanha de Volta às Aulas 2026 com uma proposta alinhada ao universo de crianças e adolescentes — sem perder de vista quem toma a decisão final: os pais. Segundo a rede, a ação aposta em tendências de comportamento, estilo e identidade. Com a participação de três influenciadores digitais, a campanha se estrutura em torno de territórios criativos que traduzem tendências e desejos da nova geração. O universo “Glow Up”, representado por Mih Tanino, autora de Um intercâmbio quase perfeito (Maquinaria Editorial), explora o conceito de brilho e destaque visual. Já Cacau Haxar dá vida ao universo “Aesthetic”, com foco em design, texturas e delicadeza, valorizando itens que transformam o material escolar em objetos de desejo. Fechando o trio, Henrique Tury assume o território “Hype”, com produtos conectados às tendências do momento e que fazem sucesso entre os mais jovens. Clique no Leia mais para conhecer melhor a campanha.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

Estão abertas até sexta-feira, 30 de janeiro, as inscrições para a chamada pública que marca a estreia do selo Miosótis, novo braço editorial da Vinca Literária Editora, voltado à literatura infantojuvenil. A iniciativa seleciona obras inéditas destinadas a leitores de 6 a 16 anos, escritas por pessoas que se identificam como mulheres, com publicação financiada integralmente pela editora. O nome do selo carrega forte dimensão simbólica e afetiva. “Tal como a Vinca, Miosótis também é uma flor. De tamanho pequenino e sempre florida, ela também é chamada de ‘não me esqueças’. Está ligada à memória afetiva que resiste ao tempo. Seu nome foi escolhido para batizar nossa mascote, a gatinha, por combinar perfeitamente com um selo editorial para crianças, pensado para os pequenos criativos, que crescem e florescem o ano todo”, conta a editora Elaine Araujo Barbosa ao PublishNews. Leia a notícia completa para saber como participar!

PublishNews, Redação, 06/01/2025

Estão oficialmente abertas as inscrições para o World Illustration Awards 2026 (WIA). Realizado pela Association of Illustrators (AOI), do Reino Unido, em parceria com o Directory of Illustration, sediado nos EUA, o prêmio oferece a ilustradores de todo o planeta a chance de dar visibilidade global às suas obras e celebrar o talento criativo da categoria. Entre os destaques desta edição está a categoria dedicada especificamente ao setor editorial, com foco em Publicações e Capas de Livros. A oportunidade se estende a ilustradores profissionais e novos talentos (trabalhando individualmente ou em coletivos), além de contratantes, agentes e tutores. Podem ser submetidos trabalhos criados, encomendados ou publicados a partir de janeiro de 2025. Até o dia 9 de janeiro, é possível se inscrever com um desconto de 10%. Clique no Leia mais para saber outros detalhes da premiação.

“Não faço poesia por fazer. Todos os meus livros levam oito, nove, dez anos de trabalho.”
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PublishNews, Redação, 06/01/2025

O mercado global de artigos de papelaria escolar está estimado em cerca de US$ 111 bilhões para 2026, segundo o relatório School Stationery Supplies Market, da Business Research Insights. Mas um dado em específico chama agora a atenção de empresas brasileiras: estudantes e jovens adultos buscam produtos que reflitam identidade e emoções, além do que apenas “está na lista” de volta às aulas. A chamada “papelaria afetiva” surge, assim, como uma das principais tendências para o ano, de acordo com uma análise da BRW Suprimentos, empresa paranaense de materiais. A ideia é a de que objetos cotidianos ganham valor emocional a partir da escolha estética e da experiência de uso. Capas com nome, stickers, layouts exclusivos e combinações de cores pensadas para diferentes perfis devem ganhar espaço nas prateleiras. Clique no Leia mais para conhecer melhor a tendência.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

© Flora NegriA adaptação do livro Os irmãos Karamazov retorna aos palcos do Rio em curta temporada, no Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, 19 — Rio de Janeiro / RJ), entre os dias 8 a 18 de janeiro. Dirigido por Marina Vianna e Caio Blat, o espetáculo apresenta uma leitura contemporânea do romance do escritor Fiódor Dostoiévski. O elenco é formado por um grupo de 13 artistas. Para Blat, espetáculo é fruto de uma longa maturação, que busca dialogar com o presente, ao tornar a obra de Dostoiévski acessível e relevante para o Brasil contemporâneo. A encenação concentra a narrativa nos três dias em que antecedem e sucedem o crime central da trama, imprimindo intensidade, urgência e proximidade à experiência do público, bem como aos temas que assolam a sociedade brasileira. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

Leitoras e leitores brasileiros já conhecem, há bastante tempo, alguns dos grandes nomes do modernismo em língua inglesa, como Ezra Pound, Mariane Moore e William Carlos Williams, mas havia uma grande e inadmissível lacuna: a obra poética de H. D., figura fundamental da poesia do século passado e indispensável para a contemporaneidade. Eurídice e outros poemas (Círculo de Poemas, 144 pp, R$ 69,90), antologia organizada e traduzida por Camila de Moura, apresenta 37 poemas dos primeiros livros de H. D. — Jardim do mar (1916), O deus (1913-1917), Hímen (1921) e Heliodora (1924) —, posfácio e glossário elaborados pela tradutora, além de um perfil da poeta escrito por sua filha, Perdita Schaffner. Nos versos de H. D., povoados de divindades gregas, tem-se a impressão de estar entrando noutro tempo, noutro mundo, mas poucas páginas bastam para que se perceba uma poeta radicalmente moderna — atualíssima sob vários aspectos — que viveu muitas vidas. Em torno dela, giram não apenas referências ao mundo literário, mas também a Freud, cinema, múltiplas relações amorosas, duas guerras mundiais, a gripe espanhola.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

Romance de estreia da poeta e psicanalista Paula Vaz, Atire a primeira pedra neste coração cansado (Record, 144 pp, R$ 59,90) é uma narrativa poética sobre amor e liberdade. No livro, Laura, uma mulher casada de cinquenta anos, tenta superar Mathias, o amante que incendiou sua vida. Ela revisita o passado, fazendo um balanço dos livros que a formaram, dos amores interrompidos e das perguntas que não cessam. É assim, entre sonhos e devaneios, que Laura atravessa o casamento, paixões febris e relações que se perderam no tempo. Mathias, Paulo, Jorge, Gael — nomes que são vestígios de beijos à primeira vista, madrugadas, conversas, poemas — são amores que a lembram sempre de que o desejo não cabe em convenções, mas também não se dobra à promessa de liberdade. Nessa procura do reencontro consigo mesma, Laura se pergunta onde termina seu próprio corpo e onde começa o do outro. E descobre que talvez a maior liberdade seja entregar-se ao amor sem temer as pedras que encontrar no caminho.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

Em Poesia (Editora 34, 496 pp, R$ 112 — Trad.: Sebastião Uchoa Leite), a obra de François Villon não cessa de intrigar seus leitores desde que começou a circular, durante a breve e vertiginosa vida de seu autor, na Paris do século XV. Seus versos refinados são ao mesmo tempo dotados de imenso vigor vernacular, sem medo da gíria e do baixo calão. Neles, a sapiência antiga, adquirida na Sorbonne, mistura-se à vida dos estudantes no Quartier Latin ao redor, com toda a sua arruaça e toda a sua penúria. Em cada uma de suas baladas — forma poética em que Villon deixou marca indelével —, o giro nobre do ritmo não esconde, antes ressalta, a urgência das questões que dirige a seus leitores futuros: que sentido pode ter uma vida que o tempo há de tragar, qual o valor deste mundo que há de se desfazer como as neves do ano passado, e quem afinal sou eu, François Villon, que conheço tanta coisa, mas conheço a mim mesmo? Essa peculiar síntese de contradições valeu ao poeta uma fama não apenas constante, mas crescente. Sua obra, agora reeditada em uma já clássica tradução para o português, faz jus à fama.

PublishNews, Redação, 06/01/2026

Thereza Christina Rocque da Motta volta à poesia com O jardim de jacintos de Madame Sosostris (Ibis Libris, 108 pp, R$ 60), com que quebra jejum de 8 anos sem publicar algo inédito. Os 61 textos da coletânea foram compostos entre 2021 e 2023 a partir de versos extraídos — e lidos em negrito no início de cada poema — do referido texto de Eliot. A edição chega às livrarias com prefácio de Afonso Henriques Neto, posfácios de Alberto Lins Caldas e Anderson Lucarezi, além da própria autora, e orelha a cargo de Jacinto Fábio Corrêa. Juntamente com o livro inédito é lançada também nova edição de Lilases, publicada originalmente em 2003 e que, a exemplo de O Jardim de Jacintos de Madame Sosostris, também teve seus poemas provocados por versos de A terra devastada. Thereza voltou à obra ao participar, em 1997, de oficina sobre o referido texto e comandada pelo poeta Claudio Willer (1940-2023). No escritório onde trabalhava, a poeta escreveu os 22 poemas de Lilases, que, a exemplo do original, volta em edição bilíngue, desta vez com posfácio de Dominic Tomassetti e, na orelha, textos de Astrid Cabral, Marina Colasanti (1937-2025) e do próprio Willer, entre outros.

 
©2001-2026 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.