Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 16/06/2025
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 16/06/2025

As editoras estão relatando recordes e boas vendas no primeiro fim de semana da Bienal do Livro Rio, no Riocentro. O evento começou oficialmente na sexta-feira (13) e vai até o domingo (22). Casas consultadas pelo PublishNews relataram vendas até 80% maiores do que no primeiro fim de semana da edição anterior, em 2023. Entre os destaques, estão os livros de colorir, subgêneros da literatura jovem adulta (suspense, romantasia e outros), e obras teológicas e religiosas. Embora a GL events, empresa que organiza a Bienal ao lado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), não divulgue dados de frequência durante a semana, o sábado (14) teve seus ingressos esgotados e a percepção dos expositores, bem como a da reportagem, era de um movimento intenso mesmo comparado com outros fins de semana do evento em outros anos. A Planeta, por exemplo, informa ter vendido 80% a mais que na Bienal do Rio 2023, resultado também do aumento da área de 150 para 250 metros quadrados de seu estande. Os mais vendidos, com exceção dos eventos que contaram com a presença dos autores, seguem as linhas já presentes nos rankings semanais: livros de colorir, infantojuvenis e romantasias. A Rocco fechou o primeiro final de semana da Bienal faturando 78% a mais do que nos três primeiros dias do evento em 2023. A editora fez nesse final de semana praticamente metade do faturamento de toda última edição da cidade. Com um estande de 396 m², a Sextante e a Arqueiro encerraram o primeiro fim de semana com um crescimento de 70% nas vendas em relação ao mesmo período da edição de 2023. A Intrínseca trouxe à Bienal Lynn Painter – autora que já vendeu mais de 450 mil exemplares no Brasil. O top 5 de vendas no estande neste primeiro fim de semana foi dominado pela autora, incluindo os livros voltados para o público adulto, como Sorte no amor, lançado na Bienal. Até este domingo (15), foram vendidos cinco mil livros da escritora. Esse boom de vendas se reflete no faturamento da editora, que cresceu 63% em relação à edição de 2023. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

Neste episódio do Podcast do PublishNews, vamos até o Rio International Publishers Summit, evento que ocorreu nos dias 11 e 12 de junho, antes da Bienal do Livro Rio 2025 – em uma das mesas, publicada agora pelo PN, um debate sobre o significado e as implicações do título de Rio Capital Mundial do Livro, com Dante Cid (SNEL), Renan Ferreirinha (secretário municipal de Educação do Rio), Maria Isabel Werneck (secretária executiva do Rio Capital Mundial do Livro), e mediação da editora e livreira Martha Ribas, também uma das curadoras do evento. O debate destacou a importância da literatura, a internacionalização do projeto, o impacto no mercado editorial e as iniciativas educacionais para promover a leitura na rede municipal de ensino. A conversa aborda a importância das bibliotecas e salas de leitura, os desafios da tecnologia na educação, conquistas na promoção da leitura no Brasil, o papel dos mediadores na formação de leitores, e a relevância da Bienal como um evento central na cultura literária. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 16/06/2025

Autores da Programação se destacam entre mais vendidos da Feira | © Flávio FloridoO final de semana de abertura d'A Feira do Livro teve grande público reunido na Praça Charles Miller para ouvir nomes como Drauzio Varela, Marilena Chauí, Ruth Wilson Gilmore, Eugênio Bucci, Aline Bei, Lídia Jorge e Tati Bernardi. Muitos eventos do primeiro final de semana dialogaram com o aniversário da redemocratização no país, considerado o grande tema da quarta edição d'A Feira. Dos dez livros mais vendidos pela Livraria da Travessa, quatro também tem como o pano de fundo a discussão da política e da democracia brasileira. A lista foi bastante influenciada pela presença dos autores da programação que, após participarem de seus painéis, realizavam sessões de autógrafos de livros ao lado do estande da livraria. Nos primeiros dois dias de evento, o livro mais vendido foi Ideologia: uma introdução (Boitempo), de Marilena Chaui, que foi justamente um dos destaques durante sua fala no Palco Petrobrás. A filósofa rememorou sua trajetória acadêmica a partir do livro O que é ideologia?, agora com o novo título, e a descrença no momento de seu lançamento. "Isso é inclusive uma questão ideológica: o fato de eu ser mulher, não ter doutorado, ser da filosofia e vir de uma academia de influência francesa fez com que o livro fosse abominado, de início", disse. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

Uma delegação com 20 representantes de oito editoras chinesas veio para a Bienal do Livro Rio. Os livros estão expostos no estande da China International Communications Group, uma organização editorial e de comunicação em língua estrangeira com sede em Pequim. Nos últimos dias, eles usaram as instalações do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) no evento para se conectar a editores brasileiros. "Ficamos contentes com esse interesse da China no mercado editorial brasileiro e com o intercâmbio cultural, tanto pelas possibilidades de ampliação dos negócios como por ter contato com uma civilização antiga e muito rica”, afirmou o presidente do SNEL, Dante Cid. O presidente gravou no domingo uma entrevista para a CGTN America, canal de televisão estatal pertencente à China Global Television Network. São editoras de vários segmentos e muitas delas nunca publicaram no país de Jorge Amado – um dos autores brasileiros mais lidos por lá. Títulos em mandarim de arte, medicina, finanças e literatura vieram na bagagem da delegação e estão expostas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

O livro Retratos da Leitura no Brasil 6 será lançado no dia 18 de junho, às 14h, durante a Bienal do Livro Rio, no espaço Café Literário. A publicação reúne interpretações de 18 especialistas sobre os dados da mais recente edição da pesquisa nacional, realizada pelo Instituto Pró-Livro, que avalia o comportamento leitor do brasileiro, lançada em novembro de 2024. Alguns desses autores estarão no encontro do dia 18, para uma roda de conversa com convidados, além de sessão de autógrafos ao final das apresentações. O evento inclui a participação especial de Pablo Guayasamin Madrinan, da Unesco, que falará sobre os desafios e recomendações para o fortalecimento da leitura na América Latina. Também estão confirmadas as presenças de Sevani Matos, vice-presidente do IPL e presidente da CBL, e José Ângelo Xavier, presidente do Instituto Pró-Livro, além de um representante da Fundação Itaú. Eles irão discorrer sobre a importância da pesquisa e da obra para políticas públicas e ações de fomento à leitura. O livro, organizado por Zoara Failla, estará disponível para download gratuito no site do Instituto Pró-Livro após o lançamento, parte da versão impressa será distribuída a instituições educacionais, bibliotecas, centros culturais e parceiros do projeto. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

No final de semana, a coluna do Painel das Letras, da Folha de S. Paulo, repercutiu o manifesto de 63 tradutoras pertencentes ao coletivo Quem traduziu. No documento, as tradutoras abordam as condições laborais e contratuais, e também propõem uma série de reivindicações que giram em torno de mais estabilidade no cumprimento de prazos de pagamento e um maior reconhecimento da categoria dentro da Lei de Direitos Autorais. Também na Folha, uma reportagem sobre o novo livro de Aline Bei, Uma delicada coleção de ausências (Companhia das Letras), que "fecha" a trilogia iniciada em O peso do pássaro morto (Companhia das Letras) e tem a escritora testa agora uma narrativa em terceira pessoa. Em entrevista para o g1, as escritoras Paula Pimenta e Thalita Rebouças afirmam que livros são importantes elementos no desenvolvimento pré-adolescência e podem ser uma ferramenta para afastar jovens do tempo excessivo de telas. O Estadão cobriu a participação da autora Chimamanda Ngozi Adichie no Festival LED, no Rio de Janeiro, e seu encontro com Conceição Evaristo. A autora norte-americana se emocionou com a fala de Evaristo sobre seu conceito de escrevivência. As autoras também leram trechos da obra da outra. No jornal O Globo, a jornalista Ana Paula Araújo fala sobre o livro Agressão: a escalada da violência doméstica no Brasil (Globo Livros). Na reportagem, ela diz que o livro contém histórias que reportou na televisão e que tem como interesse mostrar na obra os diversos tipos de prisões aos quais essas mulheres estão inseridas. A Revista Gama produziu uma lista de dez livros sobre despedidas. E a revista Bula elencou cinco livros marcantes e que farão o leitor realizar uma segunda leitura. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/06/2025

A 2ª edição do Prêmio Amazon de Literatura Jovem consagrou a obra Caixa de silêncios, da autora Marcella Rossetti, como grande vencedora. O anúncio foi realizado na sexta-feira (13), durante o primeiro dia da 21ª Bienal do Livro Rio, no auditório Ziraldo. Além da obra de Marcella, os finalistas ao prêmio incluíram: Aquilo que se vê no escuro, de Bárbara Regina Souza, Caoticamente Clara, de Fernanda Campos, O que mais gosto em mim, de Marcela Millan, e Antes que você acabe, de Samuel Cardeal. Todos os finalistas e a vencedora terão suas obras convertidas em audiolivros pela Audible Brasil, além da versão digital, que já está disponível desde a publicação. Marcella receberá R$ 35 mil, sendo R$ 10 mil em adiantamento de royalties da HarperCollins Brasil. A obra Caixa de silêncios será publicada em versão impressa pelo selo literário Pitaya da editora, voltado para o público jovem adulto. Além disso, a vencedora terá a oportunidade de participar de um encontro especial com outros autores do gênero. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/06/2025

Na Bienal do Livro Rio, uma campanha está arrecadando livros para bibliotecas comunitárias em diversas comunidades do Rio de Janeiro, por meio da atuação da ONG Favelivro. O estande fica próximo à entrada principal no Pavilhão das Artes, em frente ao Labirinto de Histórias. A ação é fruto de uma parceria entre a organização e o Colégio Pensi, que estreia na Bienal com um espaço interativo voltado para o universo literário. Serão arrecadados livros em bom estado, com foco em literatura infantojuvenil, clássicos da literatura brasileira e mundial e obras que estimulem o pensamento crítico. Todo o material será destinado às bibliotecas da Favelivro, que, desde 2012, leva livros, mediação de leitura e atividades culturais para territórios onde o acesso ao universo literário ainda é escasso. “A gente acredita que todo mundo tem direito ao encantamento da leitura. Levar livros para as comunidades é mais do que distribuir conhecimento. É criar possibilidades. Quando começamos, muitos diziam que biblioteca em favela não daria certo, que ninguém leria. Mas é justamente o contrário: vemos crianças pegando um livro pela primeira vez, com brilho nos olhos. A parceria com o Pensi e a presença na Bienal são importantes porque ajudam a mostrar que o acesso ao livro precisa ser ampliado, principalmente onde ele quase nunca chega”, afirma Verônica Marcílio, fundadora da Favelivro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah!, meu amigo, isso é que é difícil.”
Jorge Luis Borges
Escritor argentino (1899-1986)
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
Dias frios (Fall Winter)
3.
Dias quentes (Spring Summer)
4.
Isso e aquilo (This & That)
5.
Elo Monsters Books: Flow Pack
6.
Excelência
7.
O homem que comprou o tempo
8.
Café com Deus Pai 2025
9.
CapyVibes
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews, Redação, 14/06/2025

Casa editorial especializada há 65 anos na publicação de livros cristãos, a Editora Vida chega à 22ª Bienal do Livro Rio com uma agenda de atrações. Até o dia 21 de junho, no Riocentro, a editora terá um estande no evento com a presença de autores renomados da literatura gospel e lançamentos sobre temas atuais da fé. Integram a programação nomes como Angela Sirino, psicanalista, pedagoga, especialista na Síndrome do Trauma Religioso e escritora de Caminhos de esperança; Viviane Martinello, pastora da Abba Pai Church e autora best-seller das obras Mulheres improváveis, Devocional mulheres e Mulheres do secreto; Karina Bacchi, atriz, apresentadora e escritora do Devocional + Forte na fé; e Ana Campagnolo, deputada estadual por Santa Catarina e Presidente do PL Mulher (SC) — o título do lançamento da autora será divulgado em breve pela editora. No estande da Editora Vida, localizado na Rua 35/S36 — Pavilhão 4, os 132m² contam com espaços instagramáveis, promoções e sessão de autógrafos. No espaço Vida Kids, com foco no público infantil, são atrações nomes como Wilzy Adorno, pastora e autora do lançamento Coleção Vida em Família – Culto doméstico; Ana Laura, também autora da Coleção Vida em Família – O poder dos pais que oram; e Paulo Debs, premiado escritor, ilustrador e membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira, com o lançamento O semeador de virtudes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 14/06/2025

A Editora Melhoramentos montou um estande de 80m² na Bienal do Livro Rio, com experiências imersivas, lançamentos relevantes e ativações inéditas. A editora traz como destaque o lançamento oficial do livro O caminho das sete tias, obra póstuma e inédita de Ziraldo. Escrito por ele na década de 1990, o manuscrito estava guardado pela editora após uma recomendação do autor: "Vamos guardar para uma próxima oportunidade." O livro foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (13), no auditório Ziraldo, em uma mesa com participação de Adriana Lins, Anna Claudia Ramos, Cristino Wapichana, Mariana Salvadori e Guto Lins. O estande da Editora Melhoramentos conta com um espaço dedicado ao universo das histórias criadas por Ziraldo e o tradicional espaço para vendas dos livros. Também tem áreas temáticas que prometem ser ponto de encontro para famílias, fãs e curiosos, como a área instagramável do livro Super Marsh & Mallow, de André Catarinacho, e ainda um espaço dedicado ao personagem Stitch, da Disney. O editora tem ainda uma cabine dedicada ao personagem Stitch, entre as 16 que compõe a roda gigante oficial da Bienal. A cabine tem uma adesivação temática do personagem e é ambientada com um áudio sobre curiosidades do alienígena. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

Na noite do próximo dia 17 de junho, no Terraço Itália, será realizada a segunda edição do prêmio Ciccillo Matarazzo per italiani nel mondo, em evento com a presença do embaixador da Itália no Brasil Alessandro Cortese e convidados da comunidade italiana paulistana. O prêmio foi criado em 2024 pelo empresário e ex-embaixador do Brasil na Itália Andrea Matarazzo por ocasião dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, e é destinado a personalidades italianas que se notabilizaram em suas áreas no Brasil. Os homenageados de 2025 são a romancista, pesquisadora universitária e tradutora Aurora Fornoni Bernardini, atualmente professora sênior da Universidade de São Paulo, e o escritor e poeta Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional. “O arco de atividades acadêmicas de Aurora é impressionante. Para uma rápida referência, são 125 páginas no currículo Lattes, algo impressionante. Fez um trabalho amplamente criativo, além da contribuição acadêmica, juntando literaturas italianas e brasileiras, além da russa e inglesa”, afirma Maria Bonomi, integrante do júri do prêmio e autora da escultura que representa seu troféu. “Considero uma autoridade, no campo linguístico e literário”, completa Bonomi. “Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi é um intelectual de primeira linha, mas igualmente um homem de grande sensibilidade, simplicidade e modéstia. Além de profundo humanista e portador de extensos atributos morais, está comprometido com a transformação do mundo em espaço coletivo mais justo, democrático e solidário. Seu currículo é destacado pela ampla projeção de seu nome dentro e fora do Brasil”, comenta o embaixador do Brasil na Itália Renato Mosca de Souza.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

Indagações de como será o mundo do trabalho no futuro, quais serão as profissões e empregos do amanhã e quais habilidades serão necessárias são questionamentos frequentes entre profissionais do ramo. Se o mercado de trabalho está mudando em um ritmo jamais visto, acompanhar e planejar-se podem ser atributos fundamentais. Vivemos em uma era de disrupções, na qual a ascensão da Inteligência Artificial está transformando profissões, automatizando funções e redefinindo o que significa ser relevante. Mas, enquanto as tecnologias avançam, a humanidade ainda diferencia os as pessoas das máquinas. O livro Profissional do futuro (Buzz, 223 pp, R$ 52,40) apresenta o contexto das revoluções do trabalho com uma projeção de futuro para a Inteligência Artificial, além de dissecar os impactos da IA no mercado de trabalho, no escopo dos empregos e na educação. Além disso, a autora Michelle Schneider mapeia algumas das habilidades essenciais e competências vitais para se mostrar como um profissional competitivo em um cenário de futuro incerto e desafiador.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

Simbiose corporativa (Alta Books, 224 pp, R$ 65,90) traz para o leitor uma metodologia desenvolvida e testada em mais de 50 grandes empresas brasileiras, para acelerar a inovação por meio da colaboração entre corporações e startups. Com uma linguagem clara e objetiva, acompanhada de casos de sucesso, o leitor terá acesso ao estado da arte sobre como grandes empresas podem inovar mais e melhor ao trabalhar com startups. Maximiliano Carlomagno é sócio-fundador da Innoscience. Graduado e mestre em administração (PUCRS); doutorando em administração (EAESP/FGV); certificate em estratégia e inovação na MIT Sloan Management School; colunista da MIT Sloan Management Review Brasil e professor convidado de cursos de educação executiva em inovação no Insper, FGV, IBGC e Starte; TedX Speaker. E Felipe Scherer é sócio-fundador da Innoscience. Mestre em administração de empresas com ênfase em ciência e tecnologia (UFRGS). Consultor empresarial, palestrante e professor convidado de diversas instituições de ensino como UFSCAR, PUCRS, IBGC e ESPM.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

Imagine que o leitor tenha a oportunidade de estar em uma sala com quinze especialistas das mais diversas áreas. Nesse encontro, ele teria a oportunidade de entrar em contato com histórias de sucesso no mundo dos negócios, além de saber peças chave de cada um deles, além dos desafios e as inspirações para dominar as ferramentas e as estratégias que os levaram até o topo. Esta é exatamente a proposta do livro Sonho sem estratégia não vira realidade (Gente, 189 pp, R$ 48,90) que conta com histórias e pessoas que mudaram a própria trajetória, alcançaram seus maiores objetivos. Aqui, os convidados pelo organizador Marcos Freitas se dedicam a compartilhar os conhecimentos para que o leitor possa traçar planos estratégicos, desenvolver habilidades de liderança, e também organizar negócios a partir de processos de comunicação e conexões mais legítimas.

PublishNews, Redação, 16/06/2025

Discuta menos, dialogue mais (Intrínseca, 240 pp, R$ 59,90 – Trad.: Cássio de Arantes Leite), de Jefferson Fisher, aborda estratégias para obter resultados efetivos e objetivos na hora de se comunicar. Um dos palestrantes sobre comunicação mais procurados pelas empresas da Fortune 500, Fisher tem atualmente milhões de seguidores no Instagram, em que posta vídeos curtos que ensinam a lidar com pessoas de personalidade difícil ou manter sua reputação com confiança. Seus ensinamentos ajudam a enfrentar situações complexas e podem ser aplicados a qualquer contexto. Referência no campo da comunicação, o advogado desenvolveu e testou uma estrutura para aprimorar conversas e, assim, transformar vidas e relacionamentos. A partir de três etapas consideradas por ele como fundamentais: Fale com tranquilidade, Fale com confiança e Fale para se conectar, Fisher apresenta insights para uma comunicação eficiente em todos os âmbitos da vida.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.