Obra 'Retratos da Leitura no Brasil' será lançada na Bienal do Livro Rio
PublishNews, Redação, 16/06/2025
A sexta edição reúne análises sobre a principal pesquisa do país acerca dos hábitos de leitura e propõe reflexões para formar uma nação leitora

O livro Retratos da Leitura no Brasil 6 será lançado no dia 18 de junho, às 14h, durante a Bienal do Livro Rio, no espaço Café Literário. A publicação reúne interpretações de 18 especialistas sobre os dados da mais recente edição da pesquisa nacional, realizada pelo Instituto Pró-Livro, que avalia o comportamento leitor do brasileiro, lançada em novembro de 2024.

Alguns desses autores estarão no encontro do dia 18, para uma roda de conversa com convidados, além de sessão de autógrafos ao final das apresentações. O evento inclui a participação especial de Pablo Guayasamin Madrinan, da Unesco, que falará sobre os desafios e recomendações para o fortalecimento da leitura na América Latina. Também estão confirmadas as presenças de Sevani Matos, vice-presidente do IPL e presidente da CBL, e José Ângelo Xavier, presidente do Instituto Pró-Livro, além de um representante da Fundação Itaú. Eles irão discorrer sobre a importância da pesquisa e da obra para políticas públicas e ações de fomento à leitura.

Zoara Failla, coordenadora da pesquisa e organizadora do livro, será a mediadora da conversa com os autores presentes: Eliana Yunes, Ana Erthal, Bel Santos Mayer e Jorge Moisés Kroll do Prado. Os temas abordam desde o papel das bibliotecas até o impacto dos influenciadores digitais, passando pela formação de leitores e o acesso ao livro em diferentes contextos.

O livro estará disponível para download gratuito no site do Instituto Pró-Livro após o lançamento, parte da versão impressa será distribuída a instituições educacionais, bibliotecas, centros culturais e parceiros do projeto.

Com coordenação editorial do IPL e patrocínio do Itaú UNIBANCO (via Lei Rouanet), a pesquisa contou com parceria da Fundação Itaú e o livro tem o apoio da Fundação Santillana, Companhia das Letras, Gráfica Santa Marta e Suzano S/A. O projeto teve o suporte das entidades do livro Abrelivros, CBL e SNEL.

SERVIÇO

Lançamento livro Retratos da Leitura no Brasil 6
Data: 18 de junho
Horário: 14h
Local: Café Literário, na Bienal do Livro Rio

[16/06/2025 10:00:00]