Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/02/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 03/02/2025

O Podcast do PublishNews desta semana retoma mais uma mesa da programação da Casa PN na Flip 2024 e que merece ser compartilhada. É o painel “A construção do texto na literatura infantojuvenil”, que contou com a participação bem-humorada das autoras Silvana Tavano e Socorro Acioli. Na ocasião, as autoras lançaram os livros Os mil e um miaus e Tudo que existe é palavra, ambos publicados pela Perabook. Entre risadas e confissões da infância, elas falaram sobre processos de escrita, sobre suas relações com a literatura infantojuvenil e compartilharam histórias pessoais e momentos inusitados. Antes da conversa iniciar, o episódio também prestou uma breve homenagem a autora Marina Colasanti, que morreu no dia 28 de fevereiro. Referência incontornável quando o assunto é literatura infantojuvenil, Marina foi a Personalidade Literária da 66ª edição do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Hans Christian Andersen 2024, a mais importante distinção da literatura infantil no mundo. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia mais para ouvir o episódio.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Elis Regina terá nova versão de bibliografia lançada pela Companhia das Letras | © Divulgação No Painel das Letras, da Folha de S. Paulo, saiu a notícia de que cadernetas inéditas de Elis Regina foram incorporadas a Nada será como antes (Companhia das Letras), biografia escrita Julio Maria cuja nova versão será lançada em março. Os cadernos apresentam registros como o que Elis planejava seu novo disco, além de metas para o ano que viria. Feliz ano velho (Alfaguara) vai ganhar adaptação para o teatro. De acordo com o Estado de Minas, um projeto aprovado para captação via Lei Rouanet pretende montar o espetáculo baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o primeiro publicado pelo autor, em 1982. No mundo dos quadrinhos, herdeiros do cartunista Hergé não querem que o primeiro quadrinho de Tintim, Tintim no país dos Sovietes, caia em domínio público nos EUA. A matéria é da Folha. E o veículo também inaugurou uma nova série chamada Histórias de Livraria. Na primeira reportagem, o foco é o Sebo do Messias, presente há 55 anos no centro de São Paulo. Na coluna Play, do jornal O Globo, a notícia de que Léa Garcia terá sua história contada em livro de Mauro Alencar. Léa teve papéis marcantes na televisão e no cinema, além de ser indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu negro. O Estado de S. Paulo publicou um texto com dicas de como montar e organizar melhor uma biblioteca. A reportagem discute elementos como o local da casa, escolha de móveis e os critérios para a organização dos títulos. No Nexo, o escritor e professor de filosofia J. C. Marçal indica cinco livros para pensar a pós-modernidade. Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional na última semana (30), o Canal Tech disponibilizou um link em que é possível baixar gratuitamente os primeiros quadrinhos nacionais. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

A HarperCollins Brasil anuncia nesta segunda-feira (3) a contratação de Giovani das Graças para o cargo de gerente comercial de livrarias. A chegada de Giovani reforça os planos de expansão e fortalecimento do grupo no mercado. “A contratação do Giovani faz parte da nossa intenção de continuar crescendo e valorizando o relacionamento com o mercado trade, com as livrarias. Ele será uma peça importante para nossas estratégias comerciais nos próximos anos”, declara Daniela Kfuri, diretora de marketing e vendas do grupo. Com mais de 35 anos de experiência no mercado editorial, Giovani construiu uma sólida carreira que inclui passagens por grandes editoras como Companhia das Letras, Sextante, Leya e Aleph, além de redes renomadas como Saraiva, Fnac e Cultura. Ao longo de sua trajetória, Giovani se consolidou no planejamento estratégico de vendas e campanhas promocionais. “Estou muito feliz e animado com a oportunidade de trabalhar na Harper, casa de autores tão renomados mundialmente e com um futuro tão promissor. Será uma jornada de muito trabalho e conquistas”, destacou Giovani em sua chegada.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

O Grupo Editorial Alta Books está à procura de um assistente comercial para integrar seu time. Os requisitos incluem graduação completa ou em andamento em Administração, Gestão Comercial e afins; experiência em rotinas administrativas e atividades burocráticas na área administrativa comercial; conhecimento do pacote Office, com ênfase em Excel; conhecimento do sistema Literárius (desejável); disponibilidade para trabalhar 100% presencial no Rio de Janeiro/RJ. Experiência no mercado editorial será um diferencial. A pessoa contratada dará apoio à área comercial (interna e externa) em todos os processos de vendas; inclusão e acompanhamento de pedidos; entradas de notas fiscais no sistema; acompanhamento das consignações e cadastro de clientes. Interessados devem encaminhar currículos para altabooks@altabooks.com.br até o dia 10 de fevereiro com o assunto "Vaga Assistente Comercial".

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, às 11h, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizará a apresentação ao mercado da 2ª Pesquisa Panorama do Consumo de Livros, um estudo que traz os principais dados sobre o perfil e os hábitos dos compradores de livros no Brasil, encomendado pela CBL e realizado pela Nielsen BookData. O evento será realizado de forma online, pela plataforma Zoom. A apresentação contará com a participação de Sevani Matos, presidente da CBL, e Mariana Bueno, coordenadora de pesquisas econômicas e setoriais da Nielsen, que irão destacar os dados mais relevantes e responder às perguntas do público. A mediação será feita por Fernanda Garcia, diretora executiva da CBL. Na primeira edição, divulgada em dezembro de 2023, ficou constatado que apenas 16% da população brasileira é consumidora de livros. Um fator que se consolidou como o principal motivo de escolha para compra de livros foi o preço do livro – em diversos aspectos da pesquisa, o preço motivou ou desmotivou as compras.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Morreu na última quarta-feira (29) José Carlos Araia, aos 88 anos. O profissional comercial do mercado do livro residia na cidade de Serra Negra (SP) e era um dos nomes da "Velha Guarda dos Vendedores de Livros". Profissional dedicado, perseverante e apaixonado pelo mercado editorial, ele deixa um legado de ética, comprometimento e amizade, de acordo com os colegas. Ao longo de sua trajetória, Zeca atuou em diversas casas editoriais, destacando-se na Editora Difel (Difusão Europeia do Livro), Bertrand e Civilização Brasileira (hoje parte do Grupo Record). "Em uma época em que o relacionamento, a empatia e o bloco de pedidos eram as principais ferramentas de venda, ele se destacou como um mestre da arte de vender livros. Sua alegria e companheirismo marcantes serão sempre lembrado por todos", diz a nota. O velório e o sepultamento foram realizados no Cemitério do Araçá, em São Paulo (SP), na quinta-feira (30). O PublishNews envia sentimentos à família e aos amigos.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

A Audible, criadora e distribuidora de entretenimento em áudio, inicia neste mês no Brasil uma nova vertente de sua campanha de marca sob o conceito “Há mais para imaginar com um audiolivro”, agora com foco em títulos de autodesenvolvimento. O conceito criativo da campanha explora referências visuais de bem-estar com um toque de humor para indicar audiolivros que podem ser ouvidos a qualquer hora, como durante o trajeto no metrô, sempre transformando a rotina em oportunidades de aprender e se divertir. “Com essa nova fase da campanha de marca, a Audible reforça o poder da narrativa em áudio e as maneiras como ela pode estimular a nossa imaginação. A campanha destaca como ouvir um audiolivro pode nos imergir em mundos extraordinários, mudando humor, percepções e pontos de vista – enquanto estamos envolvidos em atividades cotidianas. É um convite para explorar a categoria ‘bem-estar’ como uma fonte de inspiração, empoderamento e transformação”, afirma Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil. As peças estáticas e os filmes de 6´, 10´, 15´ e 30´ serão veiculados ao longo do primeiro trimestre, em plataformas de streaming, redes sociais e mídia externa em São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os títulos em português recomendados pela campanha estão Ikigai - O segredo japonês para uma vida longa e feliz (Intrínseca), de Héctor García e Francesc Miralles; O clube das 5 da manhã (BestSeller), de Robin Sharma, e As coisas que você só vê quando desacelera (Sextante), de Haemin Sunim. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

As editoras Ateliê Editorial e Mnema trazem para este ano a estreia da coleção Inventores de livros, que tem como objetivo não apenas ser dirigida ao conhecedor do livro, de sua história e de suas técnicas. Destina-se, sobretudo, ao leitor interessado em conhecer melhor as origens e as pessoas por trás da trajetória e da evolução deste objeto que tem em mãos: o livro. A coleção pretende resgatar a vida e obra dos pioneiros da tipografia e da impressão e render homenagem aos grandes tipógrafos e editores que possibilitaram a difusão da cultura e mudaram o mundo como conhecemos: Aldo Manuzio, Johannes Gutenberg, Christophe Plantin dentre outros. Sob a coordenação de Plinio Martins Filho e com edição, notas e projeto gráfico de Gustavo Piqueira, a coleção traz referências, textos e imagens sobre os parâmetros fundamentais que embasaram a arte tipográfica e que ainda se encontram presentes nos livros atualmente. O primeiro volume O inventor de livros: Aldo Manuzio, Veneza e seu tempo, escrito por Alessandro Marzo Magno e com tradução de Antonio de Padua Danesi, traz a vida e obra do tipógrafo italiano que, além de estabelecer inúmeros procedimentos tipográficos que servem de modelo até nossos dias, desenvolvendo como poucos a arte da impressão de livros, foi também o primeiro a exercer o papel de editor como conhecemos hoje. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

“Escrever é o interminável, o incessante.”
Maurice Blanchot
Escritor francês (1907-2003)
1.
Nunca jogue uma ideia fora
2.
Café com Deus Pai 2025
3.
Elo Monsters Books: Flow Pack
4.
Ainda estou aqui
5.
Café com Jesus
6.
Cozy time - Livro de colorir
7.
Comfy days - livro de colorir
8.
A empregada
9.
A morte é um dia que vale a pena viver
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews, Redação, 03/02/2025

Detalhe da arte do mangá 'Ser ou não ser' | © Divulgação A UB Editora anuncia o lançamento de seu primeiro mangá: Ser ou Não Ser… André Soares, uma adaptação inédita de um conto de Machado de Assis, assinada pela artista Reichel, a obra traz o universo clássico do autor para os dias atuais, no coração do Rio de Janeiro. Inspirado no conto To be or not to be, publicado em 1876 no Jornal das Famílias, o mangá moderniza a narrativa com maestria, mantendo a essência reflexiva e sensível da obra original. O protagonista da história é André Soares, um homem que se vê à beira do desespero após uma série de frustrações pessoais. Em um momento decisivo, ele embarca na barca de Niterói com a intenção de pôr fim à sua vida. Contudo, um encontro inesperado com Claudia acende nele uma nova chama de esperança e paixão. A campanha de lançamento começou na última quinta (30), no Catarse, com valores promocionais e frete grátis por tempo limitado.Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Ailton Krenak | © Divulgação / TV BrasilO Caminhos da Reportagem que a TV Brasil exibe nesta segunda-feira (3), às 23h tem como tema Reflexões de grandes nomes da literatura indígena. Para o programa inédito, foram entrevistados autores como Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, entre outros. Em 2024, a Academia Brasileira de Letras ganhou o seu primeiro imortal indígena. O escritor, filósofo e ambientalista Ailton Krenak foi eleito para a cadeira número 5 e deu visibilidade a um movimento que vem crescendo cada vez mais no Brasil, o da literatura produzida pelos povos originários. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Em Catorze dias (Rocco, 384 pp, R$ 94,90 – Trad.: Marina Vargas), após a primeira semana de isolamento durante a pandemia de Covid-19, os moradores de um prédio caindo aos pedaços em Nova York começam a se reunir no terraço, ao ar livre e mantendo o distanciamento social, para contar histórias. A cada noite, mais vizinhos se juntam à fogueira metafórica, cada qual trazendo suas banquetas, poltronas e cadeiras. Aos poucos, eles — alguns até então completos estranhos — descobrem mais uns sobre os outros e sobre si mesmos, e principalmente sobre a natureza da vida e da morte. Neste romance inspirado pelo clássico Decamerão, de Giovanni Boccaccio, os organizadores Margaret Atwood e Douglas Preston se unem a uma lista estrelada, composta por 34 colaboradores, para criar uma belíssima ode às pessoas que não puderam escapar para lugares melhores durante a pandemia. Em uma narrativa misteriosa e reconfortante, Catorze dias revela como, mesmo sofrendo tantas perdas, algumas comunidades ainda são capazes de resistir e se fortalecer.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Uma visita dos espíritos (Todavia, 296 pp, R$ 92,90 – Trad.: André Czarbonai), de Randall Kenan, mistura passado e presente, misticismo e história para contar a trajetória de Horace Cross, membro de uma família descendente de escravizados e de gerações de pastores protestantes de uma pequena cidade do Sul dos EUA. Jovem estudioso e criado pelos avós, Horace é tido como uma promessa do colégio e da comunidade afro-americana de Tims Creek, na Carolina do Norte. Inquieto e confuso, o adolescente inicia uma busca pela própria identidade ao perceber que sente atração por outros homens. A solução que Horace encontra, perdido em meio a ideias e opiniões conservadoras, é transformar-se em um pássaro. Para isso, e tentando fugir de sua realidade, ele mergulha em livros medievais de bruxaria na biblioteca da escola. O feitiço que executa, escondido do avô, vai levá-lo a caminhar nu, com uma espingarda, em transe pelas estradas escuras de Tims Creek, confrontando seu passado, seus desejos e suas crenças. A melancólica memória familiar, um lirismo mágico que parece roçar o terror, além de temas como a herança do regime escravocrata americano e o peso das crenças religiosas nas escolhas pessoais emergem da narrativa com uma força quase sobrenatural. Romance de estreia de Randall Kenan, publicado em 1989 e até agora inédito no Brasil, este romance notável posicionou seu autor como uma nova e poderosa voz da literatura norte-americana, sendo frequentemente comparado a nomes como James Baldwin.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Às vésperas do seu aniversário de 46 anos, uma artista quase famosa decide cruzar os EUA de carro, de Los Angeles a Nova York, em uma viagem que mudaria sua vida para sempre. No entanto, 30 minutos depois de se despedir do seu marido e da sua criança, ela sai da rodovia e se hospeda em um motel. Entre quatro paredes, uma jornada completamente inesperada se inicia e novas maneiras de desejar e de ser surgem em epifanias nada ortodoxas. “Ninguém sabe o que está acontecendo”, confessa a narradora. E, mesmo sem saber, ela se joga nessa aventura e tateia em busca de uma liberdade desconhecida. A viagem que se desenrola a partir daí, embora às vezes absurda ou estranha, é uma verdadeira recriação da vida amorosa, sexual e doméstica de uma mulher no século 21. Miranda July escreve com honestidade brutal e faro para o insólito. Isso faz deste romance uma narrativa selvática e tragicômica sobre crescer depois dos 40 anos. Com ecos de autoficção e expondo uma vulnerabilidade sedutora, De quatro (Amarcord, 322 pp, R$ 89,90 – Trad.: Bruna Beber) faz com que nos apaixonemos diante da possibilidade de novos e belos destinos. A obra terá eventos de lançamento nesta terça (4), às 19h, na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga 200 loja 53 - São Paulo / SP), reunindo a apresentadora Sarah Oliveira, a âncora do Estúdio CBN e colunista do Mina Bem-Estar Tatiana Vasconcelos e a tradutora do livro, a poeta Bruna Beber; e no dia 11 de fevereiro, também às 19h, na Livraria da Travessa do Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco 290 loja 205A - Rio de Janeiro / RJ), com a atriz e escritora Maria Ribeiro, a cantora Letrux e a escritora Iana Villela, colunista da TPM.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Café Tangerinn (Biblioteca Azul, 272 pp, R$ 64,90 – Trad.: Francesca Cricelli) é o primeiro romance da escritora italiana Emanuela Anechoum. Do mesmo estilo que fãs de A redoma de vidro, de Sylvia Plath, e da Tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante, apreciam, o livro explora questões universais como identidade, pertencimento e a complexa relação entre nossas raízes e quem escolhemos ser. Mina, a protagonista, é uma mulher de 30 anos que deixou a pequena cidade na costa italiana para viver em Londres e perseguir seus sonhos. Embora pareça ter conquistado uma vida perfeita nas redes sociais, ela se sente cada vez mais deslocada. Quando a morte do pai, um imigrante marroquino muçulmano, a obriga a retornar à terra natal, ela reencontra o Café Tangerinn, o bar que ele manteve para sustentar a família e acolher outros imigrantes. No reencontro com o passado, Mina revive traumas, confronta memórias dolorosas e começa a reavaliar sua vida. Descobrindo histórias inéditas sobre o pai através dos frequentadores do café, ela se reconecta às suas raízes e, gradualmente, a si mesma.

PublishNews, Redação, 03/02/2025

Na lista de melhores livros de 2022 da revista New Yorker, Eleutéria (Buzz, 304 pp, R$ 59,90 – Trad.: Cássia Zanon), de Allegra Hyde, é um livro que une romance, questões ambientais e críticas sociais em uma narrativa em que o leitor não saberá em quem confiar. Willa Marks cresceu escolhendo ter esperança, mesmo ouvindo teorias conspiratórias, tendo um emprego sem futuro e vendo o nível dos oceanos sempre aumentando. Ao conhecer Sylvia, Willa encontrou uma justificativa para acreditar em um futuro melhor, conhecendo o livro Vivendo, um guia para combater mudanças climáticas. Até que Willa sofre uma traição. Buscando sua esperança de volta, ela viaja para a ilha de Eleutéria para se juntar a ecoguerreiros, mas lá ela descobre que as coisas não são como ela esperava. Allegra Hyde é uma escritora de ficção, publicada em antologias e revistas de prestígio mundial e com seu romance de estreia embarcou no tema das mudanças climáticas e ecoansiedade.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.