Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #357 – A construção do texto na literatura infantojuvenil
PublishNews, Redação, 03/02/2025
Silvana Tavano e Socorro Acioli lotaram a casa PublishNews na Flip 2024 em uma conversa bem-humorada e que abordou processos de escrita, relação com os leitores e confissões do passado

O Podcast do PublishNews desta semana retoma mais uma mesa da programação da Casa PN na Flip 2024 e que merece ser compartilhada. É o painel “A construção do texto na literatura infantojuvenil”, que contou com a participação bem-humorada das autoras Silvana Tavano e Socorro Acioli.

Na ocasião, as autoras lançaram os livros Os mil e um miaus e Tudo que existe é palavra, ambos publicados pela PeraBook. Entre risadas e confissões da infância, elas falaram sobre processos de escrita, sobre suas relações com a literatura infantojuvenil e compartilharam histórias pessoais e momentos inusitados.

Antes da conversa iniciar, o episódio também prestou uma breve homenagem à autora Marina Colasanti, que morreu no dia 28 de fevereiro. Referência incontornável quando o assunto é literatura infantojuvenil, Marina foi a Personalidade Literária da 66ª edição do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Hans Christian Andersen 2024, a mais importante distinção da literatura infantil no mundo.

Em 2023, ela venceu o Prêmio Machado de Assis, considerado um dos mais importantes prêmios literários do país, concedido pela Academia Brasileira de Letras a nomes que se destacam pelo conjunto da obra. Com mais de 70 obras publicadas por diferentes editoras direcionadas tanto ao público infantil quanto adulto, Marina é um dos grandes nomes da literatura brasileira dos séculos 20 e 21. Além de escritora, foi também jornalista, artista plástica e tradutora.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Bruno Zolotar, Fernanda Garcia e Mariana Bueno detalham novidades e mudanças os dados da terceira edição da pesquisa
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Indústria de audiolivros não está só aumentando em market share, receita e número de ouvintes, mas igualmente em nível de inovação, tipos de novos entrantes e em complexidade
Nessa semana, o destaque é a obra 'O prazer de dizer não' que mistura ciência, psicologia e espiritualidade com uma escrita leve e acolhedora
Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser um tema periférico no setor editorial. Mas ainda há um ponto pouco explorado — e decisivo: o livro sustentável não começa na editora, nem na gráfica
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Nos meus romances termino rindo de mim mesmo, colocando neles também os lados mais patéticos de minha vida
Raimundo Carrero
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar