Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #357 – A construção do texto na literatura infantojuvenil
PublishNews, Redação, 03/02/2025
Silvana Tavano e Socorro Acioli lotaram a casa PublishNews na Flip 2024 em uma conversa bem-humorada e que abordou processos de escrita, relação com os leitores e confissões do passado

O Podcast do PublishNews desta semana retoma mais uma mesa da programação da Casa PN na Flip 2024 e que merece ser compartilhada. É o painel “A construção do texto na literatura infantojuvenil”, que contou com a participação bem-humorada das autoras Silvana Tavano e Socorro Acioli.

Na ocasião, as autoras lançaram os livros Os mil e um miaus e Tudo que existe é palavra, ambos publicados pela PeraBook. Entre risadas e confissões da infância, elas falaram sobre processos de escrita, sobre suas relações com a literatura infantojuvenil e compartilharam histórias pessoais e momentos inusitados.

Antes da conversa iniciar, o episódio também prestou uma breve homenagem à autora Marina Colasanti, que morreu no dia 28 de fevereiro. Referência incontornável quando o assunto é literatura infantojuvenil, Marina foi a Personalidade Literária da 66ª edição do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Hans Christian Andersen 2024, a mais importante distinção da literatura infantil no mundo.

Em 2023, ela venceu o Prêmio Machado de Assis, considerado um dos mais importantes prêmios literários do país, concedido pela Academia Brasileira de Letras a nomes que se destacam pelo conjunto da obra. Com mais de 70 obras publicadas por diferentes editoras direcionadas tanto ao público infantil quanto adulto, Marina é um dos grandes nomes da literatura brasileira dos séculos 20 e 21. Além de escritora, foi também jornalista, artista plástica e tradutora.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
"Como profissionais do livro, não podemos nos dar ao luxo de temer a 'caixa preta' da IA: precisamos abri-la", afirma o colunista
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados
As consequências da falta de proteção da lei sobre a voz artificial, excluída pela Constituição Federal
Em cada página, Everson J. Gariglio passa por temas universais como o amor, a vida, os relacionamentos, as escolhas e os sentimentos mais íntimos
Patricia Keder Sandim Reis apresenta uma história vibrante que une ciência e fantasia em um universo microscópico repleto de ação, emoção e aprendizado
Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar, se quisermos que se mantenha afiada.
George R. R. Martin
Escritor americano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar