Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 06/01/2023
A escritora norte-americana Colleen Hoover terminou o ano de 2022 como a autora do livro mais vendido do ano no Brasil na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews: É assim que acaba (Galera Record) vendeu 127.884 exemplares e teve ampla vantagem sobre o segundo colocado, o clássico de autoajuda Mais esperto do que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill – que por dois anos consecutivos havia vencido o Prêmio PublishNews como o Livro mais vendido do ano. Um búlgaro-brasileiro completa o pódio: Ilko Minev e Nas pegadas da alemoa (Buzz). A editora Gente também tem o que celebrar neste início de ano: no ranking anual, ela ficou em primeiro lugar com mais do que o dobro de livros emplacados nas Listas ao longo do ano (104) do que a segunda colocada, o Grupo Companhia das Letras (51). O ranking segue com Sextante (48), Grupo Editorial Alta Books (45) e Grupo Editorial Record (40). É o segundo ano seguido que a Gente fica em primeiro lugar, e o número (104) é um recorde para a Lista do PN desde que ela começou, em 2010. O ranking de editoras reflete o número de títulos que cada editora ou selo coloca na lista, e não a quantidade de livros vendidos. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 6/1/2023
O Prêmio Sesc de Literatura, que chega à sua 20ª edição em 2023 como um dos mais importantes e consagrados no reconhecimento de escritores estreantes, abre inscrições nesta sexta-feira (6) para as categorias de Conto e Romance. Podem concorrer apenas obras inéditas, e as inscrições vão até 3 de fevereiro, às 18h. O processo é gratuito, online e realizado de forma anônima para garantir a imparcialidade do processo de seleção. Os interessados devem se inscrever no site do Prêmio. O regulamento completo, no edital publicado, está disponível clicando aqui. Os vencedores do Prêmio Sesc têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2,5 mil exemplares. “Este ano é especial. Chegamos a vinte edições, um marco importante e que deve ser comemorado. Criamos o Prêmio em 2003 e de lá para cá se o projeto se consolidou como o principal do país para autores iniciantes. Esperamos ter novos recordes de inscritos em 2023 ", declara Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
Além das atualizações na equipe que integrará o Ministério da Cultura, que o PublishNews também noticiou durante toda a semana, alguns dos principais jornais apuraram durante esta semana que Heloísa Buarque de Hollanda é a favorita para a vaga de Nélida Piñon na ABL. De acordo com a Folha, o anúncio da disponibilidade da cadeira só deve ser feito em março. O Estadão destacou que Nélida foi a primeira mulher a presidir a ABL em 100 anos e comparou a autora com Heloísa. As redes sociais já deixaram claras suas capacidades de mobilizar o mercado editorial: também por isso, o livro A mandíbula de Caim, lançado no Brasil pela Intrínseca, foi destaque no Estadão. Recuperando ainda uma matéria do final de dezembro, o portal Plural publicou a já tradicional lista de lançamentos compiladas anualmente pelo tradutor Daniel Dago. São mais de 400 livros previstos para 2023. No campo político, a Folha publicou aspas do escritor Marco Lucchesi, escolhido para assumir a Biblioteca Nacional pela nova ministra da Cultura, Margareth Menezes. Durante a conversa, Lucchesi disse que “a volta do Ministério da Cultura é a volta do sonho para a agenda política". Para O Globo, declarou: “Tenho uma relação intensa com a Biblioteca Nacional desde a minha juventude. Ainda é cedo para comentar sobre projetos, mas sei que contarei com o apoio da ministra para todos os desafios necessários”. Já no Valor, a coluna de Tatiana Salem Levy fala sobre duas escritoras argentinas, Tamara Kamenszain e Sylvia Molloy, que terão obras editadas no Brasil. Clique no Leia mais e confira a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
A discussão sobre os audiolivros e a narração por inteligência artificial continua. Isso porque a Apple lançou, sem muito alarde, um catálogo de livros narrados por inteligência artificial. A ação, segundo o The Guardian, “pode marcar o começo do fim dos narradores humanos”. No aplicativo Books da empresa, a busca por “narração AI” revela o catálogo de obras incluídas e que são descritas como sendo “narradas por voz digital com base em um narrador humano”. Nos últimos meses, a Apple abordou editoras independentes como potenciais parceiras, incluindo algumas no mercado canadense, mas nem todas concordaram em participar. A estratégia da Apple é vista como uma tentativa de se aproveitar do lucrativo e crescente mercado de audiolivros – mas ela também pode intensificar as alegações de comportamento anticompetitivo da empresa. No ano passado, as vendas de audiolivros aumentaram 25%, arrecadando mais de US$ 1,5 bilhão e especialistas do setor acreditam que o mercado global pode valer mais de US$ 35 bilhões até 2030. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
O Grupo Editorial Pensamento abriu uma vaga para assistente de marketing. Para o cargo, é preciso ter curso superior completo na área de comunicação; experiência em mídias digitais e marketing digital, além de ser heavy user das redes sociais; ser proativo e atento às tendências do mercado de marketing; e saber trabalhar em equipe. Conhecimentos em programas de edição de imagem e vídeo, noções de fotografia e inglês intermediário são considerados diferenciais. As funções do cargo incluem planejar e criar conteúdo de mídias sociais – concepção, planejamento, elaboração de briefing e postagens, gestão das redes sociais da editora, elaboração de relatórios de métricas e tendências; planejar e executar ações com influenciadores digitais; apoiar no planejamento e execução de ações de marketing on-line e/ou presenciais; organizar ações com parceiros da editora; e dar apoio à diretoria e gerência de marketing. Interessados devem encaminhar currículos para vagas@grupopensamento.com.br.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
A editora Todavia abriu mais duas vagas de estágio, a primeira em design e a segunda para o departamento de direitos autorais. Para o primeiro cargo, é preciso ter domínio do pacote Adobe (Premiere, InDesign, Photoshop e Illustrator); e cursar Design, Artes visuais, Comunicação visual ou Audiovisual. Conhecimento em Motion é considerado um diferencial. As funções do cargo incluem colaborar na criação de artes e vídeos para redes sociais; auxiliar na edição de fotos e vídeos; e colaborar com a criação de materiais gráficos para divulgação. Os currículos devem ser enviados para arte@todavialivros.com.br. Já para a segunda vaga, no departamento de direitos autorais, é necessário demonstrar interesse por livros e pelo negócio do livro; escrever e falar português e inglês com correção, desenvoltura e segurança; e manejar os programas Word e Excel. Entre as atribuições do cargo estão a circulação das informações de sua área entre os demais departamentos; leitura, pesquisa e triagem de materiais; organização de documentos e alimentação de banco de dados; preparação e envio de documentos e exemplares justificativos; organização de documentos e dossiês para pedidos de apoio à tradução e publicação e preparação de dossiês de imprensa. Interessados devem encaminhar currículos para contato@todavialivros.com.br informando no assunto o nome do cargo desejado. Mais informações sobre as vagas estão nos links correspondentes.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
O número de livrarias independentes no Reino Unido e na Irlanda cresceu pelo sexto ano consecutivo, alcançando a marca de 1.072 abertas atualmente, ante 1.027 em 2021. A pesquisa veio da The Booksellers Association (BA), e foi destaque no jornal The Guardian. Os resultados marcam seis anos de crescimento contínuo da quantidade de livrarias, já que desde 2016 os números aumentam. A mudança proporcionada pela pandemia foi a principal causa apontada por especialistas para esse crescimento. As pessoas, presas em um lockdown de praticamente dois anos, agora buscam locais alternativos para visitar e, claro, comprar livros. Muitas livrarias que fecharam durante 2020 agora reabrem as portas; com a inflação em queda e o custo de vida também em baixa, as vendas aumentaram e novas possibilidades estão se abrindo no mercado de livros britânicos. “As livrarias trazem capital social e cultural para cada cidade, vila, subúrbio ou centro da cidade de que fazem parte, e pesam muito em termos de impacto e engajamento local e nacional”, disse Meryl Halls, Diretora Administrativa da The Booksellers Association. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
A Feira do Livro de Londres – marcada para ocorrer de 18 a 20 de abril – ainda está com inscrições abertas para mais uma edição do International Excellence Awards, que celebra os mercados globais e a inovação e criatividade da atividade editorial fora do Reino Unido. Interessados em participar têm até 17 de janeiro para realizar as inscrições. Em 2023 as categorias são Editora de Audiolivros, Livraria do Ano, Biblioteca do Ano, e iniciativas relacionadas à Tradução Literária, Sustentabilidade e Inclusão (essa última restrita a participantes do Reino Unido). Para participar, é necessário realizar o cadastro no site oficial da LBF. Além dessas categorias, o London Book Fair’s Lifetime Achievement Award, que reconhece pessoas que dedicaram sua vida à indústria do livro, também ainda recebe inscrições. O prêmio é aberto a editores, agentes, editores, livreiros, ou qualquer pessoa envolvida no mercado editorial. Em 2017, Luiz Schwarcz foi o vencedor da categoria. Há três anos o Brasil não figura entre os vencedores do International Excellence Awards. Em 2016, foi premiado com a Festa Literária das Periferias (Flup); e em 2017, foi a vez da Tag – Experiências Literárias receber o prêmio de inovação, mesmo ano em que Luiz Schwarcz recebeu o Lifetime Achievement. Em 2019, o Brasil foi finalista com a Biblioteca Villa-Lobos concorrendo como Melhor biblioteca; Leonardo Neto, ex-editor do PN, como Melhor jornalista na cobertura do setor, e venceu com a Ed5 na categoria Consórcio de livros acessíveis.
|
“Os livros são grandes presentes porque eles têm mundos inteiros dentro deles. E é muito mais barato comprar um livro para alguém do que comprar o mundo inteiro.”
1.
|
É assim que começa
|
2.
|
É assim que acaba
|
3.
|
A mandíbula de Caim
|
4.
|
Mais esperto que o diabo
|
5.
|
A hipótese do amor
|
6.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
7.
|
Café com Deus pai
|
8.
|
Amor & gelato
|
9.
|
A biblioteca da meia-noite
|
10.
|
Todas as suas (im)perfeições
|
|
|
PublishNews, Redação, 06/01/2022
Em Fräwda Megaxeia (VR, 224 pp, R$ 56,90 - Trad.: Alexandre Boide) – 17º livro da série Diário de um Banana –, o protagonista Greg Heffley tem muita vontade de conhecer o mundo dos famosos, mas não quer vivenciar as partes ruins, como alguém o fotografando em um momento constrangedor. Ele pensa em aproveitar apenas as coisas boas, as viagens caras e como seria bom ter um amigo que fosse celebridade, ou, melhor ainda, um parente. Greg já pode correr atrás disso, afinal, o irmão mais velho tem uma banda de rock. E, se esse grupo fizer sucesso, Greg quer ser o primeiro a faturar contando a história. Para isso, ele precisa buscar os podres da banda de Rodrick para montar um livro de revelações bombásticas. Tudo se torna mais fácil quando aceita ser roadie (assistente) durante ensaios e shows da Fräwda Xeia, mesmo sem receber por isso. Com muitos desenhos, rock, humor e quadrinhos já característicos da série de Jeff Kinney, a nova história da coleção expõe novos desabafos do protagonista. Desta vez, Greg acompanha de perto as noites intermináveis, os cachês inexistentes, as brigas entre integrantes da Fräwda Xeia e começa a entender o que é o estilo de vida de um roqueiro, por vezes, não tão irada quanto parece.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
Após receber uma generosa porção de um adubo especial, uma samambaia geniosa chamada Caetano ganha vida e começa a devorar tudo o que vê pela frente: pizza, pizzaiolo, banco, banqueiro bilionário e "au-au bilu-teteia". Ela tem um apetite insaciável e vai crescendo de maneira descontrolada, tomando toda a cidade de Piratininga. Manela, garota que sem querer criou a monstrenga, tentará detê-lá junto com sua amiga Salustiana. De Macunaíma a Chapeuzinho Vermelho, essa narrativa cômica e sarcástica, tomada de força antropofágica, reúne, mistura e funde referências distintas da literatura, do pop, das artes plásticas e da música. O resultado é uma história mosaico com sotaque familiar aos nossos ouvidos, memória e afetos. Samambaia canibal (Escarlate, 96 pp, R$ 49,90) é uma leitura indicada para crianças leitoras a partir de 12 anos.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
Jonas é tão enorme que seria possível que uma pequena lua orbitasse em torno dele. Pedro é tão frágil e inseguro que nem se atreve a subir em um trampolim. Um se sente gigante e desengonçado e o outro, fino como um fio de espaguete. Enquanto isso, seus colegas de sala já estão se divertindo nadando na piscina, mas, para ambos, é certo: não importa o que aconteça, eles absolutamente não querem deixar suas cabines e juntarem-se à aula de natação lá fora. O livro Jonas & Pedro (Foca no Livro, 28 pp, R$ 63 - Ilustrações: Martina Bürger - Trad.: Hedi Gnädinger) está repleto de fantasia e imagens instigantes, traçando as emoções e os pensamentos internos de dois meninos a respeito de sua baixa autoestima. Será que, juntos, eles enfim terão coragem de superar sua falta de autoconfiança? Os temas abordados na leitura envolvem aceitação, autoestima, inclusão, medo, insegurança, fantasia, pluralidade cultural e ética.
PublishNews, Redação, 06/01/2023
O monstro comilão está faminto. Ele come tudo o que encontra pelo caminho, gosta de bolos, cremes e doces… E mesmo comendo tanto sempre há espaço para um lanchinho. Mas calma, este divertido livro intitulado Olha o monstro (Moby Dickens, 32 pp, R$ 44,90), de Karl Newson e Zehra Hicks, vai surpreender as crianças com um monstro que não tem nada de assustador! Karl Newson nasceu na Inglaterra, e sua maior inspiração para escrever histórias infantis veio de seus filhos pequenos. Ele é um autor best-seller de livros ilustrados, e teve suas obras traduzidas em 29 idiomas ao redor do mundo. Agora, lançado no Brasil, o livro entra no conjunto de obras do selo infantil da Faro Editorial.
PublishNews, Redação, 06/01/2022
Escrito por Luca Pancheri Guerra, Diário absurdo (Labrador, 112 pp, R$ 39,90) conta a história de Allan Cris. Ele tem 10 anos e o seu melhor amigo é Ron Joy. Estava tudo certo para a volta às aulas, mas algo deu errado. Em vez de entrarem no quinto ano, eles foram parar na turma do oitavo. Em uma sala cheia de brutamontes, Allan conhece o seu grande inimigo: Jeef Birds. Como se não bastasse ter de se virar para acompanhar as aulas e fazer as lições de casa, Allan também precisa se livrar das armadilhas de Jeef. Entre aulas de boxe, visitas ao laboratório e guerras de lama, Allan e Ron vivenciam, dia após dia, situações cada vez mais absurdas.
PublishNews, Estevão Ribeiro, 06/01/2023
|
|
|