Apple lança catálogo de audiolivros narrados por inteligência artificial
PublishNews, Redação, 06/01/2023
Sem alarde, empresa liberou obras descritas como sendo 'narradas por voz digital com base em um narrador humano'; ação deve gerar ainda mais discussões no mercado

© Aleksandr Grechanyuk / Shutterstock
© Aleksandr Grechanyuk / Shutterstock
A discussão sobre os audiolivros e a narração por inteligência artificial continua. Isso porque a Apple lançou, sem muito alarde, um catálogo de livros narrados por inteligência artificial. A ação, segundo o The Guardian, “pode marcar o começo do fim dos narradores humanos”.

No aplicativo Books da empresa, a busca por “narração AI” revela o catálogo de obras incluídas e que são descritas como sendo “narradas por voz digital com base em um narrador humano”. Nos últimos meses, a Apple abordou editoras independentes como potenciais parceiras, incluindo algumas no mercado canadense, mas nem todas concordaram em participar.

Os autores foram informados de que a Apple – que na época não era apontada como a empresa por trás da tecnologia – arcaria com os custos de produção e os escritores receberiam royalties pelas vendas. Já os editores envolvidos no projeto foram obrigados a assinar acordos de não divulgação – comuns no campo da tecnologia – mas também refletindo a notória busca de sigilo da empresa.

A estratégia da Apple é vista como uma tentativa de se aproveitar do lucrativo e crescente mercado de audiolivros – mas ela também pode intensificar as alegações de comportamento anticompetitivo da empresa.

No ano passado, as vendas de audiolivros aumentaram 25%, arrecadando mais de US$ 1,5 bilhão e especialistas do setor acreditam que o mercado global pode valer mais de US$ 35 bilhões até 2030.

O desenvolvimento da inteligência artificial da Apple para narrar livros pode representar uma mudança significativa na forma como as principais empresas de tecnologia veem o futuro dos audiolivros.

Editores, autores e agentes literários ouvidos pelo The Guardian se dividem em achar que a estratégia – se bem-sucedida – pode ter significativas implicações para o mercado; e em acreditar que nada substitui a narração humana.

Google

Em dezembro, chegou ao Brasil a ferramenta similiar do Google Play Livros, o audiolivro com narração automática. Por meio de tecnologia baseada em inteligência artificial, o aplicativo gera a narração de um livro digital de modo automático. Com a novidade – já disponível em outros 21 países – a companhia também aposta no crescimento do mercado de audiolivros

[06/01/2023 10:00:00]