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PublishNews 17/08/2020
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 17/08/2020

Desde março, um comitê especial prepara a candidatura da cidade de São Paulo para o título de Capital Mundial do Livro em 2022, reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Se escolhida, a cidade de São Paulo fará companhia a cidades como Madri, Alexandria, Athenas, Buenos Aires, Sharjah e Kuala Lampur, além de assumir uma série de compromissos com o incentivo à leitura. Quem encabeça esta iniciativa é a secretaria de Relações Internacionais da capital paulista, liderada por Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, um velho conhecido do mercado editorial e ex-titular da gerência de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ele é o entrevistado desta semana do Podcast do PublishNews. Na conversa que teve com a nossa equipe, Luiz Alvaro contou que saiu da CBL para assumir o cargo de secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo com o projeto de candidatura à Capital Mundial do Livro debaixo do braço. Com o lema DiverCIty: many stories, one city!, a candidatura foi orientada pela diversidade – de pessoas, culturas, de gêneros, étnico-racial, sexual, social, política e de pensamento. Duas efemérides ancoram a candidatura: o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o bicentenário da Independência do Brasil. “Os dois fatos históricos aconteceram aqui na cidade de São Paulo”, observa Luiz Alvaro. “A gente usa isso como uma alavanca para a candidatura por entender que foram dois momentos de mudança muito forte cultural e de pensamento na cidade e tudo isso passou pelo livro, mudou a produção editorial”, completou. Clique no Leia Mais para ouvir o programa.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

Após a jornalista e editora Fernanda Diamant anunciar que não será mais a curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), O Globo noticiou na última sexta (14), que a poeta Elizabeth Bishop não será mais a homenageada da próxima edição. "Com a saída da curadora convidada, a homenagem a Elizabeth Bishop, parte do Programa Principal da Flip, é encerrada com o Ciclo da Autora Homenageada, realizado em parceria com o Sesc", disse em nota Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip. A nova curadoria, ainda não divulgada pela Flip, vai nomear um outro autor a ser homenageado. O valor da Bíblia faz a bancada evangélica lutar por isenção de impostos por livros. Em suas várias versões, a Bíblia continua sendo um dos livros mais vendidos do país ano após ano, sem contar outras obras religiosas. Segundo Lauro Jardim, contas preliminares das editoras mostram que, se a taxação proposta por Paulo Guedes vingar, o preço de capa dos livros subiria cerca de 15%. As candidaturas coletivas estão se multiplicando para a disputa das eleições municipais de novembro. Segundo O Globo, pelo menos sete coletivos estão formados em quatro estados e vários outros devem ser organizados nas próximas semanas. Para a Câmara de Vereadores do Rio, estão na disputa, por exemplo, a Bancada do Livro (Cidadania) e a Coletivas (Rede). A Bancada do Livro tem como prioridade fomentar educação e cultura. Faleceu no sábado (15), ais 87 anos, Mercedes Barcha, viúva do escritor Gabriel Garcia Márquez. Barcha e García Márquez se casaram em 1958 e ela é creditada por tornar possível Cem Anos de Solidão (1967), o melhor trabalho do escritor. Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

Saraiva convoca seus credores para assembleia geral no próximo dia 1º | © Humberto Sousa / DivulgaçãoNesta terça-feira (18), acontece a assembleia em que os credores da Livraria Cultura aprovarão ou não o aditivo ao seu plano de recuperação judicial. O PublishNews deu detalhes da reunião em edição de 23 de julho. A notícia agora é a Saraiva que também agendou uma assembleia geral de credores. Em abril, a varejista assumiu que não tem condições de cumprir o plano de recuperação judicial aprovado anteriormente e, por isso, foi à Justiça pedir prazo para apresentar um aditivo ao plano, que deverá ser submetido aos credores em assembleia marcada pra o próximo dia 1º, às 14 horas, via plataforma Zoom. Caso não se forme quórum (mais da metade dos créditos de cada classe computados pelo valor) necessário, já está agendada uma segunda convocação para o dia 9 de setembro, no mesmo horário. Na segunda chamada, não há quórum mínimo para a decisão. No novo plano de recuperação judicial, a Saraiva propõe dividir as suas lojas em dois grupos e vender um deles. A expectativa é apurar pelo menos R$ 277 milhões com esta operação. Ao pedir recuperação judicial, a Saraiva declarou à Justiça uma dívida de R$ 674,7 milhões. Credores interessados em participar da reunião devem enviar, até o dia 30 de agosto, um e-mail para rv3consultores@gmail.com informando o e-mail e telefone celular para os quais será enviado o convite.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

O que os conselheiros do PMLLLB/SP defendem é que, com a reoneração, o preço do livro deverá subir 20%, o que impactaria na formação de gerações de leitores, prejudicando especialmente os leitores mais jovens | © Bienal Rio / DivulgaçãoO Conselho do Plano Municipal do Livro, Literatura, Leitura e Bibliotecas (PMLLLB) de São Paulo se posicionou a respeito da tributação do livro proposta pelo ministro Paulo Guedes na reforma tributária apresentada ao Congresso. Se aprovada como está no projeto de lei, será criada a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), que substituiria o PIS/Cofins, dos quais o livro está isento desde 2004. A alíquota de 12% incidiria sobre a receita bruta apurada com cada uma destas operações e alcançaria as pessoas jurídicas de direito privado. O livro não está entre as exceções da nova contribuição. No documento, os conselheiros declaram apoio integral ao Manifesto das entidades do livro e ressaltam que, se aprovada, a reoneração afetaria o preço final do livro que poderá sofrer acréscimo de até 20%. “Eles chegarão mais caros ao leitor, prejudicando, sobretudo, a formação de jovens estudantes, além de impactar negativamente na construção de uma geração de leitores de todas as idades”, diz a nota. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra da nota.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

A HarperCollins anunciou na última sexta-feira (14) que adquiriu os direitos internacionais do novo livro de Rhonda Byrne, autora do fenômeno global O segredo e que antes era publicado por aqui pela Sextante. O livro será lançado simultaneamente no Brasil, no Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, Índia em 24 de novembro, e, subsequentemente, em todas as locações da HarperCollins mundialmente. As edições em e-book e audiolivro também serão publicadas simultaneamente. The greatest secret, o novo trabalho de Byrne, revela o próximo passo de uma jornada que levará o leitor para além do mundo material em direção ao universo espiritual, onde as possibilidades existem. O livro reflete a jornada pessoal de Rhonda, compartilhando a melhor saída para aqueles que vivenciam dificuldades, vislumbrando um futuro sem ansiedade ou medo.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, dedicada à inclusão de pessoas com deficiência visual e que produz e distribui livros em braille, falados e digitais de forma gratuita, abriu uma vaga para editor de braille Jr. É necessário ter graduação completa em Matemática, Química e Produção Editorial, experiência com trabalhos relacionados a editoração de materiais didáticos e conhecimento do Pacote Office e InDesign. O contratado será responsável por realizar a edição e revisão de textos em formatos acessíveis (braille, fonte ampliada e digital), pela conferência de acordo com o PDF ou original impresso, pela linearização/diagramação de texto e por fazer descrição de imagens, adaptação e correção de textos. A empresa pede ainda que os candidatos tenham domínio da língua portuguesa e boa comunicação oral e escrita. Os interessados devem enviar currículos para o e-mail recursoshumanosdorina@gmail.com até 20 de agosto.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

Para buscar explicações a questionamentos sobre como é ser líder dos negócios digitais brasileiros e como as organizações devem ser conduzidas em meio a tantas indeterminações existenciais e operacionais, Gabriel Lima, CEO da Enext - empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais - entrevistou 21 líderes do mercado digital brasileiro. Dialogando com os desafios enfrentados pela pandemia do covid-19, eles abordam a transformação digital nas organizações, a gestão do trabalho remoto e a implantação do comércio eletrônico no livro Líderes digitais (Alta Books, 352 pp, R$ 59,90). Temas como a condução da transformação digital nas organizações, os paradigmas do home office e como gerir uma equipe remota são abordados na obra. Por meio de dez perguntas formuladas com base em hipóteses vivenciadas no mercado, nomes como Marcio Kumruian (CEO e fundador da Netshoes), Paula Paschoal (diretora geral do PayPal Brasil), Tiê Lima (fundador do Enjoei) e Flávio Jansen (cofundador do Submarino) contam como fazem a gestão de seus negócios e como desenvolvem a performance em suas organizações.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

Bitcoin, blockchain e muito dinheiro (Valentina, 160 pp, R$ 29,90), do pesquisador Christian Aranha, tem como proposta conceituar o dinheiro (a partir dos povos primitivos), sua evolução, desde a criação da moeda até os dias atuais, com operações financeiras realizadas em meio digital pela web, em celulares, computadores e tablets. A obra aborda os fundamentos do sistema de trocas internacionais (histórico sobre o dinheiro no mundo), as origens do Bitcoin e blockchain, as técnicas e operações em blockchain e ainda apresenta projeções e tendências baseadas em um futuro com o blockchain consolidado nas sociedades. Com linguagem acessível e didática, Bitcoin, blockchain e muito dinheiro atende aos interessados em conhecer esta temática e também cumpre o papel de referência técnica para cursos e disciplinas.

“Onerar o livro, transformá-lo em artigo de luxo, é impedir que uma parte significativa da sociedade tenha acesso a ele.”
Jaime Pinsky
Editor brasileiro
1.
Sol da meia-noite
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Decida vencer
4.
Do mil ao milhão
5.
O milagre da manhã
6.
Pai rico, pai pobre - Edição de 20 anos
7.
Box Harry Potter
8.
A sutil arte de ligar o foda-se
9.
Seja foda!
10.
Os segredos da mente milionária
 
PublishNews, Redação, 17/08/2020

Persuasão (Buzz, 152 pp, R$ 39,90), livro da comunicadora e professora de retórica Maytê Carvalho, é voltado para quem quer ter mais protagonismo, voz ativa e quer aumentar a capacidade de influenciar decisões. Segundo a autora, “não importa qual seja o seu trabalho, muito do seu sucesso dependerá da sua capacidade de influenciar e persuadir os outros”. Em outras palavras, conseguir que as pessoas digam “sim” aos seus pedidos. Com vocabulário simples e informal, Maytê – vencedora do programa O aprendiz universitário – dá dicas ao leitor de maneira prática para os desafios relacionados à comunicação e expressão em entrevistas de emprego, apresentações e debates. A obra conta com prefácio da advogada e apresentadora Gabriela Prioli.

PublishNews, Redação, 17/08/2020

Com a grande variedade de dispositivos, pontos de contato (touch points) e canais usados atualmente, a capacidade dos profissionais de marketing e design de controlar como as pessoas navegam em suas experiências bem elaboradas está diminuindo. No entanto, ainda é importante entender onde as pessoas estão em suas jornadas, para fornecer o conteúdo e as interações corretas no momento e no dispositivo certos. Storytelling no design de produto (Novatec, 384 pp, R$ 115 – Trad.: Cláudio José Adas) é um guia prático que mostra como storytelling pode fazer diferença no design de produto. A autora sueca Anna Dahlström detalha as várias maneiras pelas quais o leitor pode usar storytelling em seus projetos e em sua organização. Ao aplicar princípios testados e comprovados do cinema e da ficção ao contexto do design e dos negócios, o leitor aprenderá a criar melhores experiências de produto.

 
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